sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Objectos de cortiça portuguesa no catálogo do MOMA
Chapéus de chuva e carteiras de luxo feitos de cortiça algarvia serão vendidos pelo Museu de Arte Moderna (MOMA) de Nova Iorque, no catálogo Outono/Inverno.


Onze produtos de design luxuosos concebidos a partir da casca de sobreiro como chapéus de chuva, bolsas de cosmética, relógios de pulso, aventais, malas a tiracolo, sacos de compras, bolsas para moedas ou carteiras para homem são alguns dos objetos amigos do ambiente que estão expostos no 'MOMA Design Store: Destination Portugal' desde Abril, naquela que foi primeira grande montra da marca Pelcor nos EUA.
Depois do fim da exposição, a empresária Sandra Correia, criadora da marca portuguesa Pelcor, made in S. Brás de Alportel, Algarve, revelou à agência Lusa que o MoMA escolheu «três peças que mais sucesso tiveram na exposição e vai passar a comercializá-las já no próximo catálogo Outono/Inverno» da instituição.
As peças eleitas para serem vendidas tanto no MoMA de Nova Iorque, como no MoMA de Tóquio (Japão) foi o chapéu de chuva, um saco de compras e uma «messenger bag (pequena mala), adiantou, orgulhosa, Sandra Correia. Em 2003, Sandra Correia, empresária de São Brás de Alportel, com 39 anos, decidiu criar e registar a marca Pelcor, uma junção das palavras 'pele' e 'cortiça', começou a desenvolver-se.
Hoje volvidos sete anos, a jovem empresária da indústria corticeira já levou a fina pele de cortiça retirada dos sobreiros de S. Brás de Alportel aos quatro cantos do mundo e em 2009 o volume de negócios cifrou-se em 300 mil euros.
A aventura começou com um chapéu de chuva que esteve exposto numa feira em Espanha e os visitantes demonstraram interesse no produto em cortiça impermeável feito em cortiça.
A partir desse momento, Sandra Correia percebeu qual o caminho que devia seguir e continuou a trabalhar no conceito de peças de design em cortiça. Os produtos de cortiça imaginados por Sandra Correia já estão em casa da cantora norte-america Madonna, mas também já entraram no palácio da princesa Jawaher Abdulaziz, na Arábia Saudita, onde 1 500 table-mates (individuais) da marca Pelcor são as «estrelas» nos jantares palacianos em Riade.
A Pelcor também já desfilou no Prêt-à-Porter, em Paris (França) ao lado de marcas internacionais, participou no Portugal Fashion, esteve presente na feira ecológica de Los Angeles (Califórnia/EUA), denominada L.A. Go Green e tem showrooms em Lisboa e S. Brás de Alportel. A presença da Pelcor está representada em toda a Europa através de lojas de revenda, mas também no Canadá, Macau, Dubai ou China.
O sonho mais alto da criadora da Pelcor é ter uma loja na 5ª Avenida em Nova Iorque, conhecida port ali estarem instaladas as marcas mais conceituados do mundo como Prada ou Lius Vuiton. «Sonhar não custa», assume Sandra Correia, que acredita que tudo é possível.

In Cultura Online

2 comentários:

msg disse...

Muito boa noite,MARIA LUA

"Como um mendigo que pela quinta vez bate a uma porta onde já recebeu esmola quatro vezes: ele tem fome pela quinta vez."

Ao tempo que tal vem sucedendo,sem remédio à vista,sendo o mendigo,a bem dizer,da família. Mas que família!

Muito boa saúde,MARIA LUA

Maria Lua disse...

Boa tarde MSG,

pois, valha a família, quem ainda a tem. E que ainda seja uma família de antigamente!
Obrigado e desculpe o atraso.
:-)