Estufa Fria reabre dia 29 de Abril 2011
Parque Eduardo VII – Lisboa
Todos os dias das 9h às 18h
Entrada livre
A Estufa Fria, encerrada há dois anos por risco de colapso da cobertura, vai reabrir no próximo dia 29, depois de uma intervenção que custou 1,8 milhões de euros, disse fonte da Câmara de Lisboa.
O recinto foi encerrado no final de 2009 devido ao colapso da estrutura metálica que suportava as ripas de madeira da cobertura. A emergência da obra obrigou então a um ajuste directo.
As intervenções acabaram por começar apenas nove meses depois e prolongaram-se além do previsto inicialmente, uma vez que a estufa deveria ter aberto em Novembro.
A empreitada adjudicada pela Câmara de Lisboa no ano passado envolvia a substituição das estruturas tanto da Estufa Fria como da Estufa Doce do Parque Eduardo VII, incluídas numa área de 1,5 hectares inaugurada em 1933.
Na estufa podem encontrar-se espécies de diversos países ou regiões como a China, Austrália, México, Peru, Brasil e Antilhas.
No local onde actualmente se encontra a Estufa Fria existia na viragem do século XIX uma pedreira de onde se extraía basalto, mas que deixou de laborar quando ali se descobriu uma nascente de água que comprometia a extracção da pedra.
Aquela cova foi depois aproveitada por um jardineiro para albergar espécies vegetais oriundas do mundo inteiro, que iriam servir ao plano de arborização da Avenida da Liberdade.
O plano acabou por nunca avançar e as plantas foram ganhando raízes naquele local abrigado, que mais tarde se transformou em estufa, projecto idealizado pelo arquitecto e pintor Raul Carapinha.
in Lusa/SOL
Sem comentários:
Enviar um comentário