quarta-feira, 6 de março de 2013

O Repolho

O repolho, um membro da família Cruciferae, é uma variedade peculiar de couve, constituindo um dos vegetais mais utilizados na cozinha, em diversas aplicações (nas sopas, como acompanhamento, nas saladas, na feijoada, etc.).
O repolho tem uma forma arredondada e é composto por camadas de folhas sobrepostas. As folhas superiores do caule aparecem encaixadas umas nas outras, formando o que é designado como uma "cabeça" compacta. Devido ao facto das folhas internas do repolho estarem protegidas da luz solar, pelas folhas circundantes, são muitas vezes de cor mais clara.
Entre as variedades mais conhecidas destacam-se a couve-roxa e a couve-lombarda.
O repolho está disponível todo o ano, no entanto, está mais disponível durante os meses de Outono e de Inverno.
O repolho tem uma longa história, nativo da Ásia Menor, o repolho descende de um ancestral selvagem comum a outros vegetais como a couve, a couve-flor e os brócolos.
Acredita-se que o repolho chegou à Europa por volta de 600 a.C., trazido por grupos nómadas de celtas. Durante a Antiguidade, era cultivado por gregos e romanos, e, esses povos já atribuíam ao repolho a capacidade de tratar uma série de condições de saúde.
O seu cultivo disseminou-se pelos países do Leste Europeu, como Alemanha, Polónia e Rússia, e o repolho tornou-se um alimento bastante presente nas culinárias típicas desses países.
Como se conserva facilmente, foi particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração de alimentos frescos.
A tradição de preparar o repolho fermentado (sauerkraut ou chucrute) começou com navegadores alemães e holandeses, que preparavam o vegetal dessa maneira para poder conservá-lo nas longas travessias marítimas. O repolho era uma forma de prevenir que a tripulação fosse vitimada pelo escorbuto, doença causada pela carência de vitamina C. A Rússia, Polónia, China e Japão são alguns dos principais produtores de repolho.

Informação Nutricional
O repolho é uma excelente fonte de vitamina C. É também uma boa fonte de fibras, ácido fólico, vitamina B6 e potássio. É também uma fonte de tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), cálcio, magnésio, vitamina A e proteínas.

Vantagens e Desvantagens
O repolho é uma fonte de vitamina C e ácido fólico que, por serem antioxidantes, ajudam o sistema imunitário a proteger o organismo contra infecções e outros danos. Além disso, a vitamina C participa na produção do colagénio, uma proteína que faz parte de várias estruturas do nosso organismo, como a pele, tecido conectivo, cartilagem e tendões. O ácido fólico tem um papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares sendo também fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso.
A vitamina B6 contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de actuar na modulação dos receptores de hormonas no organismo e na formação das células nervosas. A vitamina A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos. Além disso, é importante para uma pele saudável, para o crescimento, desenvolvimento ósseo e reprodução.
O repolho é rico em potássio, este mineral desempenha um papel importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos corporais e na contracção muscular.
O magnésio, desempenha funções a nível da transmissão neuromuscular, participa na regulação dos fluxos através das membranas celulares, coadjuva a actividade de algumas enzimas em variados processos enzimáticos, e está envolvido na replicação de ADN.
O seu conteúdo em fibra é importante para facilitar o trânsito intestinal.
O cálcio é vital para a formação de ossos e dentes. É especialmente importante durante a infância e adolescência para assegurar um crescimento ósseo adequado. É também importante na idade adulta para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fracturas.

Como comprar e conservar
Escolha os repolhos que estão firmes e pesados. As folhas devem estar bem fechadas, as mais exteriores não devem apresentar manchas escuras e a sua cor deve ser viva. Se estiver com muitas folhas soltas, o repolho não está em perfeito estado de conservação.
A parte central externa do repolho deve ser firme e clara — ela amolece e escurece quando o repolho está velho.
Retire as folhas murchas e guarde, num saco plástico, no frigorífico, onde o repolho se conserva por oito a dez dias.
Se o repolho estiver parcialmente cortado, envolva-o em papel filme e conserve no frigorífico. Depois de cortado, ele perde rapidamente vários dos seus nutrientes, como a vitamina C, por isso deve ser consumido em poucos dias. Evite também comprá-lo já cortado pela mesma razão, a perda de vitamina C.

in Nestlé

Sem comentários: