Um estudo confirmou que a exposição ao escape dos motores diesel aumenta o risco de cancro do pulmão e concluiu que algumas cidades portuguesas "altamente poluídas" apresentam níveis de exposição muito elevados.
Debra Silverman, autora do estudo publicado na sexta-feira no Journal of the National Cancer Institute, refere que algumas cidades altamente poluídas em Portugal, China e México no passado reportaram níveis de exposição aos motores diesel que, durante longos períodos, podem ser comparáveis aos registados por mineiros sujeitos a níveis mais baixos.
O escape de motores diesel tem sido classificado como uma provável causa de cancro.
O estudo realizado ao longo de 20 anos, feito pelo Instituto Norte-Americano do Cancro, observou mais de 12.000 trabalhadores em alguns tipos de minas (potássio, cal e outras não metais) e concluiu que os trabalhadores estavam expostos a níveis mais elevados do que a generalidade da população.
Os mineiros mais expostos a este tipo de substâncias apresentavam uma probabilidade três vezes maior de ter cancro do pulmão, comparando com os trabalhadores expostos a níveis menores.
Mesmo os trabalhadores com níveis de exposição inferiores tinham um risco 50 por cento mais elevado de contrair a doença, afirmou a epidemiologista.
"As nossas conclusões são importantes não só para os mineiros, mas também para os 1,4 milhões de trabalhadores norte-americanos e para os três milhões de trabalhadores europeus expostos ao escape dos motores diesel e para as populações urbanas de todo o mundo", afirmou Debra Silverman.
Algumas empresas mineiras recorreram à justiça para adiar a publicação das conclusões desta investigação.
Um grupo industrial não envolvido no litígio disse na sexta-feira que o estudo observou minas que usavam equipamento com décadas e que hoje em dia há muito menos poluição pelos motores diesel.
"Os motores diesel e os fabricantes, as refinarias e os produtores de tecnologia de controlo das emissões investiram milhões de dólares em investigação para desenvolver e implementar tecnologias e estratégias que reduzem as emissões dos motores para níveis próximos de zero, garantindo os padrões de ar limpo nos Estados Unidos e em todo o mundo", afirmou Allen Schaeffer, da Diesel Technology Forum, uma organização sem fins lucrativos.
in Ciência Hoje
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