quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Barcelos durante a Festa das Cruzes

Vá de comboio sem filas de trânsito e perda de tempo. Consulte os horários dos serviços regionais na Linha do Minho
Mais informações sobre a Festa das Cruzes: http://www.cm-barcelos.pt

Venha a Barcelos ver a concorrida romaria da Festa das Cruzes e faça a viagem de uma forma cómoda, económica e amiga do ambiente: de comboio pela Linha do Minho.

Não é preciso esperar pelo mês de agosto para poder sentir o calor de uma romaria minhota. A Festa das Cruzes, realizada na primeira semana de maio, é, no calendário anual, a primeira das grandes festividades populares do Minho, trazendo a Barcelos milhares de visitantes nacionais e estrangeiros. À celebração religiosa que remonta à Idade Média, junta-se a festa popular ao gosto da região, com desfiles de cabeçudos e zés-pereiras, música, foguetes e carrosséis. É, também, uma oportunidade para (re)descobrir o rico artesanato local, a começar pelo figurado de Barcelos.

Figurado de Barcelos
O multicolorido Galo, nascido de uma lenda medieval sobre a salvação de um homem injustamente condenado à morte, é um símbolo de Barcelos e até do turismo português além-fronteiras. Há mesmo uma Rota do Figurado para ajudar a descobrir esta rica tradição local. Mas, hoje em dia, o figurado de Barcelos é muito mais que isso. Diversificaram-se as cores, os temas e a forma de trabalhar. A crítica de costumes, as novas tecnologias, as grandezas e misérias do futebol, tudo isto passou a servir de inspiração a uma vasta galeria de artistas, desde os mais conhecidos, como Mistério, Júlia Ramalho ou Julia Cota, a novos valores como João Ferreira, ou até famílias completas de artesãos como os Baraças e os Pias.
Há quem venha a Barcelos por causa da concorrida feira semanal das quintas, considerada a mais forte de todo o Minho. Outros fazem-no por causa do artesanato local, a começar pelos mundialmente famosos barros figurados, cujo emblema maior é o colorido Galo de Barcelos. Na primeira semana de maio, por ocasião da Festa das Cruzes, tem tudo isto e ainda a animação de uma típica romaria minhota, não esquecendo a parte religiosa, centrada na bonita igreja do Senhor Jesus da Cruz. Com invulgar planta redonda fica bem no centro da cidade, junto ao terreiro da feira. A tradição remonta à Idade Média e à descoberta de uma cruz milagrosa, desde então aqui celebrada.

Durante estes dias – por regra, de 1 a 5 de maio, incluindo o feriado municipal de dia 3 – a cidade enche-se de animação e de visitantes. Há bandas de música e ranchos folclóricos por todo o lado, os pavimentos são cobertos de tapetes de flores e nas duas margens do rio Cávado há luzes e fogo-de-artifício.
Inevitavelmente um dos dias da Festa das Cruzes coincide com uma quinta-feira o que traz à feira semanal uma animação e um interesse redobrados. É, de facto, um espetáculo a não perder, comprando-se e vendendo-se aqui tudo, desde roupas a flores, animais vivos a ferramentas, barros a cestos. Começa de madrugada e se quiser verdadeiramente sentir o sabor do levantar da feira saia da cama antes do nascer do sol e chegue a Barcelos num dos primeiros comboios do dia.
Sem prejuízo das emoções da festa e dos comes e bebes (os rojões e as papas de sarrabulho têm outra sabor quando regados com o vinho verde local), aproveite para apreciar o rico e variado artesanato local. Visite o Museu da Olaria e saiba da quantidade de eventos anualmente realizados neste âmbito, como é o caso da Mostra de Artesanato e Cerâmica em julho.
E escusado será dizer que a forma de fazer todo este programa é de comboio, pela Linha do Minho. Viaja cómodo, rápido e seguro, não tem que se preocupar com portagens nem com estacionamento e ainda contribui para um ambiente melhor.

in CP – Comboios de Portugal

Sem comentários: