sábado, 10 de julho de 2010

As surpresas da semana

1 - Para mim, até ao presente, este foi o melhor e mais belo local onde passei alguns dias de férias em Portugal: CS Vintage House Hotel.

2 - Ajuda-me a ganhar. Vota na minha visão no Taste in Pictures: um projecto sobre palavras, imagens e o significado de Taste. Mateus Rosé. O sabor conta. Obrigado!

3 - Passatempo Caminhos Paralelos NGC (participa até 31 Julho 2010).

4 - Um caso de imensa crueldade: O Gigante Pré-Industrial.

5 - Os alfinetes são acessórios de moda versáteis e actuais e uma forma fantástica de reavivar uma peça de vestuário vulgar. Solte a sua criatividade e crie você mesma uma peça fabulosa em forma de flor usando um simples fecho de correr Opti. Depois da sua flor pronta, exiba-a com orgulho – irá dar um toque especial ao seu vestuário favorito.

6 - "Sonhos de lixo": a vida dos cristãos coptas no Egipto.

7 - Filadélfia: gato enrolado em fita-cola industrial e abandonado para morrer.

8 - Postais personalizados Klorane: agora, com a Klorane é ainda mais fácil enviar as fotografias do seu bebé recém-nascido, convites para festas de anos ou as gracinhas das férias. Em www.arvoreklorane.com escolha um dos quatro postais disponíveis, personalize o texto e coloque as suas fotografias preferidas. Depois, é só enviar para os seus amigos e surpreendê-los com as ultimas gracinhas dos seus filhos. Com toda a ternura e segurança a que a Klorane o habituou!

9 - Passear a pé, de bicicleta ou de barco ou espreitar em observatórios milhares de aves na Reserva Natural do Estuário do Tejo vão passar a integrar a oferta turística da região de Lisboa. O compromisso para criar o plano de visitação desta área protegida foi assinado esta terça-feira em pleno rio Tejo.

10 - Rota da Fruta: este Verão aproveite para fazer turismo rural. Percorra a Rota da Fruta do Compal Clássico e descubra o que Portugal tem para lhe oferecer.

11 - Um projecto muito interessante: Cães de Gado (Projecto Grupo Lobo).

12 - Passatempo Ultimate Beauty/Issey Miyake: ganhe 15 perfumes a scent by Issey Miyake (participa até 8 Agosto 2010).

13 - Greenpeace pede moratória para pesca de arrasto no Oceano Árctico.

14 - Passatempo ZON Lusomundo: a melhor foto ganha 200 embalagens de M&M´s - Edicão Limitada. Mas, se na altura da atribuição do prémio a página da ZON Lusomundo já tiver 13.000 fãs recebes 300 embalagens, se tiver 14.000 fãs recebes 400, e se tiver 15.000 fãs recebes 500 embalagens de M&M´s - Edicão Limitada (participa até 18 Julho 2010).

15 - Tribunal dá razão à Quercus e suspende processo de autorização para loja da Decathlon em Montado de Sobro.

16 - U3-X Personal Mobility Prototype.

17 - Um pequeno espaço com personalidade.

18 - Promoção Garnier: receba uma embalagem grátis Fructis Stop Queda.

19 - Se o seu carro tiver uma cor viva como o amarelo ou cor-de-rosa tem menos hipóteses de ser assaltado. A conclusão é de um estudo que analisou informações sobre o parque automóvel na Holanda.

20 - Parece uma delícia: Limonada de chá.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Descubra Portugal. Um país que vale por mil
www.descubraportugal.com.pt

Um País onde há sempre algo novo para descobrir.

Parta à descoberta de Portugal, um país marcado por imensa diversidade turística que lhe oferece as mais variadas expeirências, seja para as suas férias, mini-férias ou fim-de-semana.
De Norte a Sul, do Interior às Ilhas não faltam argumentos para conhecer este país que tão perto de si tem sempre algo de novo e surpreendente para oferecer.
Venha perder-se nas imensas paisagens, deliciar-se com os mais variados sabores, relaxar nos mais remotos destinos, mergulhar nas mais belas praias ou conhecer uma das mais ricas heranças históricas nos infindáveis monumentos e museus.
Nestas férias aceite o nosso convite e descubra Portugal. Um país que vale por mil.

In Turismo de Portugal
Lisboa recolhe Óleos Alimentares Usados e Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico
http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/index.php?id=1121#c1405

A Câmara Municipal de Lisboa disponibiliza a partir deste mês locais onde se pode entregar, a título gratuito, os Óleos Alimentares Usados, provenientes das habitações ou de restauração. Estes últimos poderão ainda solicitar recipientes próprios para o seu acondicionamento. Nestes locais, o munícipe poderá proceder igualmente à entrega de Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico, tais como lâmpadas e electrodomésticos.
Os pontos de recolha localizam-se em 35 instalações dos Serviços de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos do Município e poderão ser consultados no site.

Lisboa, 1 de Julho de 2010
Quercus - Associação Nacional e Conservação da Natureza

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Guia de Cão a Bordo
Vamos dar aos cães boas recordações de Verão
Pedigree Missão Adopção
www.missaoadopcao.com

Para muitos cães, o Verão não é fonte de boas memórias, pois todos os anos esta época constitui um pico no número de cães abandonados em Portugal, muitas vezes por causa das férias de família, que não os incluem nos planos.
Porque queremos lutar contra essa realidade e esperamos poder contar consigo, Pedigree Missão Adopção vai lançar o Guia Cão a Bordo, onde pode encontrar diversos cuidados a ter em férias para pessoas e cães e onde são também abordadas várias dicas para quem leva o seu cão de férias, quem quer saber onde o pode deixar, como adoptar e muito mais.
Simples e acessível, esta edição está disponível para download no site Pedigree Missão Adopção.
Com a sua ajuda, esperemos torná-la uma mais valia para quem quer fazer do Verão um motivo de alegria para todos os cães.

In Pedigree Missão Adopção
Livro
Natureza, Gastronomia e Lazer
Maria Manuel Valagão
Edições Colibri
www.edi-colibri.pt/Detalhes.aspx?ItemID=1330

Natureza, Gastronomia e Lazer debruça-se sobre as plantas silvestres alimentares e as ervas aromáticas condimentares, analisando o seu papel na gastronomia local do sul de Portugal, quer através do seu uso tradicional quer inovador, reavivando a prática da utilização de um recurso, que é parte integrante da identidade mediterrânica.
Natureza, Gastronomia e Lazer é um livro sobre os campos do Sul do país e o papel da sua flora na construção de uma cultura gastronómica de herança cultural mediterrânica. Esta obra dá a conhecer plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares, desde as mais comuns às menos conhecidas, num percurso pelos usos tradicionais e as novas tendências gastronómicas.
A partir de um horto experimental de plantas silvestres alimentares, procura¬ se compreender e demonstrar que o “novo chega pela mão do velho”, assegurando a conservação das espécies, para a continuidade e inovação de algumas das tradições alimentares emblemáticas do Alentejo. Oito autores falam deste horto, onde foi desenvolvida uma interessante experiência, com plantas silvestres alimentares e ervas aromáticas condimentares e tratam dos saberes, memórias e tradições alimentares com base nestes recursos.
O conhecimento e a conservação da biodiversidade local das espécies silvestres alimentares, são parte da promoção e desenvolvimento integrado do território e da valorização do património alimentar, material e imaterial. Através das tradições alimentares locais e da transmissão de conhecimentos intemporais, do ensinamento de práticas culinárias e do carácter familiar e oral desse saber, reaviva¬ se uma parte do património gastronómico, que constitui um dos fundamentos da nossa identidade cultural mediterrânica.
Refazer saberes antigos pode, usando palavras de Jean Robert Pitte, contribuir para viver uma “experiência geográfica sensitiva”, que integre nas nossas práticas alimentares o lazer, o passeio pelos campos, o bem estar e a descoberta de prazeres gustativos com preparações culinárias à base de plantas silvestres alimentares, que poderá cultivar e/ou descobrir os seus próprios territórios.
O livro pode ser adquirido através do sítio web da Editora “Edições Colibri” pelo preço de 25 euros.

Maria Manuel Valagão (25-06-10)
In
Naturlink
Mateus Rosé - Taste in Pictures
Revele a sua Visão de Sabor e Ganhe Prémios
http://yourtaste.is


clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Parabéns Maria Pudim!

4 anos depois, muitas letras, imagens e pequisa. Um início conturbado, mas a estabilidade/maturidade a caminho.
Continuamos esta partilha, feita com algum trabalho, muita dedicação (quem tem um blogue sabe por experiência própria!) e uma alegria imensa.
Resultado: muitas descobertas, surpresas, amigos e conhecidos virtuais, colaborações e Esperança num Mundo Melhor.

A todos vós, muito obrigado pelas visitas/comentários/reacções/participações/críticas.
Espero conseguir manter esta CASA por mais 4 anos!
Maria Lua
5.as à noite nos Museus. Verão 2010
24 Junho a 23 Setembro 2010, das 18h00 às 23h00
Diversas regiões do País
50% desconto nas entradas


Programação aqui

clique na imagem para ampliar

O programa 5.as à noite nos Museus teve a sua 1ª edição em 2008, envolvendo quatro espaços museológicos dependentes do IMC, localizados na capital, com resultados muito encorajadores.
No ano seguinte, o programa envolveu dezena e meia de museus e palácios, não só em Lisboa como em outras regiões do País, associando igualmente outros museus, designadamente da Rede Portuguesa de Museus.
Em 2010, entre 25 de Junho e 24 de Setembro, são mais de 20 museus e palácios do Instituto dos Museus e da Conservação, de diversas regiões do País, que aderem a este programa, abrindo as suas portas entre as 18h00 e as 23h00 e oferecendo uma programação muito variada, em particular espectáculos de música, dança e teatro, gastronomia, exposições, visitas encenadas, observações astronómicas…
Procurando disponibilizar uma programação variada e a visita nocturna aos seus espaços e colecções, os Museus e Palácios pretendem chamar até si outros públicos – em particular os que não são frequentadores habituais de museus –, mas também os que já conhecem os espaços museológicos, mas que não deixarão de se surpreender com as atmosferas inovadores que a fruição nocturna propicia.
Decorrendo num período em que muitas famílias se encontram de férias, as actividades – que decorrerão entre as 18h00 e as 23h00 – procurarão atrair a presença de turistas nacionais e estrangeiros. À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, também em 2010 este programa de actividades contará com a parceria do Turismo de Portugal.

In Instituto dos Museus e da Conservação

terça-feira, 6 de julho de 2010

Campanha CIN
Ao proteger a sua madeira está a proteger a de todos

21 Junho a 21 Setembro 2010
www.woodtec.cin.pt

Participe na Campanha CIN e vote na corporação de bombeiros da sua zona para que possam receber o equipamento de combate aos incêndios resultante da mesma!

clique na imagem para ampliar

Banana

Com elevado teor de potássio e magnésio, as bananas constituem o quarto produto alimentar mais produzido no mundo, a seguir ao arroz, trigo e milho.
Pensa-se que as bananas tiveram a sua origem na Malásia, há cerca de 4000 anos atrás. A banana é mencionada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 a.C.. Sabe-se que Alexandre o Grande comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C..
O cultivo de bananas pelo Homem teve início no sudeste da Ásia. Existem ainda muitas espécies de banana selvagem na Nova Guiné, na Malásia, Indonésia e Filipinas. Nos séculos XV e XVI, colonizadores portugueses começaram a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana. Mas as bananas mantiveram-se, durante muito tempo, desconhecidas da maior parte da população europeia.

Informação nutricional
A banana, enquanto está verde, é constituída essencialmente por água e amido, e é por essa razão que o seu sabor é adstringente. À medida que vão amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose e a sacarose, que lhe dão o sabor doce.
Além dos hidratos de carbono, outros nutrientes representativos da banana são o potássio, o magnésio, o ácido fólico e a vitamina B6.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível) para ver aqui.

Vantagens e desvantagens
A banana é uma fruta rica em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.
O magnésio, igualmente presente em boa quantidade na banana, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas enzimas em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.
No que respeita ao ácido fólico, também conhecido por vitamina B9, tem um papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares.
O conteúdo em fibra do tipo fruto-oligosacaridos, torna a banana numa fruta apropriada para quem sofre de processos diarreicos, já que confere à banana a capacidade de estimular o crescimento das bactérias benéficas do cólon, as bifidobacterias ou lactobacilos. A fermentação dos fruto-oligosacaridos contribui também para aumentar a capacidade do organismo para absorver o cálcio.

Como comprar e conservar
As bananas devem estar firmes, mas não muito duras, e com aparência brilhante. Não devem apresentar golpes nem estar amachucadas. Na banana comum a cor da pele é indicativa do grau de maturação do fruto. Devem ser rejeitados os exemplares excessivamente moles. A presença de manchas e pontos negros ou castanhos na casca não afecta a qualidade da peça.
Esta fruta não requere condições especiais de conservação, basta mantê-la num local fresco, seco e protegido da luz directa do sol. Se conservada no frigorífico, a sua casca enegrece alterando o seu aspecto exterior, mas não afectando as suas qualidades nutritivas. O escurecimento da casca pode ser evitado envolvendo a fruta em papel jornal.

In Nestlé

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Lançamento do Livro
Cães de Gado
7 Julho 2010, às 21h
Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar

http://lobo.fc.ul.pt/caodegado/index.html

clique na imagem para ampliar

Quercus denuncia
Ministério do Ambiente prepara-se para viabilizar morte de centenas de aves protegidas em Elvas
Ajude a divulgar!

O Ministério do Ambiente prepara-se para nos próximos dias viabilizar a demolição de uma estrutura onde nidifica umas das maiores colónias de Andorinhão-preto do sul do país e levar à morte de cerca de quinhentas de crias desta espécie. A Quercus considera inadmissível e ilegal que o Estado possa avançar com a destruição imediata da estrutura em causa, levando à morte directa por esmagamento e/ou asfixia de centenas de crias. Ajude a denunciar este atentado. Saiba aqui como!

Obra ilegal do Exército, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, começou no final de Maio
Através de diversas denúncias, a Quercus tomou conhecimento no final de Maio que uma obra avançava na antiga Igreja de S. Paulo, numa muralha onde nidificam cerca de 300 casais de Andorinhão-preto (Apus apus). Mesmo após ter sido alertado para a presença da colónia de aves, o empreiteiro decidiu iniciar a demolição da parede, destruindo já na altura dezenas de ninhos, pelo que a Quercus se viu forçada a denunciar o ocorrido ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA).
Na sequência desta denúncia, veio a verificar-se que o dono da obra (Exército Português – Ministério da Defesa) com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, levavam efectivamente a cabo uma intervenção ilegal, na medida em que não possuíam a necessária licença para a remoção/destruição dos ninhos, conforme a legislação determina.

Indisponibilidade para estudar alternativas – segurança pública não é justificação
Ao longo das últimas semanas têm existido bastantes movimentações no sentido de se encontrar uma solução para esta questão. No entanto, e apesar de estarem envolvidas três instituições do Estado, a quem cabe cumprir a legislação e não “contorná-la”, fomos confrontados com uma iminente decisão política do Secretário de Estado do Ambiente que pode vir a determinar que o ICNB autorize a destruição desta colónia de aves.
Por outro lado, e apesar das nossas tentativas de ao longo destas semanas propor às entidades envolvidas, alternativas e medidas simples que garantissem a tranquilidade no local e não pusessem em risco a segurança pública, garantindo por outro lado o final da época de reprodução da espécie, estas entidades não se mostraram disponíveis para estudar outras opções que não passassem pela demolição imediata dos locais de nidificação.

Estado cria a legislação mas não a cumpre – morte de cerca de 500 aves em perspectiva
O Andorinhão-preto é uma espécie migradora e protegida pela legislação em vigor, nomeadamente pela Directiva Aves, transposta para o sistema jurídico nacional pelo Decreto-Lei nº 140/99 de 24 de Abril, com redacção dada pelo Decreto-Lei nº 49/2005 de 24 de Fevereiro. Esta espécie está também protegida pela convenção de Berna (ratificada pelo Decreto nº 95/81 de 23 de Julho e regulamentada pelo Decreto-Lei nº 316/89 de 22 de Setembro) onde integra o Anexo III.
A Quercus considera inadmissível e ilegal que o Estado possa avançar com a destruição imediata da estrutura em causa, levando à morte directa por esmagamento e/ou asfixia de centenas de crias e indirectamente, por perturbação nas rotinas de alimentação, de outras tantas centenas, pelo que não hesitará em recorrer às instituições competentes no sentido de serem apuradas responsabilidades, caso se venha a avançar para esta solução.
Dado que bastaria esperar mais 4 semanas para que as crias abandonassem os ninhos, e então se pudesse dar continuidade à obra, a Quercus considera também lamentável que em pleno Ano Internacional da Biodiversidade, o Estado equacione não defender as espécies silvestres que é suposto proteger, optando ao invés por permitir jogos políticos pouco transparentes, em função de interesses imobiliários e particulares. Espera, contudo, que o bom senso e a legalidade prevaleçam e que as diversas entidades envolvidas no processo consigam encontrar uma solução que vá ao encontro das suas responsabilidades e da consciência ambiental que o país necessita.

Como pode ajudar a denunciar este atentado?

Envie este comunicado ao maior número de pessoas, com um pedido para ser publicado em todos os blogs e páginas do Facebook. É importante que a nossa opinião chegue aos decisores políticos.
Escreva ao Ministério da Defesa, Ministério do Ambiente e Câmara Municipal de Elvas mostrando-lhes a sua indignação e pedindo-lhes que esperem 4 semanas para começar a obra e deste modo evitar a morte de centenas de aves no local.
E-mails:
gsea@maotdr.gov.pt
gcrp@defesa.pt
gabinete.informacao@cm-elvas.pt

Lisboa, 29 de Junho de 2010
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
A Direcção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus

domingo, 4 de julho de 2010

As imagens da semana

Fomos conhecer um dos bares sensação da noite lisboeta: o Sky Bar no Tivoli Hotel (Sky Bar. Av. da Liberdade, 185, 9º e último andar - terraço. Qui. a sáb, das 19.00 à 01.00).
Com uma vista espantosa, um atendimento excelente (que nos deixa muito à vontade), uns sofás para "esticar" o corpo e a mente, e uma música agradável (não sou adepta de muito barulho...), mais que razões para apreciar este local.
Atenção: preços elevados, a bebida mais barata (água ou sumo) custa 4 euros, mas não se esqueça que está no piso superior do Tivoli Hotel 5 estrelas.
Boa semana!





















Até o jade se parte,
até o ouro se dobra,
até a plumagem de quetzal se despedaça…
Não se vive para sempre na terra!
Duramos apenas um instante!


Poema: Aztecas