quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Festa das Vindimas (dedica 46ª edição ao Centenário do Moscatel de Setúbal)
4 a 9 de Setembro 2008
Largo de S. João e Avenida dos Bombeiros Voluntários
Palmela

"Entre 4 e 9 de Setembro, Palmela é anfitriã da 46ª edição da Festa das Vindimas, numa organização da associação de Festas de Palmela, com o patrocínio da Câmara Municipal.
No ano em que se assinalam os 100 Anos da Origem Demarcada do Moscatel de Setúbal, a Festa das Vindimas associa-se às comemorações e dá lugar de destaque ao Moscatel, sem esquecer os vinhos tintos e brancos regionais, de grande qualidade.
Como habitualmente, a Festa apresenta os momentos tradicionais que a tornaram num dos maiores certames do distrito de Setúbal e do país. É o caso da Eleição da Rainha das Vindimas (no dia 3), do Cortejo de Camponeses, da Pisa da Uva e Bênção do 1º Mosto e dos Cortejos Alegóricos que, este ano, a propósito do Centenário do Moscatel, fazem desfilar algumas das principais empresas produtoras e revisitam momentos marcantes do século XX.
Exposição, prova e venda de vinhos, cursos de iniciação à prova de Moscatel, exposições temáticas e a apresentação do Moscatel do Centenário são algumas das principais atracções para os apreciadores de vinho. Também a fruta – as uvas, os pêssegos e a maçã riscadinha certificada – tem o seu espaço no centro da festa, numa mostra dos produtos de qualidade do concelho.
O recinto da festa cresceu e estende-se, agora, entre o renovado Largo de S. João e a Avenida dos Bombeiros Voluntários, com melhores condições de circulação e vários espaços de diversão e feira. O programa de festas apresenta motivos de interesse diversificados, com várias provas desportivas, actividades infantis e espectáculos para todos os gostos. Da Weasel, Xaile, Lusotango, Faithfull, Joana Pessoa, Margarida Bessa, Dixie Boys, Melech Mechaya e Raspa de Tacho são alguns dos principais nomes que preenchem o cartaz, a par das bandas e corais das filarmónicas e dos ranchos folclóricos do concelho.
Durante o certame, o pavilhão da Câmara Municipal de Palmela acolhe a exposição “A Rota de Vinhos da Península de Setúbal... pela Mão da História e da Memória”, com o objectivo de promover a Rota, numa perspectiva patrimonial e divulgar a história das nove empresas associadas. No âmbito da participação dos municípios geminados na Festa (Barcarrota e Jávea, Espanha, S. Filipe e Praia, Cabo Verde), o Cine-Teatro S. João recebe a exposição “Ayer y Hoy de Barcarrota”, da responsabilidade do município de Barcarrota, Espanha. Esta mostra é inaugurada no dia 5 de Setembro, às 15h30."

In site C.M.Palmela

Sem comentários: