segunda-feira, 24 de março de 2008

Quiche de Espinafres

Ingredientes
para a massa:
1 e 1/2 chávena de chá de farinha de trigo com fermento
1/3 chávena de chá de óleo de girassol ou milho
1/5 chávena de chá de água
para o recheio:
1 molho de espinafres
1 cebola
1/2 chávena de chá de leite
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de shoyu (molho de soja)
pimenta q.b.
sementes de girassol ou papoila q.b.
sal q.b
Preparação
Misture todos os ingredientes até formar uma bola (não amasse muito). Estenda a massa e coloque numa tarteira já untada com manteiga (forre a tarteira com a massa).
Descasque e corte a cebola em pequenos pedaços e estufe em azeite, adicione os espinafres e tempere com sal, pimenta e shoyu.
Adicione a farinha diluída no leite e deixe cozinhar mais uns minutos. Coloque esse recheio na tarteira já forrada e enfeite com sementes de girassol ou papoila.
Leve ao forno durante 20-30 minutos.

Nota: O espinafre é de origem persa, tendo sido trazido para a Europa há mais de mil anos. Os árabes chamavam-lhe "Príncipe dos Legumes", provavelmente, pelos inúmeros benefícios que oferece à nossa saúde. O espinafre é rico em clorofila, uma substância condensadora de energia solar, sendo por isso capaz de revitalizar os músculos e intestinos. As fibras e celulose nele contidas propiciam a limpeza do tracto intestinal.
No que refere a vitaminas e sais minerais, o espinafre contém um pouco de quase tudo: sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, manganésio, zinco, cobre, enxofre, entre outros, e vitamina A, B, C, D e P. Neste legume existe também a coenzima Q10, amplamente utilizada na prevenção do envelhecimento, pois tem efeitos anti-oxidantes. Muitos especialistas aconselham o espinafre - de cultura biológica - para a prevenção do cancro, devido à quantidade de magnésio assimilável. Favorável também à circulação sanguínea, este legume permite a multiplicação de glóbulos vermelhos e a consequente produção de hemoglobina.
Ainda assim, o espinafre é desaconselhado a quem sofra de problemas renais, gota, artrite e reumatismo por conter oxalatos. Apesar de favorecer o trânsito intestinal, o espinafre é uma desvantagem para quem tem inflamações gastrointestinais. Deve ser consumido logo depois de cozinhado, caso contrário, pode produzir nitritos e tornar-se tóxico. Portanto, também não deve ser reaquecido.

In Revista Cozinha Natural (receitas vegetarianas, vegans e macrobióticas) - Julho 2005

2 comentários:

mjoão disse...

Essa Páscoa? Espero que tenha sido boa!

Obrigado pela receita. Tenho muita vontade de a experimentar!

Já fui ao Psi e gostei mesmo muito :)

Um beijinho, até 5ªf

Maria Lua disse...

MJoão,

a Páscoa foi boa (com muitos docinhos... por isso estamos de dieta até ao Verão!).
Sim, a receita é fácil, barata e sem natas ou demais calóricos ingredientes. E serve para impressionar os amigos menos habituados às lides da cozinha!
Sim, o PSI é lindooo!
Até amanhã, beijinhos.
:-)