quinta-feira, 12 de abril de 2012

Árvore de Interesse Público: Carvalho-português ou cerquinho (Quercus faginea Lambert) centenário no Casal do Tufo, Fontelas

A Autoridade Florestal Nacional classificou o Carvalho-português ou cerquinho (Quercus faginea Lambert) centenário no Casal do Tufo, Fontelas (Lousa – Loures) como Árvore de Interesse Público

Base de Dados das Árvores Classificadas: http://www.afn.min-agricultura.pt/portal/gestao-florestal/aip/ArvoresPesquisa

Graças ao interesse e empenho do Presidente da Junta de Freguesia de Lousa, Nelson Batista, o concelho de Loures apresenta mais uma Árvore Monumental Classificada, a primeira situada na freguesia de Lousa, na localidade de Fontelas (bem perto da minha aldeia).
Uma alegria e orgulho, porque estamos a salvaguardar o que é Nosso e a divulgar a importância do património não só material, mas também natural da região. Região essa, tão fustigada por consecutivos derrubamentos/destruição da natureza para criar/construir em betão.
Obrigado à Junta de Freguesia de Lousa e a todos os elementos directamente envolvidos nesse acto tão nobre.
Que a partir desta classificação, se exemplifique à população o valor grandioso das árvores, o seu devido cuidado e protecção, assim como a importância do bosque de Carvalho-português ou cerquinho, tão diminuto actualmente em Portugal, e que na zona de Ponte de Lousa/Fontelas/Lousa ainda tem alguma (pouca) expressão.

Ficha da Árvore de Interesse Público
Nº Processo: KNJ1/614
Nome Científico: Quercus faginea Lambert
Nome vulgar: carvalho-português ou cerquinho
Interesse histórico ou paisagístico: Árvore centenária, de porte notável que dava sombra e frescura a um antigo tanque de lavagem de roupa e a um bebedouro de gado. O local constitui memória da vida tradicional saloia, muito utilizado pelos moradores de Fontelas. Está previsto o arranjo do espaço.
Morada: Casal do Tufo – Fontelas
Freguesia de Lousa – Concelho de Loures
Perímetro da Base: 3.75
Diâmetro da Copa Norte/Sul (m): 20.0
Altura (m): 12.5
Perímetro a 1,30m: 3.73
Diâmetro da Copa Este/Oeste (m): 25.0
Última medição: 2011
Descrição: Árvore Isolada
Fotografia

O que são Árvores de Interesse Público?
São árvores que pelo seu porte, desenho, idade e raridade se distinguem dos outros exemplares. Também os motivos históricos ou culturais são factores a ter em conta.
Classificar é proteger!

Que condicionalismos e vantagens advêm da classificação?
A classificação de "Interesse Público" atribui ao arvoredo um estatuto similar ao do património construído classificado.
Desta forma, as árvores e os maciços arbóreos classificados de interesse público constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico, em grande medida desconhecido da população portuguesa.
Nenhuma Árvore de Interesse Público poderá ser cortada ou desramada sem autorização prévia da Autoridade Florestal Nacional, sendo todos os trabalhos efectuados sob sua orientação técnica.
Pelo Decreto-Lei n.º 28468, de 15 de Fevereiro de 1938, a Autoridade Florestal Nacional classifica árvores que merecem a designação de "Interesse Público" com publicação no portal desta entidade.
Se conhece alguma árvore, ou algum conjunto de árvores, que julgue ser de especial interesse preservar, dirija-se-nos, indicando a localização e, se possível, enviando uma fotografia.
Poderá estar assim a contribuir para evitar a destruição de algo insubstituível.
Esteja atento! Agradecemos a sua colaboração.
Autoridade Florestal Nacional
Av.João Crisóstomo, 28
1069-040 Lisboa
Tel.: 213 124 800
E-mail: info@afn.min-agricultura.pt

in AFN

Sem comentários: