domingo, 3 de junho de 2007

Hoje, a Beatriz, uma menina precoce, filha da minha vizinha, ao comer uma fatia do Bolo de Requeijão, sentada à secretária, em frente ao computador, diz: "Tens de dar-me a receita porque este bolo está muito bom."
Fiquei siderada, sem saber se devia rir ou ficar séria, perante este projecto a mulher de 5 anos! Mas como é que as crianças, actualmente, são tão adultas? Demasiados estímulos (televisão, computador, escola, infantário, actividades extras e sei lá que mais)?
As crianças precisam de ser crianças, não exigemos demasiado. Não queiramos que sejam super-inteligentes, sobredotadas, sobremimadas, maduras, responsáveis, bem comportadas, sossegadinhas...
Elas precisam do seu tempo, do seu espaço, do seu próprio ritmo, de crescer de acordo com o que tem e recebem, de se desenvolverem fazendo travessuras próprias da idade.
Aceitemos as nossas crianças como elas são e não façamos delas os nossos projectos adiados, negados, frustados. Que elas possam ser elas próprias e não uma segunda oportunidade dos pais, avós, família ou outros...
Ao aceitarmos as nossas crianças, sem expectativas que sejam aquilo que não conseguimos ser, estaremos a deixá-las livres para escolherem o seu próprio caminho, sempre com o nosso apoio e amor, e a construir um futuro mais risonho para a Humanidade.

Bolo de Requeijão à Moda de Viana do Alentejo
Autoria do Chefe António Nobre

Ingredientes
250 gr. de Requeijão
150 gr. de farinha de trigo (para bolos, já com fermento)
200 gr. de açúcar amarelo
50 gr. de margarina
4 ovos inteiros (à temperatura ambiente)
Raspa de 1 limão
1 colher chá de Canela em pó
Confecção
"Pré-aquecer o forno a 150º C.
Passar o requeijão pelo passador de rede.
Bater os ovos com o açúcar (durante 10 minutos).
Sem parar de bater, juntar a canela, a margarina, a raspa de limão e o requeijão (e bater mais 5 minutos).
Adicionar a farinha em "chuva" (quer dizer que a farinha junta-se, à mistura, passando por um passador, por forma a não criar grunhos, uma vez que não se utiliza a batedeira e só se mexe com uma colher de pau) envolvendo tudo, cuidadosamente, com uma colher de pau, até ficar homogéneo.
Colocar o preparado numa forma, untada com manteiga, polvilhada com farinha e forrada com papel vegetal.
Levar ao forno a 170º C durante 1 hora (mais ou menos), mas fazer o teste do palito para ver se está cozido."
Fica um bolo pequenino mas muito delicioso!

In site: http://www.gastronomias.com/doces/doce1055.htm

2 comentários:

miquinhas e cia disse...

Não podia estar mais de acordo. Também eu sou mãe de uma menina de 7 anos e o único que lhe exijo é que seja uma criança. Há um tempo para tudo e a infância só se passa por ela uma vez. Fiquei siderada quando a minha filha frequentava o jardim-de-infância e a educadora disse a uma mãe que o filho dela, de 4 anos, era muito criança!!!!... Pasmei! Se não for criança com 4 anos será quando? Preferiria que ele recitasse Camões? Que compusesse sinfonias? Pelo amor de Deus, deixem as crianças ser crianças, não adultos em ponto pequeno. Que piada poderia ter?
Beijinhos
E a propósito: esse bolo de requeijão deve ser óptimo

Maria Lua disse...

Miquinhas,

estamos plenamente de acordo!
Muito obrigado pela visita.