sábado, 12 de fevereiro de 2011

As surpresas da semana

1 - "O Egipto é livre". Revolução pacífica garante demissão de Hosni Mubarak.

2 - Reportagem sobre a Poesia Incompleta.

3 - Passatempo: o Canal Hollywood oferece uma viagem para duas pessoas a Chicago (cinco dias com jantar e dinheiro para gastar!).

4 - Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono lembram melhor das informações observadas durante o dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela University of Lubeck, na Alemanha. A investigação sugere que o cérebro consegue filtrar tudo aquilo que foi absorvido durante o dia, retendo apenas aquilo que é mais importante enquanto dormirmos.

5 - O cancro do pulmão é a doença oncológica responsável pelo maior número de mortos por cancro na sociedade. No entanto, não se tem dado a devida atenção a um problema com uma carga social semelhante, por exemplo, à das doenças cardiovasculares. A PULMONALE, Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, nasceu para colmatar esse desfasamento e, sobretudo, porque havia pouco apoio para os doentes de cancro do pulmão e para os seus familiares.

6 - Passatempo: a Saber Viver e Il Caffè di Roma oferecem 25 sacos especiais com mensagens românticas (participa até 17 Fevereiro 2011).

7 - Harmonizações com queijos e vinhos.

8 - Gostaria se o óleo usado na sua cozinha se transformasse em velas vegetais? Cinco portugueses gostam desta ideia e desenvolveram uma pequena máquina doméstica chamada OON. Uma solução ecológica para um resíduo doméstico altamente poluente, raramente entregue para reciclagem. Desta forma, para além de estar a ajudar o ambiente poderá produzir velas de diferentes cores, aromas e formas!

9 - Passatempo: cria um vídeo divertido e criativo sobre "Romance na Vila Galé" e podes ganhar duas noites com pequeno-almoço para duas pessoas e um jantar num Hotel Vila Galé (participa até 17 Fevereiro 2011).

10 - Uma receita a experimentar: Bolo de Aveia com Passas.

11 - Tendo em conta as muitas dificuldades que as pessoas com deficiência visual ainda enfrentam no acesso aos transportes públicos, a Rodoviária de Lisboa (RL) desenvolveu um sistema de informação sonora, instalado a bordo dos autocarros e junto a algumas paragens, aliado ao aproveitamento da energia solar, que melhora as acessibilidades. Foi o contacto com a comunidade invisual, por meio da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), que motivou a introdução do sistema sonoro no interior e no exterior dos autocarros, com informações acerca do destino, percurso e tempo de espera.

12 - O grande prémio da 54ª edição do World Press Photo (WPP) 2010 foi atribuído hoje ao retrato de uma mulher afegã mutilada no nariz, tirado pelo repórter fotográfico sul-africano Jodi Beiber.

13 - Passatempo: o Saúde de Faca e Garfo (Nestlé) oferece três iPod shuffle de 1GB (participa até 16 Fevereiro 2011).

14 - Duas décadas de aposta em auto-estradas e de fechos sucessivos de linhas de comboio fizeram com que Portugal perdesse, durante este período, 99 milhões de passageiros de caminhos-de-ferro. Dos 231 milhões de viagens de comboio realizadas em 1988, passou-se para 131 milhões em 2009, uma redução de 43 por cento. Este número ilustra, de forma clara, o que tem sido a evolução do uso da ferrovia em Portugal, em contraponto claro com aquilo que se passa na maior parte dos outros países europeus.

15 - Faça o seu registo no site My Baby da La Roche-Posay e receba um porta documentos My Baby (gratuito).

16 - Mozambit é um projecto de recolha de computadores usados que são posteriormente seleccionados, recuperados e formatados para instalação em escolas e bibliotecas em Moçambique. Esta é uma campanha organizada por um grupo de jovens voluntários. Contactos: Joana Sampaio - jtsampaio@mozambit.org; Telf.: 919868103/ 919868103; http://www.facebook.com/pages/MozamBit/151222784925445

17 - Passsatempo: a VANS oferece 3 gift packs com a nova colecção (participa até fim Fevereiro 2011).

18 - Em Portugal, o abandono de animais de estimação é um caso muito grave, talvez um anúncio como este fosse esclarecedor...

19 - Cancro da mama. Cientistas acham caminho para travar metastização.

20 - Passatempo: conte-nos o seu plano para o jantar romântico perfeito! E junte a receita mágica que inclua vaqueiro. As 5 participações mais originais ganham 1 curso de cozinha na academia de Sabores Vaqueiro em Lisboa! Participações válidas até 25 Fevereiro 2011.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Convite
Recital de Aleksandar S. Vujiæ e Svetozar Vujiæ
13 Fevereiro 2011, 19h
Centro Cultural de Cascais
Av. Rei Humberto II de Itália - Cascais
Mais informações: 214815330
Entrada livre, sujeita à lotação do auditório

clique na imagem para ampliar

150 minutos de actividade física por semana reduzem incidência da doença

Fazer 150 minutos de actividade física moderada por semana pode reduzir o risco de cancro da mama e do cólon, segundo as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgadas a propósito do Dia Mundial do Cancro. "A actividade física desempenha um papel importante na redução da incidência de determinados cancros", afirma Ala Alwan, director-geral adjunto da OMS para as Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental. Segundo o responsável, "a inactividade física é o quarto factor de risco principal para todas as mortes globais, sendo que 31 por cento da população de todo o mundo não pratica actividade física".
Em 2008, perto de 460 mil mulheres morreram vítimas de cancro da mama, enquanto cerca de 610 mil homens e mulheres morreram de câncer do colo-retal.
As novas recomendações alertam que, pelo menos, 150 minutos de actividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana, para as pessoas com 18 anos ou mais, podem diminuir o risco de doenças não transmissíveis, incluindo cancro da mama e do cólon, diabetes e doenças cardíacas.
Nas idades entre os 5 e os 17 anos, é recomendado, pelo menos, 60 minutos de actividade física moderada a vigorosa, pode proteger a saúde e reduzir o risco dessas doenças.
A inactividade física, crescente em muitos países, está associada a 3,2 milhões de mortes por ano, incluindo 2,6 milhões em países mais pobres, a mais de 670 mil mortes prematuras (pessoas com idade inferior a 60 anos) e a cerca de 30 por cento de diabetes e doença cardíaca isquémica.
O Dia Mundial do Cancro foi estabelecido em 2005 pela União Internacional de Controlo do Cancro (UICC).
As quatro doenças mais mortais - cancro, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crónicas e diabetes - são responsáveis por mais de 60 por cento de todas as mortes globais, o equivalente a mais de 35 milhões por ano.

in Solidariedade

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

VIII Mostra de Dança Amadora
12 e 13 Fevereiro 2011
Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira
Auditório da Escola Salesiana de Manique
Entrada gratuita, mas sujeita à lotação dos espaços
www.cm-cascais.pt

clique na imagem para ampliar

Nos dias 12 e 13 de Fevereiro, a Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira e o Auditório da Escola Salesiana de Manique são palco da VIII Mostra de Dança Amadora do Concelho. Nestes dois dias, diversas associações concelhias dão a conhecer à população o trabalho realizado ao longo de todo o ano.
Das danças latinas às de salão, passando pela dança jazz, ballet, hip-hop e danças tradicionais, muitas são as coreografias apresentadas na Mostra de Dança Amadora do Concelho de Cascais, iniciativa valoriza o trabalho desenvolvido na área da dança ao longo do ano com crianças, jovens e adultos nas mais diversas disciplinas. As apresentações estão a cargo das colectividades concelhias que dinamizam grupos de dança.

in C. M. Cascais

FAZ - Ideias de Origem Portuguesa
Candidaturas até 31 Março 2011
www.ideiasdeorigemportuguesa.org

Faz - Ideias de Origem Portuguesa é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Talento, e uma plataforma de incubação de projectos de inovação e empreendorismo social que pretende convocar a diáspora portuguesa para pensar novas e melhores respostas para os desafios que o nosso País enfrenta.
A iniciativa desafia a diáspora portuguesa a lançar ideias e formar equipa com portugueses residentes em Portugal para, em conjunto, lhes darem vida, transformando-as em projectos nas áreas da Inclusão Social, Envelhecimento, Ambiente e Sustentabilidade e Diálogo Intercultural.
A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Talento vão apoiar as dez ideias selecionadas e atribuir um prémio até cinquenta mil euros para a ideia vencedora.
Os interessados devem apresentar as suas candidaturas até 31 de março de 2011.
Iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Talento com o apoio da RDP Internacional, porque as melhores ideias precisam de quem as apoie.

in Novidades RTP

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Casting “A Moda não tem Tamanho” by La Redoute
Mulheres mais de 18 anos e usar tamanhos superiores ao 42
Candidaturas até 28 Fevereiro 2011
Inscrições: http://www.laredoute.pt/espaco-castinglaredoute.aspx

Nós achamos que as curvas estão na moda. E a La Redoute também acha: a marca está à procura de mulheres reais para desfilar pela Taillissime, especialista em tamanhos grandes. As inscrições já estão abertas. "A Taillissime pretende com este casting elogiar a beleza no feminino e demonstrar que, independentemente do tamanho que vestem, as mulheres podem realçar a sua feminilidade e valorizar a sua beleza,” explica Dora Sousa, da La Redoute. As candidatas serão seleccionadas em duas fases e as finalistas participarão na Gala final a ter lugar em Monte Real, em Abril. Três das finalistas recebem um contrato de agenciamento da Glow Models entre outros prémios. Para participar, terá de ter mais de 18 anos e usar tamanhos superiores ao 42. O site da La Redoute www.laredoute.pt aceita candidaturas até ao dia 28 deste mês!

in Máxima Blog

5 mudanças alimentares que podem mudar a sua vida
A resposta para a maioria dos problemas de saúde está por baixo do nosso nariz três vezes por dia: ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar.” Quem o diz é o especialista em Macrobiótica Francisco Varatojo.

Respeite as estações, o clima e a geografia
Devemos seguir os ritmos da Natureza. Comer muitos alimentos fora da estação ou oriundos de um clima diferente afeta a nossa imunidade. “Não estamos isolados do ecossistema em que vivemos. Existe uma analogia entre a nossa flora intestinal e os microrganismos presentes na Terra, e criamos melhor harmonia com o meio quando nos alimentamos de produtos que crescem nesse meio ou num semelhante”, explica o diretor do Instituto Macrobiótico Francisco Varatojo.

Privilegie os cereais integrais
A pirâmide alimentar macrobiótica aconselha, para um clima temperado como o nosso, 40 a 60% de cereais integrais e 20 a 30% de vegetais. Carne, ovos ou laticínios são opcionais. Podem ser retirados ou usados de forma esporádica.

Abandone os lacticínios
“Somos o único mamífero que bebe leite em adulto, e de outra espécie, o que é causa de muitos males de saúde. Se, por um lado, a maioria das pessoas não digere bem a lactose, há cada vez mais estudos a mostrar que o leite não previne osteoporose.” O cálcio é importante, mas está presente nos vegetais de folha verde e nas oleaginosas, e até parece ser melhor absorvido por esta via.

Reduza a carne
A nossa estrutura não é a de um animal carnívoro. O consumo exagerado de carne parece estar associado ao aumento de incidência do cancro do cólon e da mama, doenças cardiovasculares e osteoporose. Além da gordura saturada, que entope as artérias, a carne tem grandes quantidades de antibióticos e hormonas. Também entra rapidamente em decomposição no intestino, contribuindo para a destruição da flora intestinal. Há muitos vegetais proteicos alternativos,como os feijões e o tofu.

Evite as solanáceas e o açúcar
Para a macrobiótica, os alcaloides presentes nas solanáceas – tomate, pimento, batata e beringela – estão na origem de muitos problemas digestivos e agravam sintomas de artrites, artroses e eczemas. O açúcar é pouco nutritivo, contribui para a descalcificação e para a diabetes e enfraquece o sistema imunitário. Já os alimentos processados estão cheios de gordura hidrogenada, um veneno associado à arterosclerose e doenças cardiovasculares.

Bárbara Bettencourt/Activa 30 Jan. 2011

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Esteja atento à chegada das aves migradoras
Para mais informações consulte:
http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos-de-aves/projecto-chegadas/
http://chegadas.avesdeportugal.info/index.html

A Primavera já está a bater à porta e não tarde aparecem as espécies estivais. Tal como nos anos anteriores, o Projecto Chegadas pede aos observadores especial atenção à chegada das aves migradoras.
A campanha está aberta para receber registos de todas as espécies migradoras e agradecemos o envio dos dados relativos às observações para chegadas@spea.pt, indicando como habitualmente, os seguintes dados: data, local, concelho, n.º de indivíduos observados, nome do observador e eventuais particularidades do registo.
Para este mês de Fevereiro há que estar atento às espécies Milhafre-preto Milvus migrans, Andorinha-das-barreiras Riparia riparia, Andorinha-dáurica Hirundo daurica e Alvéola-amarela Motacilla flava.
A equipa do Projecto Chegadas deseja-lhe agora os votos de boas observações.

in Newsletter SPEA on-line n.º 335
Oito semanas de meditação provocam alterações cerebrais
Investigação sugere que a transformação é benéfica em saúde física e mental

Uma equipa de psiquiatria do Hospital Geral de Massachusetts (EUA) realizou o primeiro estudo sobre como a meditação afecta o cérebro. As conclusões, recentemente publicadas no «Psychiatry Research», referem que a prática regular – até oito semanas – pode levar a alterações consideráveis em determinadas regiões cerebrais, relacionadas com a memória, a autoconsciência, a empatia e o stresse.
A investigação sugere que a transformação é benéfica para a saúde física e mental. Apesar de ser uma prática relacionada com a tranquilidade e o relaxamento, os médicos já confirmaram que “proporciona benefícios cognitivos e psicológicos persistentes durante um dia inteiro”, segundo referem os cientistas norte-americanos.
O trabalho mostra que as alterações presentes na estrutura cerebral podem estar relacionadas com esse rendimento. A autora da investigação, Sara Lazar, já tinha realizado estudos onde tinha encontrado diferenças estruturais no cérebro dos profissionais da meditação, ou seja, em pessoas com experiência neste tipo de práticas, em relação a outras pessoas sem antecedentes. As diferenças mais significativas verificaram-se na espessura do córtex cerebral, especialmente em áreas associadas à atenção e integração emocional.
Na investigação corrente, a equipa utilizou imagens por ressonância magnética da estrutura cerebral de 16 voluntários, durante duas semanas antes e depois de realizarem um curso de meditação de oito semanas – programa definido pela Universidade de Massachusetts, para reduzir o stresse.
O curso previa reuniões semanais, que incluíam a prática de meditação consciente, centrada na consciência e sem prejuízo de sensações e sentimentos, os voluntários receberam gravações áudio para continuarem o exercício em casa.
Cada participante passou 27 minutos por dia a meditar, praticando os exercícios recomendados. Respostas a um questionário assinalavam melhorias significativas, comparativamente às semanas anteriores. A análise das imagens por ressonância magnética mostrou uma evolução na massa cinzenta, localizada no hipocampo – zona cerebral implicada na aprendizagem, memória, estruturas associadas à autoconsciência, compaixão e introspecção.
Verificaram ainda uma diminuição da massa cinzenta na amígdala cerebral, o conjunto de núcleos neuronais nos lobos temporais, relacionados com a diminuição do stresse. Contudo, nenhuma destas alterações foi observada no grupo de controlo dos restantes voluntários, ou seja, nos que não praticaram meditação.
Segundo o grupo de investigação, os resultados mostram a plasticidade do cérebro e como, mediante a meditação, este se molda e altera, de forma a aumentar o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida. Os avanços abrem portas para novas terapias para pacientes que sofram graves problemas de stresse e stresse pós-traumático, por exemplo.

in Ciência Hoje

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estágios Academia RTP: Candidaturas abertas
Jovens entre 18 e 30 anos com formação igual ou superior ao 12º ano
Podes inscrever-te para a primeira edição até 21 Fevereiro 2011
Mais informação, regulamento e inscrição em: www.academia.rtp.pt

És criativo e tens novas ideias para web, tv ou rádio?
Contactos: Linha da Juventude 707 20 30 30

Descrição
Tens entre 18 e 30 anos e formação igual ou superior ao 12º ano?
A Academia RTP, laboratório de formação para novos conteúdos profissionais, abriu esta quinta-feira, 27 de Janeiro, as candidaturas para 100 estágios profissionais.
A primeira edição da Academia RTP vai decorrer nas instalações da RTP no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia.
O objectivo é criar uma janela de oportunidade para criativos e pessoas com capacidade de concretizar projectos.
Pretende-se dos candidatos "novas ideias de produção na `Web´, televisão ou rádio", em áreas transversais aos media como: ficção, entretenimento, informação, conhecimento, ciência e cultura.

Prazo: Podes inscrever-te para a primeira edição até às 23:59 do dia 21 de Fevereiro 2011

Bolsa: Os participantes selecionados recebem, durante o período de formação e estágio, uma bolsa para fazer face às suas despesas. Cada participante receberá uma bolsa de estágio, que se fixará num máximo de 1,5 vezes o salário mínimo nacional.

Formação: Os participantes selecionados recebem Formação e a possibilidade de concretização de projectos que podem ser convertidos em produções e divulgados através das diversas plataformas existentes na RTP.

Duração do estágio/duração da participação na Academia RTP: nove meses.

in Portal da Juventude
Cascais poupa 52 mil euros com tecnologia LED

Todos os semáforos do concelho de Cascais vão estar a partir desta quinta-feira a funcionar com lâmpadas de tecnologia LED, de menor consumo, que vão permitir à autarquia municipal poupar 52 mil euros por ano em energia.
O projeto "Cascais Semáforo Eficiente" foi implementado pela Agência Municipal Cascais Energia nos últimos meses no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência Energética promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Neste âmbito foram substituídas 1.247 lâmpadas incandescentes dos semáforos existentes no concelho pela tecnologia LED (Diodos Emissores de Luz, na sigla inglesa). A medida irá permitir a redução do consumo energético em 80% e uma poupança anual de 52.500 euros.
Representa também um corte nas emissões de dióxido de carbono (CO2) na ordem das 92 toneladas por ano, o que significa uma melhoria das condições de segurança e circulação rodoviária sob qualquer condição atmosférica, conforme explica a autarquia em comunicado oficial.
"Queremos mudar mentalidades e demonstrar que a aposta em energias alternativas não é uma tendência mas sim uma realidade" afirmou Carlos Carreiras, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
"Este projeto mostra que as questões ambientais têm uma posição central, consistente e global nas políticas da Câmara de Cascais, para que possamos contribuir para um Concelho e um País mais sustentáveis," conclui citado em comunicado.

in Boas Notícias

domingo, 6 de fevereiro de 2011

As imagens da semana

Quero apenas cinco coisas.
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o Outono
A terceira é o grave Inverno
Em quarto lugar o Verão
A quinta coisa são teus olhos
Não quero dormir sem teus olhos.
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da Primavera para que continues me olhando.

Pablo Neruda