sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Berlenga: Um Paraíso Desconhecido
www.cm-peniche.pt

"As Berlengas são um pequeno arquipélago situado a cerca 10/15 Km a oeste de Peniche. As suas águas tranquilas e transparentes, abundantes em peixe, bem como a grande quantidade de grutas, fazem destas ilhas uma atracção para mergulhadores, pescadores e de todos aqueles que apreciam a vida marinha e o mar. Para os amantes do mergulho, constitui um “oceanário” selvagem, as translúcidas águas das Berlengas permitem ver claramente a fauna e flora marinhas, bem como os barcos afundados. Também as praias, apesar da água fria fazem lembrar as ilhas tropicais.
O local de partida para este paraíso é o porto de Peniche. São várias as empresas que fazem a travessia entre Peniche e a Berlenga. Esta, entre Maio e Setembro, é feita várias vezes por dia, a sua maioria da parte da manhã, e com retorno no mesmo dia (cerca de 5 a 7 horas depois). A viagem demora 30 a 40 minutos, e poderá se “agitada” pelo que convém prevenir o enjoo. Existe ainda a possibilidade de ficar alojado na ilha, nomeadamente no Forte de S. João Batista, no Pavilhão Mar e Sol ou no Parque de Campismo.
Como se trata de uma Reserva Natural, não há livre acesso a toda a ilha, mas existem trilhos, com cerca de 2 km, onde se pode andar á vontade e assim admirar a verdadeira beleza das Berlengas e as gaivotas, que aqui encontram um ambiente protegido.
Na ilha merecem visita o bairro dos pescadores numa das suas encostas, o farol no ponto cimeiro da ilha, a Praia do Carreiro do Mosteiro, conhecida pela areia dourada e águas verdes e, por fim, o forte São João Baptista.
É obrigatória uma volta de barco, para apreciar a limpidez das águas e as inúmeras grutas. Uma delas chama-se "Furado Grande" e atravessa a ilha de lado a lado, desembocando na baía da "Cova de Sonho". Há diversas empresas a operar na ilha, oferecendo actividades como o snorkling, mergulho de garrafa, passeio de caiaque, passeio de barco pelas enseadas e grutas da ilha, ou apenas passeio pedestre.
A Casa-Abrigo instalada no Forte de S. João Baptista, funciona entre 15 de Maio e 15 de Setembro. Para marcar o alojamento no Forte uma “espécie de campismo com telhado” como é definido localmente, deverá contactar a Associação dos Amigos da Berlenga, de 2ª a 6ª entre as 18h e as 22h. Esta “espécie de campismo”, com água doce doseada, em que é necessário levar saco cama ou lençóis, será, com toda a certeza, uma aventura para as crianças, o ambiente do forte em muito contribui para isso, além disso é económico (cerca de 25€ o casal) o que é sempre positivo.
Seja para passar o fim de semana ou simplesmente um dia diferente, não há dúvida que a Berlenga justifica o passeio e fará parte das boas memórias da infância dos seus filhos."

Informações úteis:
Associação Amigos das Berlengas: 912 631 426 (Forte de S. João Baptista)
Parque de Campismo: 262 789 571
Pavilhão Mar e Sol: 262 750 331
Julios: 917 601 114 / 262 782 698 (noite)
Pássaro do Sol: 965 167 233

In site Estrelas e Ouriços

Sem comentários: