sábado, 8 de novembro de 2008

As surpresas da semana

1 - Bella's Journey: lindo!

2 - Cinema como terapia: filmes ajudam a tratar problemas psicológicos.

3 - A Maçã Bravo de Esmolfe é uma delícia!

4 - "Desenhada pelo arquitecto sueco Jonas Wagell, a Mini House é certamente uma das casas pré-fabricadas mais apelativas e acessíveis dos últimos tempos."

5 - Um blogue de culinária espantoso!

6 - Para saber mais sobre as Feijocas.

7 - Alguns dos novos locais integrados no Património Mundial da UNESCO.

8 - Limpe o seu computador, mas tenha cuidado para não estragar nada...

9 - No Palácio da Foz - Sala dos Espelhos - há música, com entrada gratuita, todos os meses.

10 - O País do Faz de Conta.

11 - Maior rua de Copenhaga vai ser fechada ao trânsito!

12 - Gosto tanto da Hoya da Cris, é tão bonita!

13 - São homens e mulheres de coragem e esperança: O FASrondas (Famílias, Aldeias e Sem-abrigo) é um grupo de jovens voluntários do Porto, que desenvolve trabalhos de acção social junto dos mais carenciados do Grande Porto. O grupo foi fundado já antes de 2003 por um pequeno núcleo de voluntários, tendo vindo a crescer desde então, contando actualmente com cerca de 60 voluntários. É um grupo católico, aberto a todas as pessoas, independentemente das suas crenças, e está ligado ao Centro de Reflexão e Encontro Universitário - Inácio de Loyola (CREU-IL) dos Jesuítas portugueses.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Festival Temps d’Images 2008
8 Novembro a 17 Dezembro 2008
Palácio de Santos - Embaixada da França
Rua Santos-o-Velho, 5 - Lisboa
Visitas guiadas das 18h00 às 19h00 (8, 11, 13, 15, 18, 21, 26 Nov.; 5, 12, 15 Dez.)
Inscrições: tel.21 311 14 75
Projecção exterior a partir das 20h00 - 8 a 22 Novembro
www.tempsdimages-portugal.com/embaixada.html

LUMIÉRE TOUJOURS
Obras de JOÃO PAULO FELICIANO, PEDRO CABRITA REIS, NUNO DA SILVA, PERRINE LACROIX, NUNO MAYA e CAROLE PURNELLE

"No âmbito da 6ª edição do Festival Temps d’Images e da Presidência Francesa da União Europeia, a Embaixada de França em Portugal abre o Palácio de Santos à Arte contemporânea.
De 8 de Novembro até 17 de Dezembro, a Embaixada acolherá, no seu interior, peças de artistas portugueses e franceses e uma grande instalação de luz no muro circundante do Palácio, visível desde a Calçada de Santos até à Avenida 24 de Julho.
O público poderá descobrir não só a riqueza patrimonial do Palácio de Santos (os salões, a capela, a sala das porcelanas), mas também obras de arte contemporânea existentes (obras de Martinha Maia, Jacques Villeglé, Hubert Le Gall) e as que serão exibidas excepcionalmente para esta ocasião: Among the trees, uma obra de Pedro Cabrita Reis, concebida especificamente para este evento (colecção Berardo); Árvore sem Sombra de João Paulo Feliciano (colecção Berardo), apresentada ao público uma única vez, no ano passado na Assembleia da República.
Uma instalação de Nuno da Silva (Galeria Caroline Pagès) e uma instalação da artista de Lyon, Perrine Lacroix, Lumières d’aveugles (galeria Caroline Pagès).
No muro circundante do Palácio, projecções de imagens de luz concebidas e realizadas pelos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, mostrarão, em tamanho natural, cidadãos franceses em Lisboa, iluminados pelas cores da bandeira francesa e da Europa.
Organização: IFP
Apoio: EDF Energies Nouvelles

In site Institut Franco-Portugais
Para adopção - Cléo (30 Outubro 2008)

Adoptada

Gatinha com cerca de 7 meses. Muito meiga, adora andar atrás de nós e pedir mimos.
Adora colo. Já está esterilizada.
Contactos para adopção: sosanimal@sosanimal.com

Lígia Santos
SOSANIMAL
www.sosanimal.com
clique na imagem para ampliar

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Amigos,

A Associação Animais de Rua criou uma agenda de bolso que está a vender para angariar fundos para esterilizar alguns dos muitos animais que tem neste momento a aguardar esterilização (ver fotografias e descrição de todos aqui: http://www.animaisderua.org/esterilizar).
A agenda é prática e bonita, e contém informações sobre a importância da esterilização dos animais de companhia.
É também um bom presente de Natal para oferecer a amigos e familiares :)
O preço da agenda é de 6€, incluindo portes de envio. Para encomendar por favor visite a Loja Virtual - http://www.animaisderua.org/loja do site, onde encontrará também outras peças cujo produto da venda reverterá na íntegra para a esterilização de animais em risco.
Agradeço toda a ajuda que possam dar na divulgação desta iniciativa!
Ana Mota
Directora Executiva
ana.mota@animaisderua.org
www.animaisderua.org

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Montes de Encanto lda. tem o prazer de anunciar a seguinte actividade:

- Apanha da Castanha em Trás-os-Montes

No mês de Novembro, juntamo-nos às gentes de Trás-os-Montes na apanha da castanha,
em magníficos soutos da Serra da Padrela.
Venha daí!
Clara Espírito Santo e Sandro Freitas

Montes de Encanto lda.
Apartado 17
5451-908 Pedras Salgadas
tel: 259433146; 918120257; 916165984
www.montes-de-encanto.pt

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Bebidas alcoólicas: Dose-resposta

"Sabia que o álcool tem 7 calorias por grama, mais do que 1 grama de proteína ou hidratos de carbono? E que o que pouco faz bem, a mais pode fazer muito mal à saúde.
Ritual: Modere a ingestão diária de álcool, estabelecendo um limite máximo de duas porções diárias (preferencialmente de vinho tinto) se for homem e de uma porção diária se for mulher.

A ingestão de bebidas alcoólicas, especialmente de vinho, é um dos hábitos culturais que caracteriza as sociedades ocidentais desde há longa data, sendo Portugal um dos países onde o seu consumo é mais elevado. Os benefícios e malefícios associados ao consumo deste tipo de bebidas, continua a ser uma incógnita para muitas pessoas, que vale a pena esclarecer.
Sabe-se que o consumo elevado de bebidas alcoólicas resulta frequentemente em graves consequências para a saúde, tais como a desnutrição, problemas familiares e sociais, estados depressivos e outras perturbações psicológicas. Do ponto de vista físico, as capacidades sensoriais, perceptivas, cognitivas e motoras ficam afectadas, prejudicando a capacidade de reacção e o controlo de movimento.
Por outro lado, a descoberta ocasional de que uma população francesa com consumo regular e moderado de vinho apresentava uma mortalidade cardiovascular significativamente inferior a outras populações que não partilhavam esses hábitos, foi um dos primeiros passos para o estudo dos benefícios da ingestão moderada de vinho na saúde. De facto, o consumo moderado de bebidas alcoólicas parece estar relacionado com a prevenção de doenças cardiovasculares, especialmente em adultos mais velhos. Importa também referir que os jovens não apresentam benefícios com a ingestão de bebidas alcoólicas. O mesmo se passa com as mulheres jovens, havendo mesmo alguma evidência de que o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo moderado, está associado a uma maior prevalência de cancro de mama.
A CONSIDERAR:
- Evite pressões sociais para beber, ingerindo apenas a quantidade que lhe permita realizar todos os movimentos e tarefas com controlo, autonomia e responsabilidade, e que considera adequada quer às suas características pessoais (como o peso, idade e género) quer ao estado de fadiga e condição emocional.
- Verifique se a quantidade de bebida que lhe é servida corresponde às medidas padrão - com 14-15 gramas de etanol (álcool puro) - das quais são exemplo um copo de vinho, uma lata (330 ml) de cerveja, ou 35 ml de uma bebida com elevado teor de álcool, como o uísque, gim ou vodka.
- Se pretender beber uma bebida alcoólica, escolha preferencialmente um vinho tinto a seu gosto, aliando um agradável sabor (muitas serão as escolhas!) às propriedades antioxidantes dos polifenóis e flavenóides que o constituem.
- Reduza ou elimine o consumo de bebidas alcoólicas se estiver em regime de emagrecimento. Mulheres grávidas, pessoas medicadas e pessoas com osteoporose deverão igualmente seguir este conselho. Perante casos particulares, é aconselhável uma consulta com o médico de família.
- Procure beber a sua dose de vinho (ou outra bebida alcoólica) durante as principais refeições ou aquando da ingestão de alimentos, e não isoladamente."

In site Rituais de Vida Saudável

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Letras

"O mundo está cheio de heróis de seminário.
- Heróis de seminário?
É o sujeito a que ninguém presta atenção em casa, que lê no jornal que há um seminário e que vai discursar os 10 minutos que não tem de atenção em casa. Então faz esses diagnósticos intermináveis...
As coisas precisam de ser simplificadas. Até para poderem ser sentidas e vividas."

Jaime Lerner
in DNa - 17/05/2003

domingo, 2 de novembro de 2008

As imagens da semana

Gosto muito de árvores, desde sempre, mas o meu conhecimento e respeito aumentou à medida que fui crescendo (e com a ajuda da Sombra Verde do Pedro, por exemplo!). Percebi que elas são como nós: crescem, respiram, amam, choram, sorriem, vergam-se pelo sofrimento e morrem. São de uma nobreza impressionante: entregam-se completamente numa serenidade espantosa.
Lembro quando tinha 10/11 anos de plantar um Abrunheiro com o meu pai (anos mais tarde morreu com uma doença que o secou completamente) e não mais esquecer.
No meu jardim de árvores, a minha última aquisição foi uma Alfarrobeira (por dois euros) que está a embelezar o pátio até estar suficientemente forte para ser plantada na terra/campo (e só no tempo frio - Inverno) e merece ser o destaque desta semana.
Desejo que ela possa crescer até ter 10 metros de altura e viver 500 anos de imensa felicidade num mundo mais bonito, onde se ame verdadeiramente as árvores e todos os seres vivos.




"Se quiseres ser feliz por um ano, planta um jardim.
Se quiseres ser feliz o resto da tua vida, planta uma árvore."
Provérbio Chinês