quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aves em Portugal - Mobelha-pequena

clique na imagem para aumentar

Nome comum: Mobelha-pequena
Nome científico: Gavia stellata
Nome em inglês: Red-Throated Diver Red-Throated Loon na América do Norte)

Distribuídas pela Eurásia e pelo Canadá, esta ave esbelta e graciosa, é a mais pequena e a mais distribuída pertencente à família Gaviidae. Ao contrário dos seus parentes mais próximos, que necessitam de uma grande distância para levantar vôo, esta consegue levantar vôo em pequenos charcos.
Normalmente possui um comprimento de 55 a 87 centímetros, com uma envergadura de 91 a 110 centímetros. Os adultos possuem a cabeça cinzenta, um pescoço largo com a garganta avermelhada. No inverno o seu corpo é mais claro e no verão mais escuro. A íris também é vermelha. O seu peso varia entre o 1 e 1.2Kg. O macho é um pouco maior que a fêmea.
Como adaptação ao mergulho, as suas narinas são estreitas e alongadas. Esta espécie, como todas as mergulhadoras, é uma especialista na caça aos peixes chegando a mergulhar a uma profundidade superior a 7.5 metros. No chão estas aves são muito trapalhonas.
Esta ave é monogâmica a longo termo, ou seja, possui apenas um companheiro durante muito tempo. O seu ritual de acasalamento é complexo e a copulação é repetida várias vezes.
Costuma reproduzir-se em lagos e passam o inverno ao largo da costa. A fêmea costuma ter uma postura de 2 ovos, que são incubados pelos dois progenitores durante 28 dias. Após os ovos eclodirem inicia-se uma competição entre os dois jovens pelo alimento o que acaba por levar à morte de um deles (o mais fraco).

in Blog dos Bichos

Sem comentários: