terça-feira, 29 de junho de 2010

Cinema
SEM NOME (Sin Nombre)
um filme de Cary Fukunaga,
com Edgar Flores, Paulina Gaitan,
Kristyan Ferrer, Tenoch Huerta Mejía,
Diana Garcia, Luis Fernando Peña,
Héctor Jiménez)
Site oficial português - www.castellolopesmultimedia.com/semnome
Nos Cinemas a 24 Junho 2010


A travessia da fronteira do México para os Estados Unidos é um tema que o cinema já abordou várias vezes, talvez por isso nos esqueçamos que para muitos o México não é o ponto de partida, mas sim o culminar de uma longa viagem desde a América Central. Depois da sua aclamada curta-metragem 'Victoria para Chino', sobre um grupo de emigrantes que é abandonado e morre por asfixia dentro de um camião no Texas, Cary Fukunaga mergulhou de novo na extensa pesquisa que tinha feito para esse filme e sentiu a necessidade de contar esta história.
Sayra (Paulina Gaytan), é uma jovem das Honduras que se junta ao pai e ao tio numa viagem que irá mudar as suas vidas. Em busca do sonho americano, arriscam a travessia ilegal do continente - das Honduras até ao México e, depois, os tão desejados Estados Unidos. Esta é uma viagem extremamente longa e perigosa que muito poucos conseguem levar até ao fim. No caminho, conhece El Casper (Edgar M. Flores), um jovem jurado de morte pelo gang a que pertence.
Preocupado em manter o filme o mais fiel possível à realidade, o realizador chegou a passar algum tempo nos comboios com os emigrantes e reuniu com vários membros de gangs latinos. Oriundos de países onde um ordenado mal permite comprar um pacote de leite, é chocante testemunhar as condições e provações que estas pessoas passam na esperança de encontrarem uma vida melhor ou, pelo menos, a possibilidade de lutarem por ela. A realidade dos emigrantes cruza-se com o horror da violência dos gangs e a forma como o seu meio de vida é perpetuado através do alistamento de crianças muito pequenas.
'Sin Nombre' tem tido uma carreira invejável nos festivais de cinema, tendo ganho Melhor Fotografia, Melhor Realizador e o Grande Prémio do Júri no Festival de Sundance. Uma estreia fabulosa do realizador norte-americano, abrilhantada por um elenco de grande qualidade.

In Newsletter Castello Lopes, 22 Junho 2010

Sem comentários: