quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

IKEA
Pretende construir nova loja em Reserva Agrícola Nacional no Algarve

"O Grupo IKEA, após ter promovido a construção das suas fábricas de móveis em Paços de Ferreira, em terreno que estava integrado na Reserva Ecológica Nacional, pretende agora construir uma nova loja em solos da Reserva Agrícola Nacional (RAN) no concelho de Loulé. A Quercus teve conhecimento recentemente que a IKEA Portugal pretende construir uma nova loja no Algarve, tendo a empresa imobiliária (IMO 224 – Investimentos Imobiliários SA.) promovido a compra de cerca de 40 hectares de terrenos, em solos da Reserva Agrícola Nacional, no sítio de Alfarrobeira, próximo da Via do Infante.
A Quercus espera que a CCDR do Algarve defenda o ordenamento do território.
Apesar do IKEA Portugal ter já entregue um pedido de viabilidade na CCDR do Algarve para terrenos condicionados no concelho de Loulé, a Quercus espera que as entidades públicas competentes não permitam a desafectação dos solos da RAN, nem promovam a alteração do PDM de Loulé para favorecer um interesse privado, sem que tenham sido estudadas alternativas de localização.
A Quercus gostaria de deixar claro que apesar de considerar o investimento do Grupo IKEA importante para a região, a opção da localização deve ser efectuada evitando as áreas da RAN ou outras condicionantes de ordenamento do território.
A Quercus espera que o Grupo IKEA não insista na construção de infra-estruturas em áreas condicionadas, quando existem alternativas que deviam ser ponderadas na selecção de locais para investimento."

Lisboa, 4 de Janeiro de 2010
QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
In
Quercus

2 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

Não se pode esperar muito de uma empresa que na sua publicidade televisiva mostra uns quantos pinheiros naturais a serem atirados fora por outras tantas janelas...

Maria Lua disse...

Pois, Paulo, tens toda a razão... Numa época de "less, is more", deitar seja o que for fora (quanto mais árvores)para ir comprar mais, é um crime!
Mas a IKEA tem um percurso muito escuro e um dia será "recompensada" por ele...
Obrigado pela visita e Bom final-de-semana.
:-)