terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

7 erros a evitar quando declarar o IRS

"Os erros a evitar quando for preencher a sua declaração dos impostos:
1. Não declarar os dividendos
O banco onde tem as suas acções já reteve metade do imposto devido e ainda arrisca ser visitado pelo fiscal.
2. Declarar mais-valias em fundos
O banco onde tem os fundos de investimento já fez a retenção. Só se a taxa de imposto global for inferior a 20 por cento é que vale a pena declarar o ganho.
3. Apresentar muitas despesas de educação
Por muitas despesas que tenha, o fisco só permite deduzir até 644,80 euros. Bastam pouco mais de 2.100 euros de despesas para ter a dedução máxima.
4. Excluir os seguros de capitalização
Os seguros de capitalização também contam, desde que cubram acidentes pessoais e vida. São menos 60 euros, para um investimento de 120 euros por sujeito passivo.
5. Pôr despesas de saúde que não contam
Somente as despesas isentas de IVA ou sujeitas à taxa de cinco por cento são dedutíveis sem limite. As despesas sujeitas a taxas de IVA superiores carecem de receita médica a comprovar a sua necessidade e têm um limite de 60 euros.
6. Esquecer os donativos
Os donativos podem ser deduzidos, por isso, não se esqueça deles. Pode deduzir 25 por cento do valor doado, sem limite, valor que é depois majorado com taxas entre 120 e 140 por cento.
7. Não guardar os documentos
Arranje uma pasta e guarde os documentos comprovativos das despesas e receitas que obteve ao longo do ano. Crie um arquivo de cinco anos."

In site Saldo Positivo

2 comentários:

Saldo Positivo disse...

Obrigado pela partilha da informação. Queremos chegar ao maior número possível de pessoas e os nossos leitores são o melhor veículo para espalhar a palavra. Já conhece o Saldo Positivo no Facebook ? Até à próxima

Maria Lua disse...

Saldo Positivo,

obrigado pelo comentário e visita.
Exactamente, temos mesmo de espalhar as boas práticas.
:-)