domingo, 14 de janeiro de 2007

Hoje observei os bolos que venho fazendo e reparei que as nozes são uma constante na minha "doçaria". Realmente ter duas Nogueiras que vão dando alguns quilos de nozes por ano fazem toda a diferença! Acredito que se tivesse de comprar, ao preço que estão os frutos secos, não seria um ingrediente tão recorrente na minha cozinha.
Para já tenho dois Castanheiros a crescer, um deles é para a Inês, mas ainda estão muito pequeninos... E queria comprar uma Amêndoeira para começar a ter amêndoas também, claro que vou ter de esperar mais alguns anos.
Depois de termos cortado tantas Amêndoeiras por todo o país resolvemos inverter a situação - ler artigo - (história semelhante com as Alfarrobeiras, já escrevi um post sobre o assunto), triste sina a nossa... Quando temos, destruímos e depois queremos novamente...
Tenho a sensação que a seguir serão as Figueiras, a árvore dos pobres. Ninguém percebe que essa árvore dá pepitas de ouro e que bem aproveitadas são um complemento extraordinário na cozinha, para o Inverno, para as crianças, para pessoas com problemas de saúde.
Na minha aldeia, as Figueiras começam a escassear e as que resistem servem para que as raízes segurem as margens do rio, muros ou encostas mais íngremes. Os figos são para os pássaros e demais bichinhos comerem... mas eu, o ano passado, competi com eles na recolha dos figos das minhas Figueiras: para comer, oferecer, fazer doce, fazer bolos. Posso ser a única, mas acredito que posso fazer a diferença e não desisto das minhas árvores!
E esqueci de dizer, que tenho um Pinus Pinea (mais conhecido por Pinheiro Manso) e que um dia irá dar pinhas repletas de pinhões!

Bolo de Nozes

Ingredientes
4 ovos (à temperatura ambiente)
2 chávenas rasas de açúcar amarelo
4 chávenas bem cheias de farinha para bolos, já com fermento
2 chávenas de leite (à temperatura ambiente)
1 chávena de miolo de noz
1 chávena de passas (para as passas ficarem mais fofas e doces, coloque-as num recipiente de molho em licor ou Vinho do Porto, algumas horas antes de juntar à massa).
Preparação
Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado (10 minutos).
Juntar a farinha e o leite e bater bem.
Deixar esta massa a repousar durante uma hora.
Passar os frutos secos por farinha sacudindo o excedente, e juntá-los à massa envolvendo cuidadosamente com uma colher de pau.
Deitar numa forma de chaminé untada com manteiga, polvilhada com farinha e forrada com papel vegetal e levar ao forno (190ºC) até cozer.

O original desta receita foi retirada da revista Blue Living - Dezembro 2006, mas sofreu algumas alterações, nomeadamente na quantidade dos ingredientes e consequentemente no tipo de forma utilizada.

Sem comentários: