domingo, 6 de julho de 2008

As imagens da semana

Por causa da Laranja com Canela fiquei com imensa vontade de ir aos óregãos (Origanum vulgare).
E após termos limpo algum mato que faltava da limpeza feita à minha Serra (sim, tenho um pouco de uma Serra! Em breve mostro fotografias desse pedaço de Paraíso!), houve tempo para a apanha dos orégãos, que já estão a secar (lugar fresco e sem sol directo) e ainda ofereci um raminho à Daniela e à Heather, ambas adeptas da saborosa, natural e saudável culinária!

Este é o local da "seara" dos óregãos biológicos (e que fica na parte da Serra pertencente ao meu vizinho que não os colhe nem se importa com quem lá vai apanhar).

"Os orégãos são oriundos da bacia do Mediterrâneo e continua a ser cultivado em todas as regiões de climas amenos. Quanto mais Sol apanhar, melhor será o aroma.
O cheiro e o sabor, semelhantes aos da manjerona, são provocados pelos óleos essenciais, nomeadamente carvacrol e timol.
Os orégãos e a manjerona são aparentados mas não ligam bem
."

"Dizia-se que os orégãos eram um símbolo da alegria, dom que lhe teria sido dado por Afrodite, a deusa grega do amor. Nos casamentos, a noiva e o noivo eram coroados com orégãos, por se acreditar que tornavam mais forte o amor entre duas pessoas."



2 comentários:

Moura Aveirense disse...

E os oregãos também ajudam a curar inflamações! Ver em http://www.cienciahoje.pt/26662

Maria Lua disse...

Sim, Moura.
Está no link que tenho antes de óregãos biológicos (coloco sempre links em bold azul em algumas palavras para não colocar o exto completo), mas poderás ver aqui: http://diario.iol.pt/sociedade/oregaos-curar-osteoperose-especiarias-doencas-estudo-suico/966396-4071.html
Obrigado pela visita e boa semana.
:-)