quarta-feira, 6 de agosto de 2008


LIPOR entrega o resultado da 3ª Fase da Operação Tampinhas
Um gesto. Duas Causas.

Para mais informações:
Gabinete de Relações Internacionais e Institucionais
Tel: 22 9770100
www.lipor.pt

"A LIPOR promoveu no dia 23 de Julho, o Evento de entrega dos Donativos resultantes da 3ª fase da Operação Tampinhas.
Com a Operação Tampinhas, a LIPOR incentivou a Sociedade Civil a separar tampas em plástico de embalagens, entregá-las separadamente na LIPOR, ou nas Instalações das Câmaras Municipais associadas, bem como em Instituições Públicas e Privadas da Região.
Nesta fase da Operação Tampinhas LIPOR que decorreu entre Setembro de 2007 e Maio de 2008, acumulou-se um total de cerca de 59 toneladas, que dá um total de cerca de 40 000,00 € de receita. O produto da venda das tampinhas reverte integralmente a favor da compra de material/equipamento ortopédico e similar para doação a Instituições e particulares.
Nas 3 fases da Operação Tampinhas que decorreram entre Abril de 2006 e Maio 2008, acumulou-se um total de cerca de 127 toneladas, que rendeu um total de cerca de 82 000,00 € de receita que reverteu a favor de 71 Entidades.
As Instituições beneficiadas foram seleccionadas pela análise dos pedidos que foram chegando durante o período em que decorreu a 3ª fase, e tendo por base os critérios definidos no Regulamento Operação Tampinhas, disponível em www.lipor.pt
O Grupo de Instituições e pessoas em nome individual seleccionadas da área geográfica da LIPOR, nesta 3ª fase são: APPACDM da Maia; Fátima Isabel Borges de Egas da Maia; Centro Social e Paroquial S. Nicolau; Lar das Irmãzinhas dos Pobres; José Henriques Meneses Simas; Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim; Liga dos Amigos do Hospital Distrital da Póvoa de Varzim; Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim; Maria Cândida Silva – Póvoa de Varzim; Centro de Saúde da Póvoa de Varzim; Centro Social Bonitos de Amorim; MADI – Movimento de Apoio ao Diminuído Intelectual; Oficina dos Talentos – Centro de Estudo; Bombeiros Voluntários de Valongo; Maria Olga Silva Ribeiro de Gondomar; Bombeiros Voluntários de Rio Tinto; Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Matosinhos; Tiago Miguel Venâncio Barroso de Matosinhos; Banco de Ajudas Técnicas de Leça do Balio e CERCI de Espinho.
Fora da área da LIPOR foram seleccionas as seguintes Instituições e pessoas em nome individual: Centro de Convívio da Serra do Pilar: CERCI Feira; Associação Humanitária Bombeiros Voluntários Vila Praia de Âncora; APPACDM de Vila Nova de Gaia; APPACDM – Anadia; Centro Social Paroquial de Cervães; Associação Cultural e Recreativa de Travassós (Fafe); Alzheimer Portugal – Delegação do Norte; CERCI S. João da Madeira; Paulo Manuel Silva Oliveira de Braga e a Probanca – Associação para o Desenvolvimento Sócio - Cultural da Branca de Albergaria-a-Velha.
Este é o resultado de uma vontade comum, Escolas, Municípios, Cidadãos anónimos, Sociedade Ponto Verde e a empresa Micronipol, entre muitos outros, que através de um pequeno gesto, defendem duas causas, o ambiente e a solidariedade.
A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos sólidos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RSU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RSU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para recepção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados."
In site LIPOR

Sem comentários: