segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cascais já recolheu 9 mil litros de óleos alimentares

O concelho de Cascais já recolheu mais de nove mil litros de óleos alimentares, o suficiente para produzir 8.100 litros de biodiesel. Devido ao sucesso da iniciativa, serão instalados mais 20 oleões, no período de seis meses, para duplicar a capacidade de recolha e de reciclagem dos óleos alimentares usados.
Este projeto, implementado pela autarquia juntamente com a Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (EMAC) em setembro de 2010, já recolheu o equivalente a 1.800 garrafões de cinco litros de óleo, em apenas 9 meses, através do depósito de resíduos por parte dos munícipes de Cascais nos 30 oleões existentes.
“A grande adesão dos munícipes a este e outros projetos reflete o sucesso das ações de sensibilização sobre reciclagem realizadas junto da população. Mas são também um sinal claríssimo da maior sensibilidade dos cascalenses relativamente às questões da sustentabilidade ambiental”, afirma Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais em comunicado.

Biodisel, energia e outros produtos
Através deste projeto, a autarquia de Cascais contribui para a reciclagem de óleos alimentares usados e a sua valorização energética, servindo para a produção de biodiesel ou energia térmica e elétrica.
Estes resíduos também podem ser incorporados como matéria-prima complementar para a produção de sabão, podendo também servir para produzir velas, detergente, graxas ou massa consistente lubrificante, conclui o comunicado.

in Boas Notícias

Sem comentários: