domingo, 1 de abril de 2007

Como temos muitas laranjas continuo a fazer o Bolo de Laranja de Canelas por ser muito saboroso, fácil e utilizar quase 4 dl de sumo de laranja.
Hoje voltei a testar a arte de amassar com umas Broas de erva-doce. Já há muito tempo que tento conseguir uma massa perfeita, mas não é fácil. Umas vezes fica bem outras nem por isso. Aprendi com a minha mãe muitos truques e continuo a praticar o "amassar". Não é por acaso que os portugueses são mundialmente conhecidos pelo seu maravilhoso pão, porque nós temos o talento do "amassar"! Por isso, não podemos desistir e temos de continuar a praticar até aprender a fazer uma "Boa Massa".

Broas de Erva-doce

Ingredientes
1k de farinha para bolos (já com fermento)
700g de açúcar amarelo
1k de batata (pesar as batatas antes de as cozer)
1 colher de sopa de canela em pó (ou um pouco mais se gostar)
1 colher de sopa de erva-doce moída (ou um pouco mais se gostar)
4 a 8 ovos (à temperatura ambiente)
Frutas cristalizadas, passas e frutos secos q.b. (utilizei 1 chávena cheia de frutas cristalizadas e passas + 1 chávena de frutos secos)
Farinha para polvilhar
Gema de ovo para pincelar
Preparação
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Coza as batatas em água com uma pitada de sal. Quando estiverem cozidas, escorra-as, transforme-as em puré e deixe arrefecer.
Entretanto demolhe as passas e a fruta cristalizada partida em pedaços pequenos (pode ser em Vinho de Porto ou licor, se não quiser utilizar bebidas alcoólicas poderá colocar numa tigela com mel ou geleia de frutas ou algum doce mais líquido. Este procedimento é feito apenas para amaciar as passas e fruta cristalizada por isso poderá utilizar o molho líquido e doce que for mais conveniente).
Escorra-a muito bem.
Envolva com as mãos a fruta cristalizada, as passas e os frutos secos numa taça grande com a farinha. Junte (sempre com as mãos) o puré de batata, o açúcar, a canela, a erva-doce e amasse tudo muito bem.
Junte, com as mãos, os ovos um a um ao preparado anterior até ver que a massa fica homogénea. (Apesar da receita original utilizar de 6 a 8 ovos, eu só utilizei 4, se colocasse mais ovos, a massa ficaria muito líquida e não conseguiria molda-la para fazer bolinhas). Se a massa mesmo assim ficar líquida adicione mais farinha (com fermento).
Amasse bem, dando "murros" na massa com os nós dos dedos e virando-a sempre. Tenha sempre farinha para ir limpando as mãos e conseguir amassar sem que as mãos fiquem cheias de massa. Vá deitando um pouco de farinha na tigela/ou bancada onde está a massa para a ir despegando (amassar é uma técnica muito bonita e repleta de tradição, temos de fazer muitas vezes até conseguirmos uma boa massa. Não desista de tentar, pode sempre pedir conselho e ajuda a pessoas mais antigas - mães, avós, tias, entre outras - e que ainda guardam alguns truques deste saber tão português que é o amassar).
Unte com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de forno.
Molde a massa com as duas mãos formando pequenas broas e coloque-as no tabuleiro.
Pincele as broas com a gema de ovo e leve ao forno (180ºC) durante 40 minutos sem o abrir.
Verifique então a cozedura com um palito e, quando estiverem douradas, retire-as do calor.
Deixe arrefecer completamente e estarão prontas a comer.

Curiosidade: A erva-doce já é utilizada em alimentos e bebidas, e também aproveitada pelas suas propriedades medicinais, desde 1500 a.C. Na Roma Antiga, a erva-doce era usada para a preparação do bolo que era normalmente servido após os banquetes, provavelmente pelas suas qualidades digestivas.

In Revista Lusitana, n.º 20 - Março 2007

Sem comentários: