quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Metro abriu ao público há 50 anos
www.metrolisboa.pt

"O Metropolitano de Lisboa (ML) celebra 50 anos de início da sua exploração, comemorando a efeméride com os seus clientes e colaboradores através de acções culturais, animação nas estações e iniciativas dirigidas às crianças, entre outros espectáculos.
Assim, o ML vai desenvolver uma série de iniciativas alusivas à sua história, integradas na acção “O metro de Lisboa tem história”. Neste âmbito, e com o objectivo de envolver a população nestas comemorações, as estações e as carruagens de metro serão decoradas com motivos referentes aos 50 anos. Será também lançado, em Novembro, o cartão de Coleccionador “Viva Viagem 50 anos”, no âmbito do projecto já amplamente divulgado “Próxima Paragem Cultura” que visa a promoção de jovens artistas portugueses nos títulos de transporte. Este projecto arranca com a intervenção de cinco artistas, num total de 25 até final de 2010. Será também promovida, em cinco estações, uma exposição de fotografia, textos e filmes sobre a história da Empresa. Na estação Alvalade, o público poderá também visitar as primeiras carruagens que circularam no ML que constituirão, também um pólo museológico com breves alusões à história da Empresa.
Na acção “Gostamos de andar de Metro”, os jovens vão poder participar em várias iniciativas preparadas especialmente para eles, das quais se destacam a Maratona Fotográfica e o Concurso de Bandas Musicais nas estações, que pretende apoiar e promover grupos e jovens artistas portugueses. Para além disso, o ML vai também desenvolver um programa de incentivo dirigido aos estudantes com melhor aproveitamento escolar e maior utilização do metro, permitindo aos vencedores a utilização gratuita deste meio de transporte durante um ano. A este programa desenvolver-se-ão, ainda, acções de animação na rede do metro.
Destinado ao público infantil, futuros clientes deste meio de transporte, iremos desenvolver a actividade “Quando for grande vou andar de Metro”. Esta acção, a lançar em meados de Novembro em estações do Metro, contará com o lançamento oficial do “Metrox” e o seu clube “Clube Metrox”, mascote que terá como objectivo desenvolver uma relação de empatia entre a marca Metro e as crianças, procurando transmitir valores como a importância da utilização dos transportes públicos, suas regras de utilização e parcerias/vantagens proporcionadas pelo Clube. Trata-se de uma iniciativa inédita, destinada às crianças das Escolas do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico da Área Metropolitana de Lisboa (AML), que serão convidadas a participar na festa que contará com actividades lúdico-pedagógicas, bem como a integrar o Clube.
Ainda para o público mais jovem iremos desenvolver, à semelhança do ano transacto, durante a primeira quinzena de Dezembro, o “Comboio” de Natal” e “Vem guiar os comboios”.
Recorde-se que em 29 de Dezembro de 1959 assistiu-se à inauguração oficial do Metropolitano de Lisboa e, no dia seguinte, à abertura ao público do 1º escalão da rede. A rede do Metro tinha, então, somente 6,5 Km de extensão e 11 estações, com términos em Sete Rios (hoje Jardim Zoológico), Entre Campos e Restauradores. Hoje, conta com 39,6 km de extensão e 52 estações, ultrapassou os limites da cidade de Lisboa e assegura uma acessibilidade integral (de modo directo ou com o recurso a um único transbordo), não só no centro da Cidade, como em toda a área de influência da sua rede e dos interfaces que permitem a conexão com a AML, a rede nacional e internacional.
Decorridos 50 anos após a entrada em exploração, apraz-nos verificar que o Metropolitano de Lisboa impõe-se como uma Empresa socialmente responsável, um meio de transporte não poluente e “amigo do ambiente” que constitui uma alternativa privilegiada ao transporte individual, operando com elevados padrões de segurança, rapidez, comodidade, regularidade e prestando um contributo acrescido para a mobilidade e sustentabilidade da vida urbana."

In Metropolitano de Lisboa

Sem comentários: