Recriação Histórica do Embarque da Família Real e da Corte Portuguesa para o Brasil (1807)
24 Novembro, 10h às 16h30
Jardim da Torre de Belém
"Este Novembro assinalam-se os duzentos anos da partida da corte portuguesa para o Brasil no momento em que as tropas de Napoleão ameaçavam tomar Lisboa. Este acto, que arrastou consigo grande parte da armada portuguesa e mais de 15 mil pessoas entre cortesãos e pessoal de servir, ainda hoje afasta consensos. O certo é que teve repercussões directas quer para a história do Brasil, quer para a história política e diplomática de Portugal durante todo o século XIX."
Programa
10h00 - Desfile Militar das Marinhas de Portugal e Brasil – Torre de Belém
10h00-14h00 - Mostra de Trabalhos Escolares e Animação Histórica – Forte do Bom Sucesso
15h00 - Recriação Histórica – Preparativos para o Embarque, Chegada da Família Real a Belém e Embarque, Partida da Esquadra Portuguesa e Chegada do Exército Napoleónico
16h30 - Cerimónia de Encerramento – Monumento aos Combatentes
Informações Úteis:
Telf.: 213 403 187
In site Agenda LX
2 comentários:
Olá, Maria Pudim!
Sabes que quando o Ventor me diz que a família Real "fugiu" para o Brasil, eu penso como a maioria dos portugueses: «eles, pé ante pé, apanharam um barquinho e pisgaram-se da malta dos penachos como os que usavam os generais napoleónicos, tal como o Marechal Ney»!
Mas se levaram 15.000 pessoas com eles, se calhar também levaram cães e gatos, e os ratinhos que espreitavam por baixo das cómodas reis!
Vamos à festa e um bjs. para ti.
Olá Quico,
e o mais engraçado é que todos já ouvimos falar da "fuga" da família Real para o Brasil, mas poucos devem saber que com eles seguiram uma multidão de 15 mil!
E claro, que devem ter ido animais (os ratos são parte integrante de qualquer navio, por isso deviam ser às centenas!).
Espero que a festa tenha merecido a visita de muitos portugueses curiosos...
Obrigado pela visita e comentário.
:-)
Enviar um comentário