segunda-feira, 28 de maio de 2012

Matemática: Novo manual gratuito para o 12º ano

Site do Niu Aleph 12 (para fazer o download do Manual): http://niualeph.eu

Uma equipa de matemáticos da Universidade de Coimbra (UC) criou um manual gratuito da disciplina de Matemática A do 12º ano em formato digital. O objetivo é reduzir as despesas dos estudantes num momento em que as famílias portuguesas sofrem com as dificuldades económicas.
"Pretendemos aliviar o peso da fatura na compra de manuais e material escolar, promovendo, em simultâneo, o uso do livro digital", explica o investigador Jaime Carvalho e Silva, que lidera a equipa responsável pelo desenvolvimento do manual, numa nota à comunicação social enviada pela UC.
Este livro digital, denominado NiuAleph 12 - Manual para o 12º ano de Matemática A está disponível online, em formato PDF, podendo ser descarregado gratuitamente. "É totalmente compatível com os mais diversos suportes digitais", assegura Jaime Carvalho e Silva.
O matemático adianta que, além da matéria, o manual engloba também "conselhos para a preparação de exames e textos de leitura sobre a disciplina". O objetivo é "dotar os estudantes com várias ferramentas realmente úteis que, embora não substituam o estudo regular e o trabalho empenhado, possam realmente ser lidas e trabalhadas pelos estudantes".
Segundo Jaime Carvalho e Silva, o projeto "concentra-se nos conceitos essenciais, dá orientação sobre o estudo e ajuda a preparação para os exames, numa estreita ligação entre a teoria e a prática".
Todos os manuais do projeto serão complementados por páginas na Internet onde serão incluídas novas tarefas, ajudas e provas de avaliação "para apoiar o trabalho" dos alunos, conclui o investigador. Quem preferir o formato tradicional poderá também adquirir o livro impresso. A versão em papel vai custar 18,75 euros, "metade do preço máximo permitido (37,5 euros)".

in Boas Notícias

Sem comentários: