sexta-feira, 8 de junho de 2007

Festas de Lisboa 2007

"Lisboa entrou em festa no passado dia 1, e não há quem a pare até dia 15 de Julho. O ponto alto da programação é, claro está, o Santo António, com os manjericos, as sardinhas assadas e marchas, mas há muito mais: a Festa do Fado, o África Festival, um concerto gratuito de Rodrigo Leão e o projecto Lisboa Lírica.
Até dia 30 de Junho, não há bairro típico que se preze que não ofereça um arraial a quem por lá passe. No próximo domingo, dia 10, termina a Feira do Livro, no Parque Eduardo VII. Já a Festa do Fado estende-se até dia 1 de Julho, com actuações ao vivo todas as quintas-feiras e domingos, às 16:00 e às 19:00, no Castelo de São Jorge e no Eléctrico n.º 28.
No dia 12 de Junho, a Câmara Municipal de Lisboa promove os tradicionais Casamentos de Santo António. Os casamentos religiosos terão lugar na Sé, enquanto que os civis realizar-se-ão no Museu da Cidade. Depois das respectivas cerimónias todas as noivas passarão pela Igreja de Santo António, onde depositarão os seus bouquets. O copo de água será servido na Estufa Fria.
A partir das 20:45, a Avenida da Liberdade recebe o tradicional desfile das Marchas Populares de Lisboa, do qual fazem parte 22 marchas. Desfilam em primeiro lugar as marchas extra concurso - Marcha Infantil “A Voz do Operário” e Marcha dos Mercados. Depois, é a vez das marchas concorrentes, que se apresentam pela seguinte ordem: Mouraria, Olivais, Alto do Pina, Alcântara, Bica, Marvila, Alfama, Bairro Alto, Graça, Beato, São Vicente, Madragoa, Campolide, Benfica, Bela Flôr, Lumiar, Santa Engrácia, Castelo, Carnide e Ajuda.
Desfilam ainda o agrupamento Afro, de Salvador da Bahia, e o agrupamento de Castéllon de la Plana, integrados na iniciativa Festas em Trânsito - um intercâmbio cultural que levou a Espanha a Marcha de Alcântara em 2006 e que levará ao Brasil a marcha vencedora de 2007.
Mais para o fim do mês, nos dias 28, 29 e 30 de Junho, às 22:00, o relvado da Torre de Belém acolhe os concertos gratuitos do África Festival, cuja programação se estende, de 2 a 8 de Julho, até ao Cinema São Jorge. Mas voltando ainda à Torre de Belém, o mesmo relvado será palco da actuação ao vivo de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble com a Sinfonieta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, no dia 6 de Julho. De 7 a 13 de Julho, o Projecto Lisboa Lírica leva ao Castelo de São Jorge como “Madam Butterfly", sempre às 22:00."
A programação completa pode ser consultada no site www.egeac.pt.

In site: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvArtigo.asp?art=5010&rev=2&tit=art&zona=22

2 comentários:

Luísa Silva disse...

Obrigada pelas dicas. Interessantes como sempre. Não vou perder o Rodrigo Leão

Maria Lua disse...

Belém,

Também eu espero estar no dia 6 de Julho, na Torre de Belém, a ver/ouvir o Rodrigo Leão!
Com muita pena, hoje não consegui ir ao Castelo de S.Jorge ouvir a minha adorada Teresa Salgueiro... Porque o ambiente do Castelo é mágico - as luzes, a vista - para eventos de música e com a Teresa teria sido perfeito. Mas fica para outra oportunidade. Talvez ainda tente ir ver ópera nesse magnífico local (Madam Butterfly)mas os bilhetes são um pouco "puxaditos"...
Obrigado pela visita.
:)