segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Abóbora

A abóbora é um fruto, embora seja considerado um legume. É geralmente de cor laranja, muito grande e de casca muito resistente e pode ser facilmente encontrada à venda ao longo do ano.
A abóbora é um excelente alimento, muito pouco calórico com cerca de 9 kcal por cada 100g, tem quase 97% de água e um teor de açúcar que não chega aos 2 g por 100g. É uma das melhores fontes de caroteno e contém ainda ferro, fósforo, magnésio, potássio, cálcio e vitaminas E e do complexo B. Contém também triptofano e niacina. Não só é bastante nutritiva como bastante versátil em termos culinários. Pode ser usada na sopa, em estufados, assada, em compota ou mesmo em sumo.
A sua elevada resistência permite que seja guardada por bastante tempo, mesmo depois de cortada, desde que num local seco e fresco. Não é necessário guardar a abóbora no frigorífico, basta retirar as sementes e guardar o resto. As sementes são também comestíveis, excelentes como aperitivo ou mesmo para juntar a cereais. Basta lavá-las e deixar secar. Quando secas, colocam-se num tabuleiro untado e vão para o forno a 120°C durante 1 hora. Pode ou não juntar sal. Devem-se depois guardar num jarro, fechado, também num local fresco e seco.

Mariana Costenla (Nutricionista)
in Newsletter Simplefruit - 21 Fev. 2012

Sem comentários: