quinta-feira, 24 de junho de 2010

Arroz branco vs. Arroz integral e risco de Diabetes tipo II

Um estudo realizado na Escola de Saúde Pública de Harvard associou o consumo de 5 ou mais porções/semana de arroz branco, com o risco aumentado de desenvolvimento de diabetes tipo II. Em contrapartida associou o consumo de 2 ou mais porções de arroz integral/semana, a um menor risco de desenvolver esta doença.

Diferenças no processamento dos alimentos, como no caso do arroz branco e arroz integral podem apresentar diferentes efeitos sobre o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II. Estes investigadores pretenderam examinar, o efeito de diferentes frequências de consumo de arroz branco e arroz integral sobre o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II. Neste estudo prospectivo, foram avaliados vários parâmetros, nomeadamente, dieta, práticas de vida e estado da doença entre 39375 homens e 157463 mulheres. Após ajuste dos resultados verificou-se que, um maior consumo de arroz branco (mais de 5 porções por semana versus menos de 1 porção por mês) pode estar associado a um maior risco de desenvolvimento de diabetes tipo II. Já o consumo de arroz integral (mais de 2 porções por semana versus menos de 1 porção por mês) foi associado a um menor risco de desenvolvimento desta doença. Foi estimado que a substituição de 50g de arroz branco pela mesma quantidade de arroz integral baixaria o risco de desenvolvimento de diabetes tipo II em 16%. A mesma substituição com outros grãos integrais, como trigo e cevada, foi associada com uma redução do risco em 36%.

Estes dados vêm suportar a recomendação já existente, de que a ingestão total de hidratos de carbono deve ser proveniente em parte de cereais e derivados pouco refinados.

Fonte: Sun Q, Spiegelman D, van Dam RM, Holmes MD, Malik VS, Willett WC, Hu FB. White Rice, Brown Rice, and Risk of Type 2 Diabetes in US Men and Women. Arch Intern Med, 2010; 170 (11): 961-969.

In APN - Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Sem comentários: