sábado, 2 de junho de 2007

As surpresas da semana

1 - Uma linda Sara a precisar de muito amor e de uma família: http://www.refugiodaspatinhas.org/adopcao/meninas/sara

2 - O Movimento Fórum Cidadania Lisboa divulga o ponto de situação sobre o processo do abate das árvores do Campo Pequeno: http://cidadanialx.blogspot.com/2007/05/jardim-do-campo-pequeno-ponto-de-situao.html

3 - Um Bolo de Caramelo e Noz (ingredientes que adoro!) para fazer em breve, ver a receita em: http://diariodacozinha.blogspot.com/2007/05/bolo-de-caramelo-e-noz.html

4 - O Sócrates envergonha-me... fecharam a Praça só para fazer a sua corrida! Presunção em demasia para ler em: http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/05/coisas-de-czares.html e http://portugaldospequeninos.blogspot.com/2007/05/o-huis-clos-socrtico.html

5 - O Corta-fitas divulga uns divertidos Talluhismos em: http://members.aol.com/mstallbank/tallisms.htm

6 - Via Coisas ficamos a saber como reutilizar rolhas e fazer carimbos em: http://craftchi.com/blog/?p=323

7 - E também via Coisas descobrimos uma ideia muito original para ver em: http://blog.coolz0r.com/2007/05/23/the-cupboard-stairs/

8 - A Sara cria deslumbrantes Mini.hugs para ver em: http://www.flickr.com/photos/madewithlove/521609349/ e http://www.flickr.com/photos/madewithlove/521619743/

9 - A encantadora bola em tecido da Luísa em: http://luisalourenco.blogspot.com/2007/05/uma-bola-de-pentgonos.html

10 - Bonitos Mobiles para ver, e desejar ter, em: http://frazierandwing.com/mobiles

11 - Um artigo sobre a triste realidade de Portugal, para ler em: http://expressoemprego.clix.pt/scripts/Actueel/display-article.asp?ID=1745

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Um livro para os pais lerem às crianças

Com versos da cor da lua
és tão grande e pequenino
como esta página branca
em que leio o teu destino.
Dorme agora sossegado
como as nuvens à noitinha
que eu fico aqui a teu lado
com a tua mão na minha.
Com versos da cor da luz
é que eu embalo o teu sono
nessa cadência suave das cantigas de Outono.
E vêm bruxas e fadas, duendes e feiticeiras
com mantos feitos de bruma
para saltar fogueiras.

José Jorge Letria
In Versos para os Pais Lerem aos Filhos em Noites de Luar - Editora Âmbar, 2003
Informações sobre o livro em: http://www.terranova.pt/site/paginas.asp?tp=&acr=ra&idpag=632

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Fimfa - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
31 de Maio a 10 de Junho


"O Fimfa, Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, organizado pelo Tarumba, o Teatro de Marionetas, está de volta com o seu encanto pueril.
De 31 de Maio a 10 de Junho, o Teatro da Trindade, o Maria Matos, o CCB e o Museu da Marioneta, em Lisboa, mas também o Teatro Aveirense, recebem cerca de quinze companhias nacionais e internacionais, em espectáculos de sala e de rua, workshops, exposições, conferências, um ciclo de filmes e uma quinzena de livros."
Programa e informações em: http://tarumba.org/Prog07.html

In Revista Vogue - Junho 2007

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Garrafas de plástico vazias ajudam quem mais precisa
www.valorsul.pt

"As garrafas de plástico espalmadas que coloca no Ecoponto Amarelo são recicladas e dão origem a outros objectos feitos de plástico. Mas isto você já sabia. O que talvez não saiba é que, além de ajudar o Ambiente, estas garrafas separadas estão a ajudar pessoas e instituições que precisam. Por cada 20 garrafas de plástico no Ecoponto a Valorsul está a dar 2,5 cêntimos para ajuda social.
A Valorsul lançou uma campanha de incentivo à separação de garrafas de plástico com o objectivo de aumentar a quantidade de plásticos encaminhados para reciclagem e alcançar as metas impostas pela União Europeia. Ao mesmo tempo, a empresa dá continuidade à sua já longa tradição de Mecenato Social.
Todas as garrafas de plástico colocadas no Ecoponto Amarelo desde Janeiro de 2007 e encaminhadas pela Valorsul para reciclagem estão a ser contabilizadas. E por cada kg de garrafas, (o que corresponde a 20 garrafas) a Valorsul vai oferecer 2,5 cêntimos para ajuda social. Isto significa, por exemplo, que, se cada pessoa residente na área da Valorsul separar uma garrafa de plástico por semana, no fim do ano dá 78.000 euros para ajuda social. Mas você consegue separar bem mais do que uma garrafa por semana!
Para esta campanha todas as garrafas de plástico contam: desde a garrafa de água ou sumo, à garrafa de detergente, gel de banho ou iogurte. E as garrafas podem ser de todos os tamanhos.
Também a ajuda social a atribuir se irá revestir de várias formas. Esta poderá ir desde a oferta de cadeiras de rodas e outro material ortopédico a pessoas deficientes, à entrega de um valor em dinheiro a uma instituição de solidariedade social.
Os valores conseguidos com esta campanha bem como as pessoas ou instituições apoiadas serão, ao longo do ano, divulgados em www.valorsul.pt.
Por forma a divulgar esta iniciativa, a Valorsul realizou uma campanha publicitária com o slogan Pense Amarelo. Ajude o Ambiente, Ajude muita gente que incluiu um mailling colocado em todas as caixas de correio da sua área de intervenção, um anúncio de televisão, mupis, traseiras de autocarros, anúncios na imprensa entre outros meios.
Para o sucesso desta iniciativa será essencial o apoio e a mobilização de todos os moradores ou trabalhadores nos municípios de Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira. As garrafas podem ser separadas em nossas casas mas também nos escritórios, restaurantes, cafés ou escolas que aderirem à campanha. As garrafas devem ser bem espalmadas e fechadas com a tampa para que os Ecopontos não fiquem cheios demasiado rápido. A Valorsul não fará serviço de transporte de garrafas mas irá abrir as portas do Ecocentro situado na Estrada Militar ao Lumiar para receber quantidades que não caibam num Ecoponto.
Cá está uma iniciativa em que um gesto apenas faz mesmo a diferença."

In site: http://www.valorsul.pt/default.asp?SqlPage=content&CpContentId=15718

terça-feira, 29 de maio de 2007

Concurso de Arquitectura "Cidade de Abrigo" - Porto
www.cidadedeabrigo.blogspot.com
Data Limite: 4 de Julho 2007

"As cidades são os nossos Portos de Abrigo.
Elas simbolizam “esperança” de uma melhor qualidade de vida e oportunidades.
Pela sua dimensão e infra-estruturas conseguem albergar diferentes estilos de vida económicos/sociais que se instalam também de modo diferente no território.
Assim, na cidade, o território físico e social está intrinsecamente ligado.
Nas nossas cidades é com facilidade que conseguimos assinalar territórios com características físicas e sociais distintas.
A existência dessas “fronteiras” pode ser resultado de uma acção planeada mas também pode ser incremental.
Em muitos aglomerados urbanos a solução encontrada para o aumento populacional e a alteração dos estilos de vida foi a expansão da cidade através de novas construções enquanto os seus centros históricos sofreram um decréscimo populacional considerável.
De uma forma lenta ou súbita, as mudanças populacionais podem levar a um ciclo de desemprego, pobreza, crime, a ainda maior êxodo.
O resultante abandono e desfiguração do território torna-se um problema para os que ficam para trás, normalmente idosos e pessoas que sobrevivem nas franjas económicas da sociedade.
É nestes territórios menosprezados que se instalam comunidades migrantes, dado que é aí que encontram rendas mais favoráveis e também um território livre para “ocupar”.
O nosso objectivo com esta iniciativa é promover uma reflexão sobre a cidade, seu território físico e social, no que toca aos problemas de exclusão social, com especial ênfase nos relacionados com a questão da imigração.
Propomos assim um concurso de ideias que tem como objecto de estudo/intervenção a nossa cidade, o Porto, representada por quatro lugares:
1- Núcleo edificado atrás do Terminal Ferroviário de S.Bento;
2- Viela do Anjo;
3- Terreno Vizinho à Casa da Música;
4- Rotunda da Areosa.
Com a escolha destes lugares procuramos identificar no território da nossa cidade diferentes estádios de associação do pensamento crítico sobre espaço público, cidadania, problemáticas associadas à exclusão social e à migração.
O primeiro encontra-se no coração da cidade, seu centro histórico, e é representativo da malha urbana do séc. XIX, o segundo, também no centro histórico, encontra-se num bairro habitacional de características marcantes físicas e sociais e representa uma tentativa municipal de “abertura” desse bairro à cidade, o terceiro é um espaço expectante nas imediações de locais ícones da “nova cidade” moderna e contemporânea, o quarto é representante dos resultados colaterais da cidade incremental contemporânea.
O que se pretende é encorajar os participantes a apresentar ideias que denunciem/reclamem/redefinam as ocorrências problemáticas sugeridas pelos locais propostos, visando a integração social, para um território mais democrático, fortalecendo o papel social de cada indivíduo.
É com estas iniciativas, para as quais o vosso contributo é essencial através da apresentação das vossas ideias, que esperamos sensibilizar o maior número de pessoas para as causas que defendemos criando e viabilizando sinergias entre os diferentes participantes."

In site: http://www.cidadedeabrigo.blogspot.com/

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Champanhe - O rei dos vinhos

"Não há quem lhe resista. O toque de qualidade e excelência na sua produção, o sabor intenso que desperta e os rituais na sua utilização transformaram o champanhe numa bebida fora de série. Porque ao bebê-lo não está apenas a saciar a sede, mas a apreciar um momento de raro prazer.
O "pai" do champanhe
Embora as vinhas já tivessem sido plantadas pelos romanos aquando da expansão do seu império, o champanhe foi "oficialmente" criado no século XVII pelo monge beneditino Peirre Perignon - e é hoje elaborado sobretudo a partir das castas Chardonnay, Pinot Meunier e Pinot Noir.
Qualidade demarcada
O legítimo e verdadeiro só é produzido na zona de Champagne, em França, embora o seu título tenha já sido alargado a um vasto leque de espumantes, produzidos através do mesmo método, um pouco por todo o mundo.
Esta região foi oficialmente demarcada em 1927 e está sujeita a uma regulamentação estrita, que garante os elevados patamares de qualidade de produção. A plantação das castas é limitada, a poda está sujeita a regras a preceito e o método champenoise é o único permitido. As garrafas são guardadas em caves subterrâneas, no mínimo, de 15 a 36 meses.
Sabor de excelência
São quatro os principais tipos de champanhe, que podem ser acompanhados com as melhores delícias gastronómicas, de queijos a ostras, ou até mesmo morangos e chocolate:
- Os mais potentes e intensos, que possuem um aroma a carvalho, especiarias e frutos vermelhos.
- Os mais leves e delicados, onde predominam as notas cítricas.
- Os mais generosos e calorosos, onde se identifica um toque de mel e canela.
- Os mais complexos e ricos, amadurecidos com especiarias raras e frutos secos.
Rituais a preceito
Nunca agite uma garrafa de champanhe, para não formar espuma e aumentar a pressão no interior da garrafa.
Abrir uma garrafa de champanhe é quase um ritual a preceito, tipicamente masculino, que deve ser honra do anfitrião numa festa, jantar ou ocasião especial.
O champanhe deve ser sempre servido bem frio, mas não demasiado gelado, para que o seu aroma não se altere. Deve deixá-lo, de preferência, num balde com água e gelo durante 30 minutos, a uma temperatura superior a 5ºC.
Para tirar o melhor partido desta bebida deve começar por colocar apenas um pouco de champanhe na flûte e esperar alguns instantes antes de a encher, pois assim as bolhas subirão, em espiral, de uma forma mais consistente. Depois feche os olhos e delicie-se."

In Revista Certa, n.º 97 - 22 de Maio a 3 de Junho 2007

domingo, 27 de maio de 2007

Fui dar uma voltinha pela Feira do Livro de Lisboa e comprei dois livros a preço de feira (com um bom desconto).
Um deles, há muito que o perseguia mas ainda não tinha tido a oportunidade de o ter nas mãos: Os Lugares de Maria de Margarida Botelho (vencedor do Prémio de Poesia e Ficção de Almada 2004), pela Editora Paulinas e que vale bem a pena ser descoberto pela beleza e magia escondida nas suas páginas.
O outro, foi oferta para o meu Mais que Tudo (que vai ler e depois conta-me a história!): Travessia de Verão do Truman Capote, pela Dom Quixote.
Mas tirando essas duas compras, não consegui ver nem sentir mais nada pela Feira... pobre, dessarumada, sem encanto, com vendedores não muito simpáticos, falta de atracções (com excepção da fila de pessoas para pedir a assinatura do Lobo Antunes!!), saldos de livros que ninguém quer, uma Ministra da Cultura sentada disfarçadamente na esplanada a beber café, os mesmos stands de sempre, os empurrões, a falta de atenção para o público infantil pelas Editoras de livros infantis (perdão, tirando alguém vestido de Esquilo a dar autógrafos! Juro, não estou a mentir!), a tenda gigante onde estão agrupadas as editoras independentes sem as mínimas condições para ver os livros, blá, blá, e muitos mais haveria a dizer... Definitivamente, não voltarei uma segunda vez à Feira. E não digam que não vendem, que têm prejuízo! Porque a falta de criatividade para renovar este espaço e motivar o público, é culpa vossa. E sim, não antevejo muito futuro para este evento e não é por causa da falta de visitantes ou pela crise económica. É sim, pela falta de profissionalismo e empenho de quem organiza e vende.
Para o ano tento novamente... pode ser que tenha uma agradável surpresa e me convençam a voltar muitas vezes. Ainda mantenho a esperança!

Soufflê de Brócolos

Ingredientes
300g de Brócolos
1 cebola
50g de margarina
40g de farinha
3dl de leite
2 ovos
100g de queijo ralado em fio
sal
pimenta
noz moscada
Preparação
"Ligue o forno e regule-o para os 200ºC. Separe os brócolos em raminhos pequenos. Lave-os e coza-os em água temperada com sal.
Descasque e pique a cebola, e leve-a a alourar com a margarina. Polvilhe com a farinha e regue com o leite. Deixe engrossar sobre lume brando, mexendo de vez em quando. Retire do calor, adicione os brócolos cozidos, bem escorridos, o queijo e as gemas. Misture bem.
Rectifique de sal e tempere com pimenta e noz moscada.
Bata as claras em castelo bem firme e incorpore-as delicadamente no preparado anterior.
Deite a mistura numa forma de soufflê previamente untada com margarina.
Introduza no forno já quente e deixe cozer durante cerca de 30 minutos (se fizer em formas individuais coza durante 20 minutos), não abrindo a porta do forno durante a cozedura.
Sirva imediatamente."
Sugestão: em vez de Brócolos poderá fazer com Couve-flor.

In blogue: http://www.paracozinhar.blogspot.com/