quinta-feira, 12 de abril de 2007

Vidro Duplo

"O vidro duplo é uma solução que se tem vindo a tornar corrente, beneficiando claramente os espaços interiores em termos de isolamento.
Sempre que o sol bate num vidro, uma parte da luz e da energia solar é reflectida, outra é absorvida e uma outra ainda é retransmitida ao interior. Em termos de comportamento térmico, o objectivo principal é diminuir a quantidade de energia solar, impedindo o aquecimento indesejado do interior, mas deixando entrar a maior quantidade possível de luz natural.
No sentido inverso também se quer uma protecção similar – o objectivo é impedir a perda de calor através do vidro, diminuindo o consumo de energia com o aquecimento do interior.
Exemplos extremos de situações em que isto não é conseguido são algumas marquises, em que a caixilharia e o vidro não cumprem a sua missão – no Verão funcionam como estufas, e no Inverno tornam-se nos locais mais frios e húmidos da habitação.
Se se considerar que 25% dos gastos energéticos em habitação são feitos com o aquecimento/arrefecimento do ambiente, e outros 25% com iluminação; se levarmos em consideração que as janelas são usualmente responsáveis por até 25% das trocas de calor com o exterior, tem-se então uma noção perfeita da importância que o bom "funcionamento" do vidro pode ter – não só em termos de conforto, mas também em termos económicos e ecológicos.
O que é "vidro duplo"?
O vidro duplo consiste de duas folhas de vidro separadas por um perfil em alumínio, sendo o espaço entre elas preenchido com ar desidratado ou um gás inerte. O conjunto é selado com mástique ou silicone. Para melhorar o funcionamento do conjunto, o gás permite aumentar o isolamento e no interior do perfil metálico está um material desidratante, que evita a formação de condensação no espaço entre os dois vidros.
O princípio do duplo pano de vidro é utilizado há já muitos anos em países com Invernos mais rigorosos, nomeadamente na Europa e América do Norte. Mesmo antes da existência da tecnologia do vidro duplo, utilizavam-se soluções de janela-dupla. Uma das janelas poderia ter um carácter mais “temporário”, sendo colocada apenas no Inverno. Esta solução é ainda visível em muitos locais, muitas vezes em edifícios históricos.
Como funciona?
Os dois panos de vidro permitem reflectir grande parte da energia solar, funcionando ao mesmo tempo como isolante com a ajuda da inércia térmica do gás no seu interior. Diminui-se assim drasticamente as trocas energéticas – seja o aquecimento ou o arrefecimento. De facto, um vidro duplo pode isolar até 5 vezes mais que um vidro simples.Ao mesmo tempo, os vidros duplos funcionam também como isolamento sonoro, reduzindo drasticamente o ruído transmitido – e aqui funcionam particularmente bem soluções em que os dois panos de vidro têm espessuras diferentes.
Outras potencialidades…
As qualidades básicas de um vidro duplo podem ser reforçadas, e complementadas por outras, conforme os vidros que se escolha empregar no seu fabrico.
Regra geral a espessura dos vidros varia entre 4 e 10 mm, com um espaço entre eles entre os 6 e os 12 mm. Pode-se escolher o vidro de acordo com a imagem pretendida, seja aplicando vidros de cor, serigrafados, ou com a aplicação de “capas” sobre o vidro que permitem controlar o nível e tipo de reflexo criado.
O espaço entre os vidros pode também ser utilizado para colocação de elementos meramente decorativos, que criam uma aparente divisão do pano de vidro, ou mesmo estores de ripas que permitem aumentar o ensobramento ou a privacidade de um espaço."

In Newsletter PlanetaCAD, 2.2007

Sem comentários: