sábado, 7 de março de 2009

As surpresas da semana

1 - A colecção Primavera/Verão 09 da Marta Mourão é deslumbrante!

2 - Passatempo Criativo ARTEH® de Março: para participar só tem que ser criativo e pode ter mais um motivo para sorrir, pois será o vencedor de uma estadia de charme para duas pessoas no Hotel Memmo Baleeira, um Hotel ARTEH® em Sagres.

3 - Easy recycley craft.

4 - Para saber mais sobre o interessante Programa Rural da SPEA (Sociedade Portuguesa para Estudo das Aves).

5 - Entre a Serra de Sicó e a da Lousã escondem-se sítios arqueológicos, castelos e mosteiros envoltos em paisagens de silêncio improvavel. A descobrir entre celestiais incursões pela gastronomia regional.

6 - Número de idosos infectados com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) está a aumentar, mas estes ainda estão fora dos rastreios.

7 - Quem for a Óbidos não se esqueça de ir conhecer este espaço mágico: livraria "Bichinho de Conto".

8 - Passatempo da HP: o melhor Pai do Mundo (até dia 19 de Março 2009).

9 - Massa Rápida para Pizza!

10 - Tenho um pressentimento que este investimento, na maior ilha do Estuário do Tejo, é só para destruir em vez de proteger o que ainda resta...

11 - Novas tendências: Materiais: cortiça, cartão ou aspecto de cartão, palha, bambu, madeira gravada e cabedal. Acabamentos: naturais ou lustrosos pelo uso. Tecidos: linhos e algodões pesados, impressões folk e stencil, macramés. Ter sempre: cadeiras de palha ou vime, tapetes folk a preto e branco, mobiliário reciclado ou em cortiça.

12 - A mascote da Casa Branca será um cão de água português!!

13 - Armário de gavetas Chest of Drawers, edição limitada, por Tejo Remy para a Droog, preço sob consulta.

14 - Deve ser o must-have do momento porque também a Ana escreve sobre o mesmo assunto: como reciclar gavetas velhas de todos tamanhos e feitios. Inclusive já existe quem trabalhe com esse tipo de mobiliário. São peças magníficas e também eu fiquei com muita vontade de ter/fazer!
A Ana faz um pedido: Quem tiver móveis que sejam para o lixo, quem estiver a mudar de casa e tiver gavetas, de madeira, metal, cerâmica, pintadas ou não, velhas, estragadas, etc, etc, desde que sejam gavetas, eu vou buscá-las. Por favor enviem-me um email se tal acontecer.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Estudo: Impacto Social e Económico do Rendimento Social de Inserção

"O meu nome é Julieta de Almeida Mota sou aluna finalista do ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa a frequentar o sexto semestre. No âmbito da Unidade Curricular "Projecto Aplicado" estou a realizar um trabalho de final de curso, em que um dos objectivos é obter informação sobre qual a opinião da população portuguesa relativamente à atribuição do Rendimento Social de Inserção e se este deveria existir ou não.
Gostaria de contar com a sua participação para conseguir atingir o meu objectivo.
Pela seriedade do assunto solicitava que as suas respostas fossem as mais correctas e objectivas possíveis."
Pode responder on-line em: http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=cDhEc0RJWE5XTDFXTDBqT1NaN0RzSGc6MA..

A Julieta é uma amiga minha que necessita de pessoas para responder a um pequeno inquérito para o seu trabalho final de curso. É um formulário curto e muito acessível.
Para quem puder colaborar, despendendo um pouco do seu tempo, fica o nosso agradecimento!
Maria Lua
Turismo: Descubra Portugal
www.visitportugal.com/Cultures/pt-PT/default.html

“Descubra um Portugal Maior”. Sob este lema, o Turismo de Portugal lançou “a maior campanha de sempre” destinada ao mercado nacional, num investimento de quatro milhões de euros, que inclui um novo portal turístico. O convite é para descobrir o país e o grande chamariz é que, no “site”, os visitantes poderão em breve aceder a promoções e ofertas de agentes e operadores. A informação do portal está, basicamente, dividida por Destinos (com secções destinadas a cada uma das 13 regiões) e Temas (que se subdivide também em 13 separadores como praias, cultura ou restaurantes), incluindo ainda muitas outras informações (como novidades e eventos ou uma agenda cultural). Disponíveis estão ainda pesquisas temáticas, de rent-a-cars ou de agências de viagens. A missão da campanha e do portal consiste em “estimular os portugueses a redescobrir o país”, estratégia do Governo para contrariar a conjuntura económica desfavorável."
[C.B.R.]

In site Fugas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Cogumelos na Tapada de Mafra
8 Março 2009
Para mais informações ou inscrições: Tlf: 261 81 70 50 ou samaral@tapadademafra.pt.
Preços:
Adulto - 15€
Criança (dos 4 aos 10 anos) - 8€
www.tapadademafra.pt

"Em colaboração com a EcoFungos - Associação Micológica, a Tapada de Mafra irá realizar um passeio pedestre direccionado para a observação de fungos, a realizar no próximo dia 8 de Março.
O passeio proposto será uma forma descontraída de convivência para um público-alvo heterogéneo, famílias e grupos de amigos, incluindo um piquenique livre no parque de merendas da Tapada.
Os objectivos gerais da actividade são os seguintes:
- Sensibilizar para as questões relativas à conservação da natureza e das florestas em particular; - Apresentar o Reino dos Fungos e explicar o seu papel no mundo natural;
- Permitir aos participantes um convívio saudável pela caminhada a realizar.
A actividade será acompanhada por um membro da EcoFungos e da Tapada de Mafra.
O preço inclui o passeio, folheto informativo sobre o passio micológico, acesso gratuíto ao parque de merendas da Tapada e bebida no final da visita.

O programa da actividade é o seguinte:
9:00 - Recepção dos participantes
9:30 - Início da actividade com observação e recolha de material
12:30 - Pausa para piquenique
13:30 - Continuação do passeio
15:00 - Fim da actividade (bebida quente/sumo nas instalações da Tapada)"

In site Tapada de Mafra

quarta-feira, 4 de março de 2009

Histórias de Amor no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
De 5 a 15 de Março 2009
Mais informações:
festivalchocolate@cm-obidos.pt
gcomunicacao@cm-obidos.pt
www.festivalchocolate.cm-obidos.pt

"A Vila de Óbidos acolhe, uma vez mais, o Festival Internacional de Chocolate. O evento vai já na sua sétima edição e realiza-se entre os dias 5 e 15 de Março de 2009.
Dentro dos vários espaços do Festival são proporcionadas várias actividades que têm como elemento comum o chocolate, desde cursos de chocolateria, três concursos (Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, Concurso Chocolatier Português do Ano e Concurso de Montras de Chocolate), exposição de esculturas em chocolate, Casa de Chocolate das Crianças, uma passagem de Modelos em Chocolate, Chocolate Molecular e Chocolaterapia.
A Exposição de Esculturas de Chocolate deste ano, que em todas as edições tem uma temática específica, gira em torno das “Histórias de Amor”.
Alguns restaurantes locais associam-se ao evento disponibilizando ementas especiais onde o ingrediente privilegiado será o Chocolate.
É de salientar que este é o maior evento de chocolate do País, recebendo todos os anos cerca de 200 mil visitantes, pelo que conta já com grande projecção a nível internacional."

Horário Geral:
• Segunda a quinta: 15h às 23h
• Sextas: 15h às 24h
• Sábados: 10h às 24h
• Domingos: 10h às 20h

Casa de Chocolate das Crianças:
Horário:
• Segunda a quinta: 15h às 20h
• Sextas: 15h às 22h
• Sábados: 10h às 22h
• Domingos: 10h às 20h
• Grupos Escolares com marcação (*)
Dias úteis: 10h às 20h
(*) Através do número de telemóvel 939430701

Os bilhetes para o Festival Internacional de Chocolate têm o custo de 5 euros (a partir dos 12 anos inclusive).
Portadores do Cartão Via Verde para Cultura têm entrada gratuita no evento.
A entrada na Casa de Chocolate das Crianças tem o preço de 4 euros (dos 0 aos 11 anos).

In newsletter Município de Óbidos - 05/2009

terça-feira, 3 de março de 2009

ICN anuncia morte com chumbos de caçadeira
Abatido macho do casal de águia-imperial que nidificou em 2008

"O macho do único casal de águia-imperial que nidificou em Portugal no ano passado foi morto por chumbos de caçadeira, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), que vai apresentar uma queixa-crime ao Ministério Público.
"O animal foi encontrado morto junto ao seu ninho na passada semana, na área do Vale do Guadiana, numa zona abrangida por uma zona de caça associativa", refere em comunicado o ICNB.
A necrópsia revelou que a ave foi atingida por chumbos de caçadeira, adianta o Instituto, estimando que a morte tenha ocorrido entre os dias 21 e 23 de Fevereiro.
De acordo com o ICNB, este era o macho do único casal desta espécie protegida que nidificou com sucesso em 2008 em Portugal.
A cria já tinha abandonado o ninho, refere o instituto, sublinhando que o abate desta águia configura "uma contra-ordenação ambiental muito grave, em conformidade com o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (Decreto-Lei n 142/2008, de 24 de Julho)".
O ICNB já informou o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR sobre esta ocorrência e anunciou que vai apresentar uma queixa-crime ao Ministério Público contra "incertos".
A águia-imperial (aquila adalberti) é uma das aves de rapina mais ameaçadas do mundo, tendo o seu estatuto sido classificado como "Em Perigo de Extinção".
A nível europeu a espécie está considerada como "Globalmente Ameaçada".
Em Portugal o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal classifica-a como "Criticamente em Perigo ".
Trata-se de uma espécie prioritária para a conservação da natureza, no âmbito da legislação europeia (Decreto-Lei n49/2005, de 24 de Fevereiro, relativo à conservação das aves selvagens - Directiva aves - e à preservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens - Directiva habitats).
Em Portugal, estima-se que existam menos de 10 aves desta espécie, confirmando-se a sua presença no troço superior do rio Tejo e respectivos afluentes, na bacia do rio Guadiana, nomeadamente nas Zonas de Protecção Especial (ZPE) de Moura/Mourão/Barrancos, Vale do Guadiana e Castro Verde."

Lusa
In site SIC

segunda-feira, 2 de março de 2009

Tele-assistência da Cruz Vermelha chega a mil idosos

Mais informações em: http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/teleassistencia/teleassistencia.asp

"À distância de um clique, cerca de mil idosos enganam a solidão e o isolamento através de um serviço de tele-assistência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que é cada vez mais solicitado. Iniciado há um ano, o serviço contribui para um sentimento de segurança e tranquilidade, para além de proporcionar o apoio imediato em caso de urgência, emergência ou solidão, contou o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Luís Barbosa.
Quase 20 por cento das chamadas de alarme recebidas no último ano têm como motivo o sentimento de solidão e isolamento. O voluntário do call center é a voz amiga que ajuda no que for preciso, o que, segundo Luís Barbosa, torna este serviço uma garantia para as famílias que vêem assim os seus idosos mais acompanhados.
Os distritos de Lisboa, Madeira e Setúbal representam cerca de 50 por cento do total de utentes, 80 por cento dos quais são mulheres. Luís Barbosa explicou à Lusa que o serviço de tele-assistência não é exclusivo para idosos, mas quase 90 por cento dos pacotes são destinados a apoiar seniores com mais de 75 anos. Os outros 10 por cento destinam-se a pessoas entre os 50 e os 75 anos.
Nalguns casos, o custo deste serviço é suportado pela Segurança Social ou por câmaras municipais, que estão a aderir cada vez mais para apoiar os idosos que se encontram em situação de isolamento.
Segundo o presidente da CVP, com os contactos crescentes com as autarquias, este serviço deverá chegar ao final deste ano com 15 a 20 mil utentes.
Actualmente, a maioria das adesões são feitas a título particular, sendo o custo inicial do aparelho 250 euros, acrescido de uma mensalidade de 20 euros. No entanto, a CVP recebe hoje um contributo financeiro de 17 mil euros da companhia de seguros Tranquilidade para o desenvolvimento da tele-assistência, o que permite ajudar na comparticipação do custo do equipamento. "Vamos usar este acordo no sentido de facilitar a vida das pessoas na aquisição dos equipamentos", explicou Luís Barbosa. Este apoio decorre no âmbito do Programa de Sustentabilidade da companhia de seguros Tranquilidade e será materializado através da comparticipação monetária proveniente da receita do seguro automóvel daquela seguradora.
Este valor destina-se à aquisição de equipamento e montagem do mesmo, contribuindo assim para a melhoria de segurança e bem-estar de cerca de 70 utentes.
De acordo com Rui Leão Martinho, presidente do conselho de administração da empresa, "esta acção não surge isoladamente, mas sim enquadrada no programa de sustentabilidade da companhia, no qual foi definido o apoio à terceira idade como eixo prioritário na área da responsabilidade social e empresarial".

In site Solidariedade

domingo, 1 de março de 2009

As imagens da semana

Uma boa notícia!!! Muito, muito boa!!
O Quiosque do Jardim do Príncipe Real foi reabilitado e espera-se que abra brevemente com muitas surpresas!!!
O conhecido Quiosque da UNICEF, que durante anos teve no mais absoluto abandono e degradação, está lindíssimo!
Sempre que passava perto, rezava (creio que Deus também se preocupa com as coisas belas que o Homem fez) para que alguém ou alguma entidade não o deixasse morrer e finalmente obtive resposta!
Após o lançamento do concurso para exploração de três dos quiosques (importação francesa que marcou a Lisboa do início do século XX) mais emblemáticos de Lisboa, situados em zonas históricas, Catarina Portas lança o seu projecto Quiosque de Refrescos - Capilé, limonadas, groselhas, refrescos, água, leite perfumado e "sanduíches alfacinhas" (pão com queijo e marmelada) serão algumas das bebidas e comidas servidas nos quiosques e que deverão abrir em Março.
Parabéns Catarina e obrigado por gostares de Lisboa e de Portugal.
Ficamos ansiosamente à espera de beber um Capilé e comer uma sanduíche alfacinha!