domingo, 4 de março de 2007

Ontem foi um dia importante e como eu, muitas pessoas dirigiram-se a locais próprios ou a espaços mais amplos, mais altos ou mesmo em casa, para ver o eclipse total da Lua.
Em vários locais de Portugal foram registadas imagens, observações, palestras e outras actividades; em pequenos grupos, em multidões, com crianças, professores, idosos; via telescópio, máquina fotográfica, telemóvel, internet; desse espantoso acontecimento. Gostei da agitação e do fenómeno, do sair da rotina para durante a noite ir espreitar o que se passa "lá em cima", de ver crianças, jovens, adultos, idosos de olhos postos no céu a perguntar, a querer saber o que se passava e porquê. Gostei das lanterninhas que as crianças e alguns adultos utilizavam para andarem entre os telescópios e os locais de observação. Gostei de ver o pai que trazia uma menina nos ombros e um cão pela trela. Estava uma noite muito bonita e muitos portugueses quiseram "virar as costas" à TV, ao sofá, ao Centro Comercial, ao futebol, para verem a Lua e muitas estrelas. E isso, deixou-me feliz.

Bolo de Ananás

Derreter 50g de manteiga com 200 gr de açúcar amarelo e espalhar no fundo de uma forma redonda (com mais ou menos 28 cm de diâmetro).
Disponha 6 rodelas de ananás no fundo da forma (utilizei rodelas de ananás natural que deixei em molho de açúcar amarelo com um pouco de vinho do Porto, 4 ou 5 horas antes de fazer o bolo, para o sabor ficar menos ácido e mais doce. Poderá utilizar também ananás de conserva e assim não precisa de estar "de molho"). Entre estas coloque meias nozes (poderá colocar também uma cereja cristalizada no centro de cada rodela de ananás).
Bata 6 gemas de ovos (à temperatura ambiente) com 250g de açúcar amarelo até obter um creme fofo (10 minutos).
Adicione 120 g de margarina derretida e continue a bater. Junte a raspa de um limão e 250 g de farinha para bolos (já com fermento) e misture bem com a batedeira.
Bata as 6 claras em castelo e envolva cuidadosamente (com uma colher de pau) ao preparado anterior.
O forno deverá ser pré-aquecido, ligar o forno 15-20 minutos antes de colocar a forma com a massa.
Deite esta massa delicadamente sobre o ananás e leve a cozer em forno médio (180-190ºC) durante cerca de 50 minutos, deverá fazer o teste do palito para ver se já está pronto.

In Livro de Bolos e Bolinhos - Vaqueiro

*********************************************************

Pudim de Pão à Antiga

Ingredientes:
150g de açúcar para o caramelo
100g de açúcar
150g de pão de trigo ou só miolo
0.5l de leite fervido
1 casca de limão
2 colheres de sopa de mel
4 ovos (à temperatura ambiente)
1 colher de chá bem cheia de farinha maisena
Preparação:
Com o açúcar indicado, prepare o caramelo e forre com ele o fundo e lados de uma forma de pudim e deixe-o solidificar. Parta o pão em pedacinhos para dentro de uma tigela.
Regue o pão com o leite fervido com a casca de limão (retire a casca de limão depois do leite ferver) e mexa bem (utilize a batedeira para desfazer completamente o pão).
Adicione depois o açúcar, o mel, os ovos e a farinha maisena e misture bem (com a batedeira). Deite o preparado na forma e leve a cozer em banho-maria, cerca de uma hora, em forno médio (150ºC).

In site: http://www.netmenu.pt/receita_ficha.asp?receita_id=7

Sem comentários: