domingo, 1 de julho de 2007

O Van Dog elegeu o meu blogue com uma das 7 Maravilhas da Blogoesfera e fiquei muito grata por tamanho elogio. É daquelas situações que nós só conseguimos sorrir e ficar corados...
E agora tenho de nomear as minhas 7 Maravilhas da Blogoesfera, o que é muito difícil pois são tantas as maravilhas que não consigo decidir unicamente por sete. Mas vou fazer um pequeno resumo, mais ou menos, por temas (assim como tenho guardado nos meus favoritos) e sem nenhuma obrigação, dos nomeados, continuarem esta "cadeia".
Políticos: este é imprescendível, outro e este.
Poesia: este, outro e este.
Culinária: este, outro e este.
Mulheres: este, outro e este.
Homens: este, outro e este.
Corte e Costura: este, outro e este.
Artes: este, outro e este.
Ilustração: este, outro e este.
Activismo: este, outro e este.
Árvores: este, outro e este.
Animais: este, outro e este.
Fotografia: este, outro e este.
Solidariedade: este, outro e este.
Diversos: este, outro e este.
E só referi os portugueses.... é uma pequena compilação dos que visito porque me agradam e temos algo em comum, outros por amizade ou algum tipo de relação, outros porque são inspiradores, outros porque... e não parava mais.
Aos nomeados e aos não mencionados, o meu muito obrigado. Actualmente, e de alguma forma, fazem parte da minha vida.

Bolo de Alperce da Maria

Ingredientes
5 ovos (à temperatura ambiente)
3 chávenas (chá) de farinha para bolos (já com fermento)
3 chávenas (chá) de açúcar amarelo
400 a 500g de alperces frescos maduros
Preparação
Pré-aquecer o forno (ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa).
Pelar, cortar em pedaços e reduzir a puré (com a varinha mágica) os alperces e reservar.
Bater os ovos até crescer (10 minutos), acrescentar o açúcar e bater mais 10 minutos.
Com uma colher de pau, mexendo cuidadosamente, deverá acrescentar a farinha (que deve ser peneirada com um passador para não formar "grunhos") alternando com o puré dos alperces, para que fique tudo bem misturado.
Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma de chaminé, e levar ao forno (180-190ºC) durante uma hora (mas faça o teste do palito para ver se o bolo está cozido).
Este bolo foi criado por mim dada a necessidade de utilizar os imensos alperces que este ano invadiram a minha árvore. É simples, fácil de fazer e grande.
Espero que gostem!

2 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Obrigado pela referência. Bom fim-de-semana

Maria Lua disse...

Pedro,

obrigado eu, por todas as informações e fotografias que partilhas no teu blogue.
Bom final de semana para ti também.
:)