quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

"Os Bonecos de Santo Aleixo"
Teatro das Beiras (Covilhã)
10 de Janeiro 2007, 21h30

“Os Bonecos de Santo Aleixo” para ver na próxima semana.
O Auditório do Teatro das Beiras acolhe, na próxima semana, o espectáculo de marionetas intitulado “Os Bonecos de Santo Aleixo”. Produzida pelo CENDREV – Centro Dramático de Évora, a peça é apresentada quarta-feira, dia 10, às 21h30. O espectáculo consiste na manipulação de marionetas de vinte a quarenta centímetros, a partir de um varão superior.
Os fantoches que se apresentam foram pertença da família Talhinhas, durante cerca de três décadas. A partir de 1967, foram “dados a conhecer ao mundo culto”, por Michel Giacometti e Henrique Delgado.
Os bonecos de Santo Aleixo, típicos do Alentejo, terão tido origem na aldeia que lhes deu o nome. Em meados do século XIX, os seus textos terão sido “inventados” ou reelaborados” pelo velho Nepomuceno, um guarda de herdades, natural de Santo Aleixo. Vendo-se envolvido numa rixa de que resultou a morte de um homem, refugiou-se em S. Romão, Vila Viçosa, perto da fronteira com Espanha. Ali, terá começado a dedicar-se ao oficio de “bonecreiro”.
“Os seus fantoches não foram os únicos «Bonecos de Santo Aleixo» que percorreram a nossa província”, segundo o Teatro das Beiras. A companhia covilhanense explica que, “já em 1798, o Padre Vicente Pedro da Rosa mandara apreender e queimar, defronte da sua casa, uns títeres “a que chamavam de Santo Aleixo e em que figurava desonesta e vilmente um Padre Chanca”, no dizer do Padre Joaquim da Rosa Espanca, in “Memórias de Vila Viçosa”.
As marionetas serão manipuladas pelos actores Ana Meira, Isabel Bilou, Gil Salgueiro Nave, José Russo e Victor Zambujo."

Mais informações:
Teatro das Beiras
Travessa da Trapa, 2
Apartado 261
6201-909 Covilhã
Telefone: 275336163 (3 linhas)
Fax: 275 334 585
Tlm: 963 055 909
E-mail: geral@teatrodasbeiras.pt
Site: http://www.teatrodasbeiras.pt

In site: http://www.diarioxxi.com/

Sem comentários: