quinta-feira, 1 de abril de 2010

Se eu não tiver amor, não sou nada

"A Missão" (Roland Joffé, 1986)

"Toda a nossa religião não é senão falsa, e todas as nossas virtudes não são senão fantasmas, e não somos senão hipócritas aos olhos de Deus se não temos uma caridade universal para todo o mundo, para os bons como para os maus, para os pobres como para os ricos, para todos os que nos fazem mal como para aqueles que nos fazem bem.
Não, meus irmãos, não há melhor virtude do que a caridade para saber se somos filhos do bom Deus. A obrigação de amar o nosso próximo é tão grande, que Jesus Cristo fez dela um mandamento, que colocou a logo seguir àquele em que nos determina que o amemos de todo o coração. Ele diz-nos que toda a lei e todos os profetas são encerrados no mandamento do amar ao próximo.
Sim, meus irmãos, devemos olhar esta obrigação como a mais universal, a mais necessária e a mais essencial à nossa salvação. Ao cumprir este mandamento, cumprimos todos os outros. S. Paulo diz que os outros mandamentos nos defendem do adultério, do roubo, das injúrias, dos falsos testemunhos. Se amamos o nosso próximo, não lhe faremos nada disso, porque o amor que temos por ele não admite que lhe façamos mal."

S. João Maria Vianney (1786-1859)
In
SNPCultura

Sem comentários: