terça-feira, 18 de setembro de 2007

Aves em Portugal - Pardal-comum

"Volto novamente ao post Aves em Portugal, desta vez com uma das aves mais conhecidas em Portugal, o pardal-comum (Passer domesticus).
Pertencente à família Passeridae, mede entre 14 e 15 cm, e é uma ave que se adaptou muito bem aos ambientes citadinos e à presença humana, sendo actualmente a ave com maior distribuição geográfica. Encontra-se em todos os locais habitados por pessoas, no campo ou na cidade. A sua dieta é à base de insectos, sementes e restos de comida.
O macho distingue-se da fêmea por este apresentar uma coroa escura e um bibe preto que se alarga no peito, enquanto que a fêmea costuma ser mais clara. O seu ninho, construído nas fendas de edifícios e nas árvores, costuma ser esférico com uma entrada lateral, construída à base de capins, algodão e outras fibras. Também é costume vê-los a usar ninhos de outras aves (que preguiçosos hein?).
Os ovos do pardal são manchados, e a fêmea costuma pôr e incubar entre 3 a 5 ovos por postura, levando cerca de 14 dias de incubação. Os filhotes são alimentados com pequenos artrópodes e abandonam o ninho com cerca de 10 dias de idade, costumando voltar ao ninho para nele dormirem, durante algum tempo.
Em algumas zonas da Europa, a sua população está a diminuir drasticamente, chegando a estarem em perigo na Holanda. Entre as causas desta diminuição da população de pardais encontramos a diminuição na construção de casas com telhado, ou então com nenhum espaço para os pardais construírem os seus ninhos; alterações na jardinagem acabando com os sítios de construção de ninhos e a utilização excessiva de pesticidas diminuem as populações de insectos, impedindo assim os pardais de se alimentarem."

In blogue: http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/517080.html

Sem comentários: