quinta-feira, 2 de julho de 2009

O fim está sempre em aberto
Pina Bausch

clique na imagem para ampliar

"A coreógrafa alemã Pina Bausch morreu hoje (30 Junho 2009) aos 68 anos.
A autora de "Café Müller", a única peça sua que interpretou, soube há cinco dias que sofria de cancro. O seu estilo expressionista, recebido como controverso, tornou-a a grande dama da dança contemporânea alemã.
"Pina Bausch morreu esta manhã (no hospital), de uma morte inesperada e rápida, cinco dias depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro", informou em comunicado Ursula Popp, a porta-voz do Tanztheater Wuppertal, a formação que a coreógrafa dirigia. "No domingo ela ainda esteve em cena com a companhia, na Ópera de Wuppertal", acrescentou ainda Popp.
Figura maior da dança moderna e contemporânea, Bausch era uma criadora consagrada e uma das maiores coreógrafas do mundo. (...)
Reconhecidamente uma figura avessa a entrevistas e a falar em público, disse em entrevista ao «Público» em Maio do ano passado: "Nunca gostei de peças que se desenrolam num só nível; o ambiente das minhas está sempre a mudar, com o fim sempre em aberto. Eu também não sei. Há mais perguntas que respostas. Há muitas perguntas."
Nascida em Solingen, na Alemanha, a 27 de Julho de 1940, começou a estudar dança aos 14 anos na Escola de Folkwang, em Essen, com o coreógrafo Kurt Jooss, um dos fundadores do movimento Ausdruckstanz, uma corrente que combina movimento, música e elementos da arte dramática."

In site Portal Ecclesia

Sem comentários: