segunda-feira, 2 de março de 2009

Tele-assistência da Cruz Vermelha chega a mil idosos

Mais informações em: http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/teleassistencia/teleassistencia.asp

"À distância de um clique, cerca de mil idosos enganam a solidão e o isolamento através de um serviço de tele-assistência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que é cada vez mais solicitado. Iniciado há um ano, o serviço contribui para um sentimento de segurança e tranquilidade, para além de proporcionar o apoio imediato em caso de urgência, emergência ou solidão, contou o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Luís Barbosa.
Quase 20 por cento das chamadas de alarme recebidas no último ano têm como motivo o sentimento de solidão e isolamento. O voluntário do call center é a voz amiga que ajuda no que for preciso, o que, segundo Luís Barbosa, torna este serviço uma garantia para as famílias que vêem assim os seus idosos mais acompanhados.
Os distritos de Lisboa, Madeira e Setúbal representam cerca de 50 por cento do total de utentes, 80 por cento dos quais são mulheres. Luís Barbosa explicou à Lusa que o serviço de tele-assistência não é exclusivo para idosos, mas quase 90 por cento dos pacotes são destinados a apoiar seniores com mais de 75 anos. Os outros 10 por cento destinam-se a pessoas entre os 50 e os 75 anos.
Nalguns casos, o custo deste serviço é suportado pela Segurança Social ou por câmaras municipais, que estão a aderir cada vez mais para apoiar os idosos que se encontram em situação de isolamento.
Segundo o presidente da CVP, com os contactos crescentes com as autarquias, este serviço deverá chegar ao final deste ano com 15 a 20 mil utentes.
Actualmente, a maioria das adesões são feitas a título particular, sendo o custo inicial do aparelho 250 euros, acrescido de uma mensalidade de 20 euros. No entanto, a CVP recebe hoje um contributo financeiro de 17 mil euros da companhia de seguros Tranquilidade para o desenvolvimento da tele-assistência, o que permite ajudar na comparticipação do custo do equipamento. "Vamos usar este acordo no sentido de facilitar a vida das pessoas na aquisição dos equipamentos", explicou Luís Barbosa. Este apoio decorre no âmbito do Programa de Sustentabilidade da companhia de seguros Tranquilidade e será materializado através da comparticipação monetária proveniente da receita do seguro automóvel daquela seguradora.
Este valor destina-se à aquisição de equipamento e montagem do mesmo, contribuindo assim para a melhoria de segurança e bem-estar de cerca de 70 utentes.
De acordo com Rui Leão Martinho, presidente do conselho de administração da empresa, "esta acção não surge isoladamente, mas sim enquadrada no programa de sustentabilidade da companhia, no qual foi definido o apoio à terceira idade como eixo prioritário na área da responsabilidade social e empresarial".

In site Solidariedade

Sem comentários: