sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Aldeia Saloia de José Franco
Sobreiro (entre Mafra e a Ericeira)

Tlf.: 261815420
Horário: todos os dias das 09h30 às 19h00


"Entre Mafra e a Ericeira situa-se a Aldeia Saloia de José Franco, um oleiro que um dia sonhou construir ao pé da sua casa e oficina, um museu vivo que reproduzisse os usos e costumes do tempo da sua infância e alguns aspectos fundamentais e actividades da vida campesina.
Assim nasceu este espaço, onde se pode observar de perto como trabalhavam o ferreiro, o relojoeiro, o funileiro, o barbeiro-dentista ou o sapateiro. Pode-se mesmo entrar nas várias oficinas, lojas e casas dos campesinos e testemunhar a forma como se vivia e trabalhava na altura, isto porque, José Franco reproduziu todos esses espaços em tamanho real. Visitar uma aldeia em miniatura, com casas, azenhas e moinhos em movimento, brincar no parque infantil ou observar a arte de manusear o barro na oficina do mestre José Franco são outras possibilidades. Aqui também não faltam o pão com chouriço, sempre acabado de sair do forno, e algumas doçarias típicas."

In site: http://www.myguide.pt/home.aspx?accao=detalhe&destinoid=13&objturid=2913&objturtipoid=18

2 comentários:

Anónimo disse...

A aldeia criada pelo Mestre Franco para todos nós, é realmente maravilhosa!
Mas sabia que actualmente, com 87 anos, o Mestre ainda trabalha?! É verdade! Só que tem de o fazer numa divisão com entrada independente da aldeia, na antiga cavalariça, uma vez que está impedido pelo actual gerente que por sinal é seu genro, de entrar no interior da Aldeia??? Infelizmente está é a dura realidade que todos sabem, mas que ninguem nada faz para alterar.

Maria Lua disse...

aoliveira,

obrigado pela visita e comentário.
realmente, quanto ao Mestre Franco, já ouvi algumas coisas não muito boas sobre a sua actual situação e um genro de carácter duvidoso...
Dói o coração só de pensar que este grande Senhor possa estar a viver em condições menos dignas (e não só pela sua arte, mas porque se trata de uma ser humano, de uma pessoa). Esperemos que alguém da família, e consciente do que se passa, possa fazer algo antes que seja tarde demais...
:-(