terça-feira, 21 de novembro de 2006

Troca por Troca - uma comunidade que se interajuda através da troca directa de bens e serviços

"Novos rumos na Humanidade. Da intenção à intervenção, os dias cá se vão vivendo melhores. Exemplo fácil de seguir, comunidades solidárias e vidas facilitadas. O Trocal já se faz em Lisboa, no Porto e em Cascais, com grandes trocas para contar, sem euros à mistura.
Um site, uma base de dados, uma comunidade que se interajuda através da troca directa de bens e serviços. Chama-se Trocal, e temo-lo em Lisboa e no Porto, independentes mas em pleno funcionamento. O de Cascais anda "parado" mas espera-se que o ressuscitem, até porque há essa vontade. E como se organiza este universo de que todos podemos ser parte para dar e receber? Cada um regista-se, lista o que sabe fazer ou tem para troca, e sempre que precisa faz o apelo a todos ou a alguém em especial da Base de Dados que se coadune com o pedido, por e-mail ou por telefone. O sistema não implica o uso de dinheiro - é uma das premissas importantes.
Como explica o Trocal do Porto, "a sua utilização baseia-se na honestidade e cooperação. É um compromisso de troca, o depósito de confiança noutro membros. Cada um é livre de trocar o que quiser, com o membro que desejar." "O Trocal não existe para benefício de grupos políticos ou classes sociais, nem de uma área geográfica, pode ser implementado em qualquer lugar, e todos aqueles que o desejarem podem participar!". Além dos "negócios", convive-se, conhecem-se pessoas, trocam-se ideias e alargam-se horizontes. O Trocal de Lisboa reúne-se com regularidade, todos os desafios para se juntarem são bem-vindos e as trocas até agora operadas são das mais diversas. A minha primeira experiência foi albergar um "cãozarrão" simpático, enquanto a sua dona se deslocou em trabalho, por dois dias. Aulas de viola em troca de pinturas. Tratar do jardim em troca de sessões de Yoga. Acolher alguém enquanto procura casa em troca de limpeza doméstica, babysitting, explicações de matemática...
Assim, leitores de Lisboa e do Porto, o Trocal está à disposição para anunciarem as vossas ofertas e necessidades. No resto do País, mãos à obra! Visitem as páginas, falem com os respectivos webmasters, peçam ajuda e lutem também para que a comunidade em que vivem dependa cada vez menos de dinheiro e mais da ajuda do próximo de uma forma justa."

TLX - Trocal de Lisboa
Tm.: 960042187 (Zeca)
E-mail: tlx@mutualaid.org
Site: http://tlx.mahost.org
Trocal do Porto
Tm.: 965545519 (Pedro) ou 937267541 (Diana)
E-mail: trocalporto@pegada.net
Site: www.trocalporto.pegada.net

In Revista Blue Living - Novembro 2006

Sem comentários: