Em 2012, mais de 1,4 milhões de portugueses participaram em acções de voluntariado. Portugal é dos países da Europa com as taxas mais baixas
São sobretudo mulheres, têm entre 25 e 44 anos e estudos superiores. Em 2012, de acordo com o primeiro Inquérito ao Trabalho Voluntário do Instituto Português de Estatística (INE), um em cada dez portugueses esteve envolvido em acções de voluntariado.
No total, 1,4 milhões de pessoas fizeram trabalho voluntário o ano passado - o que representa 11,5% da população com mais de 15 anos -, tendo despendido 368 milhões de horas. Segundo o inquérito, do total de horas trabalhadas em Portugal em 2012, 4% foram em regime voluntário. Considerando o salário médio praticado no sector privado, o INE concluiu que estas acções de voluntariado representaram 1,7 milhões de euros (1,09% do PIB nacional).
O perfil dos voluntários Há mais mulheres (57,3%) que homens (42,7%) a fazer voluntariado em Portugal. E a faixa etária mais empenhada, segundo o INE, começa nos 25 anos e termina nos 44. Já os portugueses com mais de 65 anos foram os que menos voluntariado fizeram, representando apenas 7,3% do total. Por outro lado, cerca de 13% dos voluntários estavam desempregados - valor muito próximo da taxa de voluntariado da população empregada (12,8%). Um terço dos voluntários (34,6%) vive na Região Norte, seguindo-se a zona de Lisboa (27,4%) e o Centro (24,1%). A Madeira e os Açores registaram a taxa mais baixa de acções de voluntariado, com 2% e 1,7%.
Cerca de 30% dos voluntários escolheram trabalhar nas áreas do auxílio a idosos, a crianças, a doentes, a pessoas acamadas ou em serviços de bombeiros. Perto de 26% estiveram envolvidos na limpeza de espaços, na recolha de alimentos, de roupa ou donativos e 19% prestaram apoio técnico social ou religioso ou participaram na organização de eventos.
Na cauda da Europa
O INE comparou os dados recolhidos em Portugal no ano passado com as estatísticas de um inquérito especial feito pelo Eurobarómetro em 2011, quando se assinalou o Ano Internacional do Voluntariado. Portugal surge no antepenúltimo lugar da lista de países com mais voluntariado, com uma taxa de 11,5%, muito abaixo da média europeia, fixada nos 24%. Os países do Norte ocupam os primeiros lugares, com destaque para a Holanda - onde 57% da população faz voluntariado.
Os países do Leste são os que registaram os números mais baixos. O INE sublinha que existe uma relação entre “o grau de desenvolvimento económico de cada país e a respectiva taxa de voluntariado”, uma vez que é nos países mais desenvolvidos que os valores são mais altos.
Rosa Ramos, publicado em 19 Abr 2013, in jornal i
Sem comentários:
Enviar um comentário