domingo, 11 de abril de 2010

As imagens da semana

Amigos,

É com grande satisfação que informamos sobre os bons resultados verificados no concelho de Loures, no âmbito do Projecto Limpar Portugal, graças à participação e ao espírito de entrega de todos vós:

- A intervenção dos cerca de 600 voluntários (apesar da chuva que caiu ao início da manhã do dia 20 de Março, não desmobilizaram!) decorreu em mais de 53 locais, (estando definidos à partida 53 locais para intervenção, alguns grupos limparam ainda outras “lixeiras” que foram encontrando nas proximidades) com os meios que lhes foram disponibilizados pelas entidades que colaboraram, de que se destacam as autarquias, o exército (Ralis) e empresas receptoras de resíduos.

- Durante os meses de Fevereiro e Março, alguns voluntários referenciaram mais de 100 “lixeiras” no Concelho, tendo apresentado à Câmara Municipal um dossiê relativo às mesmas (localização, registos fotográficos, caracterização sumária dos resíduos indevidamente depositados nos locais), contribuindo, com esses dados, para que a autarquia possa planificar futura intervenção nesses locais.

- Estamos certos que todos os cidadãos que colaboraram activamente, ou que acompanharam com interesse e curiosidade todo o processo, quer através dos órgãos de comunicação social, quer através da página do LIMPAR PORTUGAL, ficaram ainda mais sensibilizados e atentos para este problema nacional, podendo se assim quiserem, continuar a sua acção de vigilância e denúncia, individualmente, ou em grupo.

- Anexamos a síntese da avaliação feita com o contributo dos que se disponibilizaram para preencher a ficha de avaliação. Foi muito positiva a forma como todos se entregaram com o maior empenho à tarefa que lhes foi solicitada, ultrapassando constrangimentos e dificuldades que surgiram. Deitámos mãos à obra e, colectivamente, realizámos uma grande operação de limpeza – uma das maiores a nível nacional!

É justo, neste momento de balanço, dar a conhecer as entidades que, no concelho de Loures, aderiram a este Movimento.
Com os contributos que continuam a chegar, está em preenchimento o “álbum” de fotografias do PLP Loures, que poderão consultar.
Não pretendemos que este seja um momento de despedida, pois sabemos que algo de comum nos continua a unir e que, enquanto cidadãos atentos e participativos, estamos prontos para desafios futuros. Estamos certos que em qualquer momento nos voltaremos a encontrar por aí!
É de salientar que todos nós podemos continuar a nossa acção, individual ou colectivamente, mantendo a vigilância, sensibilizando os nossos vizinhos e amigos, e denunciando crimes ambientais quer para a Câmara Municipal de Loures (geral@cm-loures.pt), quer para o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR – SEPNA (sepna@gnr.pt ou linha SOS Ambiente e Território – 808200520).
Para os que pretendam desenvolver alguma actividade mais enquadrada ou organizada, é sempre possível a participação na vida associativa local, em secções já existentes, ou que poderão ajudar a criar e dinamizar.
No concelho de Loures existe uma associação local de defesa do ambiente e do património, a ADAL (adaloures@gmail.com), que decerto muito terá a ganhar com a adesão e/ou participação de tão boa gente!

Muito obrigada a todos!

A todos, um grande abraço do Grupo Coordenador Local – Loures do Limpar Portugal,
António Almeida
Ana Paula Lopes
Ana Pereira
Dina Cardoso
Maria Sousa
Nuno Antão
Pedro Caetano
Rui Patinha

Sem comentários: