quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Restaurante Shis
Esplanada do Castelo - Porto
4150-196 Porto
Telf.: 226189593
Horário: das 12:00 à 02:00

A esplanada funciona das 10:00 às 3:00
Preço médio: 35,00 euros


"Boa foi a hora em que Ricardo Campos Costa se lembrou de constituir uma sociedade com o conhecido chefe António Silva Vieira e pegar numa decadente construção que dava pelo nome de Praia do Ourigo, a qual tem, apenas, uma das melhores localizações da costa. Fiquemo-nos pelo norte, para não ir longe de mais a ambição.
Um sítio especial
António começou na saudosa Praia da Luz, o precursor do aproveitamento adequado de outra das bonitas praias da linha da Foz do Douro. Mas o Ourigo é especial. É melhor, ou melhor era, e agora atingiu, chamemos-lhe, a excelência, do aproveitamento da beleza deste Atlântico impetuoso. Paulo Lobo, mais que conhecido pelas inúmeras decorações que marcaram muitos restaurantes do Porto, mostrou aqui que sabe mudar para melhor. Aproveita a situação sobranceira ao mar: é como se dentro de um barco se sentisse a maresia das ondas.
Aproveitou na escolha da cor a neutralidade de um cinzento quase quente que, com os materiais usados em declinações da mesma cor, transmitem uma sensação de conforto cosmopolita. Temos, assim, mesas junto ao vidro e sobre o mar, onde uns candeeiros que, de dia, se revelam insuspeitos, à noite, assumem um protagonismo inesperado.
E não é só isto. Noutra versão, um balcão onde cozinheiros experientes trabalham sushi e sashimi à vista do cliente, que perde o mar que lhe fica nas costas mas ganha o conforto das cadeiras que servem este balcão, e tem a possibilidade de observar um batalhão de profissionais fardados a rigor na azáfama da cozinha equipada ao mesmo nível.
Quando o tempo o permite, na entrada, devidamente protegida das agrestes nortadas da Foz, a carta do restaurante está ao serviço do cliente, como pode estar a meio da tarde disponível para uma sobremesa, acompanhada por um dos muitos vinhos servidos a copo.
E, já que falamos de vinhos, tem que se dar os parabéns aos responsáveis pela imensa e estruturada carta, a gerente Liliana e o enólogo Carlos Magalhães onde até ‘champagne’ do mais requintado figura. O serviço adequa-se à carta, pela qualidade e os copos e os ‘frapés’ animam as mesas. Ainda no exterior, outro bar funciona, a ser transformado muito em breve num pequeno bar de tapas.
Mesa versátil
A experiência larga do chefe que depois da Praia da Luz se responsabilizou pelo Cafeína, Oriental, entre outros, construiu uma ementa vasta onde se pode escolher, diria mesmo para todos os gostos, pois desde a referida vertente japonesa, servida com uma elegância pouco vulgar, às entradas tanto frias como quentes, onde a imaginação se prolonga e entrando pelos pratos principais variantes de um “mix” de cozinha portuguesa com influências de vários continentes.
Exemplos: vai do bacalhau assado com crosta de azeitonas e broa ao filete de robalo com alcachofras e molho tobico (excelente). A pescada escalfada com Edamame e azeite de manjeronas é, pela sua frescura de lascas saborosamente escalfadas, um prato obrigatório no Shis.
Temos, também, tornedós para apetites mais fortes, saladas variadas para apetites mais fracos, e pastas e risottos para apetites mais italianizados.
Mas se tiver de experimentar uma refeição diferente, peça ao chefe que lhe faça uma composição de entradas - duas a três por pessoa são mais que suficientes - e ficará, apenas numa primeira aproximação, pois vai querer, de certeza, repetir daquilo que pode comer no Shis.
Sobremesas, sorvetes e gelados não faltam, assim como os queijos com algumas versões imaginativas.
E pronto. Penso que não é preciso dizer mais nada para marcar rapidamente uma mesa no Shis."

Mafalda César Machado
In site:
http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvArtigo.asp?art=5249&rev=2&zona=25

Sem comentários: