quarta-feira, 16 de junho de 2010

Plantar uma Árvore - Dia da Floresta Autóctone
23 Novembro 2010
Inscreva-se! Participe! Mobilize! Divulgue!
www.plantarumaarvore.org

Olá,

Iniciámos esta aventura em Novembro de 2009, em Monsanto, onde numa manhã plantámos perto de 1000 sobreiros.
Juntámos então amigos, pais, filhos, avós, tios, primos, sobrinhos, colegas de trabalho e de escola, vizinhos e conhecidos.
Cedo percebemos que esta ideia simples iria funcionar como projecto-piloto, o sucesso foi enorme e dessa festa surgiu o pedido e a vontade de fazer mais.
Depois de Novembro, e durante a época das chuvas, passámos pelo Parque Natural Sintra-Cascais, pela encosta do Casal Ventoso em Lisboa e regressámos a Monsanto para fechar este ciclo de 4 iniciativas nas quais cerca de 1500 pessoas plantaram à volta de 3000 árvores. Mas mais importante que o número de árvores, foi a participação, a colaboração, a transmissão de valores e exemplos de pais para filhos, foi ver famílias inteiras, grupos de amigos, juntos, por um mundo mais sustentável.
O desafio foi feito às Câmaras Municipais. A escolha do terreno, componente técnica e logística e aquisição das árvores foi feita pela C.M.Lisboa e pela C.M.Cascais através da Agência Cascais Natura e do seu projecto O2. Estes foram parceiros imprescindíveis na implementação de cada uma das iniciativas. Aos cidadãos pediu-se mobilização, participação e uma atitude cívica positiva e ecológica. Esta receita de parceria é simples, fácil de implementar e replicar.
Há uns escassos meses atrás plantar 1000 árvores parecia-nos um sonho com poucas probabilidades de implementação. Hoje o nosso objectivo, para que seja compatível com o do momento em que começámos esta aventura, só poderia ser ambicioso...
Em comemoração do Dia da Floresta Autóctone, 23 Novembro de 2010, pretendemos realizar 250 iniciativas de plantação de 1000 árvores.
O total é impressionante, 250.000 árvores, provavelmente uma das maiores iniciativas de plantação no mundo concertada por cidadãos em comemoração de um único dia. Se cada pessoa plantar duas árvores, serão necessárias cerca de 125.000 pessoas (pouco mais de dois ou três estádios de futebol cheios)!
Agora concentre-se na sua iniciativa, no seu concelho, são precisas cerca de 500 pessoas para plantar 1000 árvores. Nós conseguimos, apenas com duas semanas de antecedência. A uns meses de distância, acha que também consegue?
No ano da Biodiversidade pensamos que faz todo o sentido!
Faz também todo o sentido num ano em que toda a energia positiva, projectos positivos, colectivos, amigos do ambiente são necessários.
Pretendemos que a plataforma Plantar uma Árvore sirva como uma base que ajude a impulsionar cada uma destas iniciativas. Estão abertas as inscrições para todos os concelhos, podendo cada voluntário indicar se pretende colaborar de forma mais próxima na coordenação e organização da iniciativa do seu concelho.
As Câmaras Municipais terão um formulário próprio para se poderem associar a esta iniciativa, bem como as empresas que no âmbito das suas politicas de responsabilidade social e ambiental se queiram associar às plantações adquirindo árvores ou fornecendo apoio logístico por exemplo com a oferta das ferramentas necessárias.

Contamos consigo!
Inscreva-se! Participe! Mobilize! Divulgue!
www.plantarumaarvore.org

Sem comentários: