sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Flight Through the Universe

http://www.youtube.com/watch?v=08LBltePDZw

This animated flight through the universe was made by Miguel Aragon of Johns Hopkins University with Mark Subbarao of the Adler Planetarium and Alex Szalay of Johns Hopkins.
There are close to 400,000 galaxies in the animation, with images of the actual galaxies in these positions (or in some cases their near cousins in type) derived from the Sloan Digital Sky Survey (SDSS) Data Release 7. Vast as this slice of the universe seems, its most distant reach is to redshift 0.1, corresponding to roughly 1.3 billion light years from Earth. SDSS Data Release 9 from the Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (BOSS), led by Berkeley Lab scientists, includes spectroscopic data for well over half a million galaxies at redshifts up to 0.8 -- roughly 7 billion light years distant -- and over a hundred thousand quasars to redshift 3.0 and beyond.
For more information about BOSS and the latest data release, go to http://newscenter.lbl.gov/news-releases/2012/08/08/boss-sdss-dr9

in A Flight Through the Universe

2013 vai ser ano emocionante para fãs da astronomia

O ano que agora se inicia vai ser uma raridade para os astrónomos. Ao longo destes 12 meses, os amantes da astronomia vão poder observar dois asteróides e dois cometas, alguns dos quais tão próximos da Terra que serão visíveis até pelos amadores. A primeira "visita" do espaço acontece já esta semana, com a passagem do asteróide 99942 Apophis.
Batizada em homenagem ao deus egípcio do mal e da escuridão, esta "rocha cósmica" com cerca de 270 metros de diâmetro que vai "visitar" a Terra a 9 de Janeiro causou, no passado, dores de cabeça a muitos especialistas, já que, caso atingisse o nosso planeta, a sua massa conseguiria libertar tanta energia quanto 25 mil bombas de Hiroshima.
Em 2004, quando foi avistado pela primeira vez, o Apophis fez tremer os astrónomos, cujos cálculos indicavam a existência de uma probabilidade de 2,7% de o asteróide atingir a Terra em 2029.
Entretanto, o risco de catástrofe foi descartado mas, segundo a NASA, "ainda há um pequeno risco de impacto" a 13 de Abril de 2036, com uma probabilidade de menos de um para 250 mil.
No dia da passagem do asteróide, a cerca de 14,5 milhões de quilómetros do planeta azul, a agência espacial norte-americana vai, portanto, direcionar para ele os seus radares, tentando enriquecer as anteriores observações, reduzir ainda mais a margem de erro nos seus cálculos e, quem sabe, eliminar de vez qualquer risco de impacto.
A 15 de Fevereiro será a vez do asteróide 2012 DA14, menor que o Apophis, com 57 metros de diâmetro. De acordo com Mark Bailey, diretor do Observatório Armagh, na Irlanda do Norte, "vai ser o voo rasante de um asteróide mais próximo que alguma vez foi previsto".
O 2012 DA14 vai mover-se muito perto da Terra, a apenas 34.500 quilómetros de altitude, o que significa que vai passar na órbita dos satélites geoestacionários. "Vai passar tão perto que até mesmo os astrónomos podem observá-lo, talvez até mesmo com binóculos simples", antevê Bailey.

Cometa ISON não passava pela Terra há 10 milhões de anos
Ainda no primeiro semestre do ano, os fãs da astronomia poderão também observar a passagem de um cometa. O 2011 L4, viajante solitário composto por gelo e poeira que, como os seus "familiares" se formou quando o sistema solar nasceu e gira à volta do sol, vai visitar o planeta já em Março.
Quando se aproximam da nossa estrela, o calor elevado leva-os a libertar gases e um rasto de poeira que se reflete na luz do sol, fenómeno ao qual chamamos "cauda" dos cometas.
Este cometa, também apelidado Panstarrs, nome do telescópio instalado na Universidade do Havai, que o detetou em 2011, deverá atingir o seu ponto mais brilhante entre 8 e 12 de Março, segundo informações adiantadas pelo especialista norte-americano em cometas Gary Kronk.
Os astrónomos acreditam, porém, que será o cometa ISON (International Scientific Optical Network) a obter maior sucesso junto do público. Este cometa, que chegará apenas na segunda metade do ano, que passará perto da Terra no final de Novembro, vai ser visível a olho nu, logo depois do pôr-do-sol, e a sua observação poderá prolongar-se por vários meses.
"O ISON é tão raro que a sua última viagem à volta do planeta ocorreu há pelo menos 10 milhões de anos", afirma Mark Bailey. "Este é um 'novo cometa' que provém da região do sistema solar a que chamamos nuvem de Oort, que se estende muito além das órbitas dos planetas e que marca a fronteira do sistema solar", conclui.

in Boas Notícias

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Memórias de porcelana, por Bonito Serviço!

http://www.bonitoservico.blogspot.pt

Há na vida momentos tão especiais que queremos fixá-los em permanência e à vista, para que a cada vez que nos cruzemos com essa imagem ou objecto, uma onda de memórias nos encha o peito e estampe um imenso sorriso vagamente pateta e muito feliz…
O Bonito Serviço! faz isso mesmo, ao ilustrar histórias de amor e datas especiais em porcelana utilitária e quotidiana, juntando o especial ao trivial.
O suporte é a porcelana básica, branca, lavável e resistente ao forno e à máquina, e os desenhos são criados especialmente para cada cliente.
Pensem em recados amorosos, em formato chávena para um chá quentinho, um pedido de casamento num conjunto de pratos para dois, árvores genealógicas em serviços de jantar para oito ou datas de nascimento no prato da primeira papa.
Contem a vossa história à Margarida Carreira e ela fará um Bonito Serviço!

in Simplesmente Branco

Dicas para poupar na fatura da energia

As tarifas reguladas da eletricidade e do gás acabam este ano, mas os consumidores domésticos têm um período de três anos para procurar um comercializador de mercado, beneficiando, até final de 2015, das tarifas transitórias fixadas pela ERSE. Mas, atenção: os preços passarão a ser revistos de três em três meses e serão tendencialmente mais altos que no mercado livre, de modo a incentivar a transferência. Se fizerem já a mudança, os consumidores poupam, no mínimo, 5% na fatura mensal, caso optem pelo mesmo fornecedor para a eletricidade e o gás. Contudo, o alívio mensal na despesa das famílias não durará muito. O esperado aumento dos custos de produção fará com que os preços da energia subam ainda mais, tanto no mercado regulado como no mercado livre. Em janeiro, a eletricidade aumenta 2,8% e o gás 2,5%, para quem se mantiver no mercado regulado.

Como fazer a mudança
Escolha o novo fornecedor em três passos. A mudança é gratuita e não implica a substituição do contador, a menos que o solicite.
  1. Consultar a lista de comercializadores em www.erse.pt. Na eletricidade, as empresas mais ativas são a EDP, Galp Energia e Endesa. No gás, são a Galp, EDP e Goldenergy
  2. Comparar preços, condições e prazos de pagamento, promoções e outros. A ERSE e a Deco dispõem de simuladores de preços
  3. Celebrar o contrato de fornecimento. O comercializador escolhido tratará de todo o processo de mudança, num prazo máximo de três semanas, sem que haja interrupção do fornecimento
in Visão

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Carminho e Chico Buarque

Carolina (Vídeo oficial)

Divino!

Parque Terra Nostra, jóia verde dos Açores

Rua Padre José Jacinto Botelho, Furnas
São Miguel - Açores
Telf.: 296 549 090
Horário:
Inverno - 1 Out a 31 Jan, 10h às 19h. 1 Fev a 30 Abr, 10h às 17h30
Verão - 10h às 19h
http://www.parqueterranostra.com

Tem mais de 200 anos, uma área de 12,5 hectares e fica na ilha verde dos Açores, São Miguel, que não ganha este nome por acaso.
O Parque Terra Nostra situa-se no Vale das Furnas, na cratera de um vulcão que, desde 1630, data da última erupção, não dá sinais actividade. É neste abrigo partilhado com a Vila de Furnas que nasceu este belíssimo e muito concorrido parque (conta com uma média de visitas de cerca de 75 mil pessoas por ano).
Foi em meados de 1775 que um abastado comerciante de Boston e Cônsul Honorário dos Estados Unidos em São Miguel, Thomas Hickling, mandou aqui construir uma casa, que baptizou de Yankee Hall, com um enorme jardim e um tanque de água com uma pequena ilha no meio. Anos mais tarde, em 1848, a propriedade foi comprada pelo Visconde da Praia, que construiu a actual casa que se vê no Parque, no sítio onde antes se encontrava a Yankee Hall. Dado o interesse da sua mulher por jardinagem, o visconde aumentou o terreno em dois hectares, onde plantou um bonito e vasto jardim.
Depois da morte dos viscondes, em 1872, o seu filho, Marquês da Praia, contratou um arquitecto que apresentou e concretizou um projecto ambicioso para embelezar a casa e o jardim. Foram construídas no espaço grutas, avenidas de luxo, caminhos ladeados por laranjeiras, entre muitas outras coisas, com o acompanhamento de um jardineiro inglês que tratou de toda a vegetação. Aí se instalaram vários tipos de plantas, desde espécies oriundas da América do Norte e da Nova Zelândia, Austrália, China, e África do Sul.
Já no século XX, o Parque Terra Nostra ficou abandonado, acabando por se degradar. Só quando a Sociedade Terra Nostra, que abriu o Hotel Terra Nostra, localizado num dos terrenos adjacentes ao parque em 1935, resolveu adquirir a propriedade, a casa do Parque foi totalmente renovada e o espaço foi reabilitado e aumentado para a actual extensão de 12,5 hectares.
Também o tanque sofreu melhorias, passando a ter água termal e, depois de todas as obras de reabilitação, quando abriu ao público, foi um sucesso.

Da história ao que pode ser visto hoje
Hoje em dia, o tanque de água termal do Parque Terra Nostra é um dos ex-líbris dos Açores, sendo estes banhos termais presença frequente nos relatos das viagens à ilha de São Miguel. O segredo passa pelo facto da nascente de água termal que alimenta o tanque estar a uma temperatura entre os 35ºC e os 40ºC, proporcionando uma sensação de repouso e relaxamento extremos, além de estar repleta de minerais essenciais, que ajudam na recuperação de energias.
E é o facto de se inserir numa zona vulcânica que permite às águas do tanque terem um potencial termal tão grande, porque a enriquece com os minerais essenciais de que é constituída.
Já o parque é reconhecido sobretudo pela sua riqueza e diversidade em plantas e árvores exóticas, que fazem os encantos de quem por lá passa. É impossível ficar imune à beleza da botânica deste parque, mesmo que não se seja um especial admirador e conhecedor de plantas.
A colecção de camélias, com mais de 600 exemplares de diferentes espécies e variedades de cameleiras é a mais admirada, pois torna a paisagem mais bonita e enriquecida num período alargado: do Outono, altura do início da floração das camélias Sasanquas, até à Primavera, quando começa a floração das restantes espécies.
Mas a vegetação não se fica por aí, havendo ainda uma colecção de cycadales, ou cicadófitas (pertencentes à Divisão Cycadophyta e Ordem Cycadales), um grupo de plantas muito antigo que são muitas vezes confudidas com as palmeiras ou os fetos, mas que na verdade são muito diferentes destes em vários aspetos estruturais, funcionais e reprodutivos. São consideradas verdadeiros fósseis vivos, pois remontam ao período jurássico e início do cretácico, e se noutros tempos dominaram a vegetação terrestre, hoje contam apenas com cerca de onze géneros e 250 espécies.
Há ainda a colecção de fetos que na grande maioria das vezes ocorre em zonas mais húmidas e sombrias, onde a água está disponível durante todo o ano.
Consoante a estação, o seu site oficial – Parque Terra Nostra – aconselha o melhor roteiro.
Quanto ao Terra Nostra Garden Hotel, mantém as suas características iniciais, uma decoração com referências ao estilo art déco, charmosa e com o encanto de estar enquadrado na tranquila paisagem do parque.

in Myguide.pt

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Arroz Festivo de Pinhões e Amêndoas Torradas

Ingredientes
2 chávenas de arroz integral ou selvagem
azeite extra-virgem q.b.
1/2 cebola picada
1 pitada de sal integral
3 chávenas de champanhe do tipo seco
100g de amêndoas peladas
100g de pinhões
algumas folhas frescas e cortadas de cebolinho ou salsa

Preparação
Lava bem o arroz e, no caso de ser integral, demolha-o em água a ferver tapado durante cerca de 30 minutos ou deixa de molho de um dia para o outro para facilitar a cozedura.
Parte ligeiramente as amêndoas aos pedaços, por exemplo, com um martelo de cozinha. Aloura-as no forno a 50ºC numa travessa apenas até dourarem levemente. Reserva.
Num tacho, aloura a cebola no azeite em lume brando, junta o arroz coado, mexe, acrescenta o champanhe aos poucos e deixa cozinhar. Tempera com sal quando estiver quase pronto e junta as amêndoas e os pinhões. Envolve bem, polvilha com a erva aromática escolhida e serve.

in Centro Vegetariano

P de Pinhão

Apesar de não ser tão rico em fibra e antioxidantes como as amêndoas, avelãs, nozes e amendoins, o pinhão é o mais rico em ferro e zinco, dois nutrimentos marcadamente “animais” o que, face à sua elevada fracção proteica (33%), faz dele um alimento a ter em conta para indivíduos estritamente vegetarianos.

A nossa relação com os frutos gordos está longe de ser a ideal. Se com alguns deles vamos mantendo uma relação ocasional, no caso do pinhão parece que só nos lembramos dele no Natal. Este encontro sazonal acaba por ser um contra-senso nutricional, pois se bem sabemos que os frutos gordos possuem gorduras saudáveis, também é verdade que tal se traduz num grande valor calórico. Daí que escolher uma época já de si farta para os consumir em maior quantidade não é a decisão mais sensata do mundo.
Apesar de não ser tão popular como o amendoim ou a noz, o pinhão é provavelmente o fruto gordo com maior ligação ao nosso país, uma vez que é notória a preponderância do pinheiro manso nos nossos recursos florestais, com particular incidência no distrito de Setúbal. O pinhão é igualmente um bom exemplo de vitalidade económica dado que cerca de 95% da sua produção nacional destina-se ao mercado externo.
A principal singularidade do pinhão relativamente aos seus homólogos frutos gordos passa pela maior quantidade de proteína que possui (quase o dobro em alguns casos). Apesar de não ser tão rico em fibra e em alguns antioxidantes como as amêndoas, avelãs, nozes e amendoins, o pinhão é o mais rico em ferro e zinco, dois nutrimentos marcadamente “animais” o que, face à sua elevada fracção proteica (33%), faz dele um alimento a ter em conta para indivíduos estritamente vegetarianos.
O pinhão possui igualmente níveis elevados de fitoesteróis que, aliados ao seu perfil lipídico rico em gorduras mono e polinsaturadas, tornam este fruto gordo especialmente interessante na diminuição dos níveis de “mau” colesterol e, consequentemente, na prevenção de doenças cardiovasculares.
Assim, mais do que acrescentar frutos gordos à fartura das rabanadas, aletrias e restantes exageros natalícios, há que usá-los como arma contra este tipo de abusos e ingeri-los antes daqueles jantares que se seguem a tardes em jejum e que, inevitavelmente, levam a uma ingestão excessiva. Urge redefinir a nossa relação com o pinhão e, à semelhança dos únicos dias em que nos lembramos da sua existência, consumi-lo “quando o homem quiser”.

Pedro Carvalho, nutricionista (pedrocarvalho@fcna.up.pt)
in Lifestyle Público

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cheques-dentista voltam a ser emitidos

A distribuição de cheques-dentista voltou ontem à normalidade, depois de ter estado suspensa cerca de dois meses, confirmou o bastonário da Ordem dos Dentistas, congratulando-se com a verba de 16 milhões de euros prevista para o programa.
Ontem “às 00.00 foi dada uma indicação para recordar que a emissão de cheques-dentista retoma o seu curso normal, conforme a Direção-geral da Saúde (DGS) já tinha informado”, declarou Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas à “Lusa”.
Por “razões de rigor de gestão orçamental”, a DGS propôs, em finais de outubro, a suspensão temporária da emissão de cheques-dentista para as crianças em idade escolar até 31 de dezembro de 2012, mantendo-se inalterado o processo de emissão de cheques para os outros grupos alvo do programa (grávidas, idosos, doentes com VIH/sida).

in Pais e Filhos, publicado a 3 Janeiro 2013

Mais de dois terços da população adulta tem peso a mais

Segundo os dados de um recente estudo, publicado revista científica «PLOS ONE», mais de dois terços da população adulta possui valores de índice de massa corporal acima do que é desejável, sendo que grande parte da prevalência se refere à pré-obesidade.

A investigação sobre a prevalência da pré-obesidade e obesidade da população adulta em Portugal Continental envolveu a avaliação de 9 447 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e 103 anos. Os resultados deste estudo, coordenado por Luís Bettencourt Sardinha, da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, revelam que 66,6 por cento dos homens adultos têm pré-obesidade e obesidade (índice de massa corporal superior a 25 e 30 kg/m2, respectivamente), enquanto para as mulheres o valor é ligeiramente inferior, com uma prevalência de 57,9 por cento. Neste conjunto, 19,9 por cento dos homens e 19,8 por cento das mulheres eram obesas. Nas pessoas idosas com idade superior a 65 anos, a prevalência conjunta é superior, 70,4 por cento neles e 74,7 por cento nelas, em que 16,8 por cento de indivíduos do sexo masculino e 21,8 por cento do sexo feminino são obesas.
Quanto à prevalência da obesidade abdominal avaliada através do perímetro da cintura – medida morfológica que assume um papel importante enquanto marcador do tecido adiposo visceral –, as mulheres têm uma prevalência superior comparativamente com os homens, 37,9 por cento e 19,3 por cento, respectivamente.
É reconhecido que um perímetro da cintura elevado está associado a um risco acrescido de doenças cardiovasculares e a uma taxa mortalidade por qualquer causa, quer em adultos como ainda em pessoas idosas. Nas pessoas idosas a tendência mantém-se, com 69,7por cento nelas e 32,1 por cento dos homens com valores acima do que é considerado normal para a morfologia abdominal.
Embora os valores médios do perímetro da cintura sejam superiores nos homens quando comparados com os das mulheres, o facto da Organização Mundial de Saúde identificar o risco de obesidade abdominal acima de 88 centímetros e 102 centímetros para as mulheres e homens, respectivamente, pode explicar a maior prevalência de obesidade abdominal nas mulheres. Merece também especial referência a observação da obesidade abdominal tender a ser mais prevalente com o aumento da idade.

Escolaridade é factor
O estudo indica ainda que pessoas com nível educacional mais reduzido tendem a ter um risco superior para o excesso ponderal. No caso da população portuguesa adulta, comparativamente com pessoas que frequentaram o ensino superior, mulheres e homens com apenas quatro anos de escolaridade têm uma probabilidade superior de serem pré-obesos e obesos.
Segundo os investigadores, os resultados corroboram mais uma vez a necessidade de estratégias selectivas de prevenção que tenham em consideração as desigualdades educacionais, às quais tendem a estar associadas também desigualdades económicas. Ambas têm impacto desfavorável nas opções e na acessibilidade aos comportamentos salutogénicos.

in Ciência Hoje

domingo, 6 de janeiro de 2013

Feliz Dia de Reis!

Nas torres, olhando os astros,
que viajam pelos céus,
os Reis Magos viram rastros
do avatar de um grande Deus.
 
Leram em livros profundos,
que a Caldeia e a Assíria têm,
que estava a descer dos mundos
um deus a Jerusalém.
 
Cheios de assombro, à janela,
mudos ficam os seus lábios!
De pé olhando uma estrela,
velam noites os reis sábios.
 
Não querem mais alimento,
nem com rainhas dormir.
Não tomam ao trono assento!
Não mais volvem a sorrir!
 
Somente olham, sem cessar,
a branca estrela brilhante,
como o ceptro dominante
do rei que vai a reinar.
 
Abraçam a esposa amada.
Dão as chaves aos herdeiros.
Mandam vir seus escudeiros,
os seus bordões de jornada.
 
Despejam os seus erários,
cheios de alvoroço imenso.
Carregam seus dromedários,
d’ouro, de mirra, de incenso.
 
Passam rios e cidades
cheias de estátuas guerreiras,
palácios, campos, herdades,
cisternas sob as palmeiras.
 
Seguem a luz do astro belo,
que as estradas lhes clareia,
até chegar ao castelo
do rei que reina em Judeia.
 
Chegados ao rei cruel,
que de Herodes nome tem,
bradam: «O Rei de Israel
nasceu em Jerusalém?...»
 
Fica assombrado o Tetrarca.
Diz-lhes tal nova ignorar.
- «Mas, em nome da Santa Arca!
voltai, reis, ao meu solar!»
 
Seus olhos ficam sombrios:
vê perdido o seu tesouro,
soldados, terras, navios,
da Judeia o ceptro de ouro!

Tomam os reis seus bordões.
Levantam as suas tendas
Carregam suas of’rendas.
Demandam novas regiões.

Passam rios e cidades
cheias de estátuas guerreiras,
palácios, campos herdades,
cisternas sob as palmeiras.

Passam colinas, rebanhos,
campos de louras searas,
quando a luz faz desenhos
no chão das estradas claras.

Passam o quente areal,
que a palmeira não conforta.
Eis que a estrela pára à porta
de um decrépito curral.

Descem dos seus dromedários,
cheios de pó, os reis sábios.
Descarregam seus erários.
- Mas estão mudos seus lábios.

Rojam as barbas nevadas
sobre o deus que adormecera
com as mãozinhas rosadas
da Mãe nos seios de cera.

Seus olhos sentem assombros,
e nadam cheios de choro.
- Rasgam seus mantos dos ombros.
- Dão lhe mirra, incenso e ouro.

Esquecem sua nação,
mais seus carros de batalha.
- Seus ceptros rolam na palha!
- seus diademas no chão!

E erguendo os seus olhos graves,
perguntam então – olhando
as pombas voando, em bando,
os aldeões, mais as aves:

«É este o rei dos senhores?
Tábua da Lei das rainhas?
Por archeiros – tem pastores.
Por pajens – as andorinhas.»

Gomes Leal
in História de Jesus, ed. Assírio & Alvim