Por causa da Laranja com Canela fiquei com imensa vontade de ir aos óregãos (Origanum vulgare).
E após termos limpo algum mato que faltava da limpeza feita à minha Serra (sim, tenho um pouco de uma Serra! Em breve mostro fotografias desse pedaço de Paraíso!), houve tempo para a apanha dos orégãos, que já estão a secar (lugar fresco e sem sol directo) e ainda ofereci um raminho à Daniela e à Heather, ambas adeptas da saborosa, natural e saudável culinária!
O cheiro e o sabor, semelhantes aos da manjerona, são provocados pelos óleos essenciais, nomeadamente carvacrol e timol.
Os orégãos e a manjerona são aparentados mas não ligam bem."
Os orégãos são a erva aromática clássica para as pizzas e pratos de massa. Ligam bem com pratos que levem abóbora, curgetes e pimentos, assim como assados de carne de vaca ou de porco."
Os orégãos ligam bem com alecrim e tomilho. Os orégãos secos são uma especiaria muito aromática, pelo que se deve usar em pequenas quantidades pouco antes do fim da cozedura.
Os orégãos são o ingrediente principal na mistura que se usa nas pizzas e que inclui paprika, pimenta, tomilho, ou sal e piripiri. Esta mistura deve ser guardada num recipiente que feche hermeticamente
Também se usa para temperar pratos de massa."
2 comentários:
E os oregãos também ajudam a curar inflamações! Ver em http://www.cienciahoje.pt/26662
Sim, Moura.
Está no link que tenho antes de óregãos biológicos (coloco sempre links em bold azul em algumas palavras para não colocar o exto completo), mas poderás ver aqui: http://diario.iol.pt/sociedade/oregaos-curar-osteoperose-especiarias-doencas-estudo-suico/966396-4071.html
Obrigado pela visita e boa semana.
:-)
Enviar um comentário