quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Nações Unidas salientam papel da mulher na recuperação de conflitos e catástrofes

As mulheres adquirem mais capacidade para recuperar de um conflito ou de uma catástrofe e podem dirigir os esforços de reconstrução quando têm acesso aos mesmos direitos e oportunidades que os homens.
Esta é uma das conclusões do mais recente relatório do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), de acordo com uma nota de imprensa divulgada pelo Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.
O documento defende que, após as guerras ou calamidades, os governos devem dar às mulheres e homens a oportunidade de viverem em condições de igualdade.
O texto é lançado 10 anos após a adopção de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que visava combater a violência contra as mulheres em conflitos armados, reafirmando o seu papel na prevenção e resolução das hostilidades.
O relatório, intitulado “Do conflito e da crise à renovação: as gerações da mudança” foi apresentado esta manhã em Lisboa, no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Na sessão intervieram o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, e Tiago Soares, em representação da Secretária de Estado da Igualdade, além de outras personalidades, como Catarina Furtado, Embaixadora de Boa Vontade da UNFPA.

In Agência Ecclesia

Sem comentários: