sexta-feira, 16 de abril de 2010

18 de Abril 2010 - Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Vários locais em Portugal
Entrada livre (alguns precisam de inscrição prévia)

Consulte Programa aqui

"Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, o ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios – elegeu para 2010 o tema “Património Rural/Paisagens Culturais”.
O IGESPAR em parceria com outras entidades culturais e científicas, nomeadamente alguns museus e palácios do Instituto do Museus e da Conservação, vão desenvolver iniciativas relacionadas com o Património associado à actividade agrícola.
A actividade agrícola testemunha há milénios a evolução das sociedades humanas, seus ambientes naturais, culturas e paisagens, e tem conduzido à transformação gradual de espaços naturais e áreas selvagens através da aplicação de conhecimentos tradicionais e científicos.
Desta actividade resulta um conjunto de testemunhos que constituem um importante e valioso património que importa conhecer e salvaguardar e cuja sustentabilidade urge garantir. Deste universo patrimonial constam elementos tão diversos quanto paisagens cultivadas ou transformadas, acervos museográficos de alfaias agrícolas, produção científica e tecnológica, arquitectura vernacular, saberes e sabores, usos e costumes."

In IMC

Sem comentários: