sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Petição
Em defesa da reabertura dos Museus Municipais de Loures aos Domingos e de uma oferta cultural inovadora e dignificante
Assine em:
www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N6080

Os Museus de Loures - Museu Municipal de Loures e Museu de Cerâmica de Sacavém - já obtiveram o reconhecimento europeu pela sua qualidade, quer no contexto nacional, quer internacional. Esse reconhecimento foi evidenciado através da atribuição de vários prémios: uma Menção Especial do Prémio Museu do Ano (1993), o Prémio da Associação Portuguesa de Museologia (1993), o Prémio do Melhor Serviço de Extensão Cultural (2002 e 2005), para o Museu Municipal de Loures, e o Prémio Micheletti (2001), para o Museu de Cerâmica de Sacavém.
Estes prémios deveriam conferir maior responsabilidade a estes equipamentos públicos municipais, e à assumpção de um verdadeiro compromisso na transmissão de conhecimento, na preservação e divulgação do património e, sobretudo, na relação com os seus públicos.
Foi portanto com grande espanto e preocupação que vimos recentemente anunciado o fecho dos Museus Municipais de Loures aos domingos (25.ª Reunião Ordinária de Câmara, 23.12.2010), sinal claro de um desinvestimento na Cultura por parte da edilidade.
Ao invés de desenvolver estratégias de captação de visitantes, através de uma política cultural consistente e verdadeiramente atractiva, que dê sequência às provas já dadas, a autarquia baixa os braços e opta pelo caminho mais fácil: fecha os museus ao domingo acenando com o acesso gratuito aos sábados.
Esquece-se decerto que os museus correm o verdadeiro risco de virem a ter que encerrar também aos sábados, caso se mantenham no marasmo que lhe temos vindo a conhecer nos últimos tempos, alheados do serviço público que deviam dinamizar e desenvolver.
Será que acreditam que os visitantes dos Museus os procuram só por serem baratos ou gratuitos?
Existe em Loures Património material e imaterial que justifica maior respeito e adequada gestão, que merece estar acessível, que vale o suficiente para inspirar outra atitude e novas políticas culturais.
Existem em Loures e na área Metropolitana de Lisboa cidadãos que não só querem poder a voltar aos Museus Municipais aos domingos, como desejam que estes equipamentos possam voltar a contribuir, de forma dinâmica e inovadora, para a divulgação da História Local e o desenvolvimento cultural do Concelho.
Por esse motivo, os cidadãos abaixo-assinados apelam à Câmara Municipal de Loures e Assembleia Municipal de Loures para que se reabra os Museus Municipais aos domingos, com uma oferta cultural dignificante, de que não querem abdicar, e que corresponda à cada vez mais exigente procura cultural por parte das populações!

Os signatários

in Newsletter ADAL

Sem comentários: