terça-feira, 3 de abril de 2007

Jogos de carros afectam atitude ao volante

"Dois estudos independentes realizados na Alemanha e no Reino Unido concluíram que os jogos de consola potenciam um comportamento de maior risco ao volante, particularmente entre os homens. As pesquisas encontraram uma ligação entre os simuladores de corridas e os hábitos de condução em três métodos testados. No primeiro teste realizado na Alemanha foi pedido que os participantes fizessem uma avaliação dos jogos e dos seus hábitos reais, numa escala de zero a dez. Nesta etapa, que não era conclusiva, o objectivo era descobrir a relação entre o comportamento dos condutores e a maneira como eles jogam.
Na segunda série de testes, 83 voluntários foram divididos entre aqueles que preferem a velocidade para competir e os que jogam apenas por diversão, sem se concentrar em apenas um estilo de jogo. "Enquanto o primeiro grupo apresentou mudanças na forma de condução, o segundo não teve nenhuma alteração ou atitudes de risco", explica Joerg Kubitzki, do Allianz Center for Technology, da Alemanha.
Por fim, os voluntários foram avaliados através do Viena Test, método usado para analisar as atitudes de risco em exames de comportamento de condutores. Novamente, o comportamento dos utilizadores mais frequentes de jogos electrónicos apresentou mudanças.
No estudo do Reino Unido, as conclusões foram similares. 27% dos entrevistados com menos de 24 anos admitiram que conduzem mais agressivamente após jogar. Outros 34% jovens motoristas disseram que jogar a competir melhora suas habilidades ao volante. "As acções que o jogador tem que tomar nos jogos de corridas são muito semelhantes com as responsabilidades no dia-a-dia. Esses jogos, na sua maioria, são de velocidade. Isso faz com que, no trânsito, o condutor tenha menos paciência", diz Kubitzki.
Como os resultados destes estudos poderiam ter grandes implicações na indústria de seguros mundial, o estudo alemão foi inscrito na Allianz, uma das maiores companhias de seguros do mundo."

In site: http://www.fastaccess.pt/cgi/cgi-bin/newslettermail_artigo.asp?artigoID=%7BBEB7029A%2DFFC5%2D4833%2D9F78%2D95D10C6B183A%7D

Sem comentários: