terça-feira, 24 de maio de 2011

Redução da ingestão de sal em diabéticos e doença renal

Segundo revisão da revista Cochrane Collaboration Renal Group, uma alimentação pobre em sal, pode contribuir para a redução da pressão arterial e para a redução do risco de desenvolvimento de doença renal, em diabéticos.

Existem fortes evidências que relacionam o consumo de sal, como um factor de risco para o aumento da pressão arterial(PA) e a redução da ingestão de sal com a diminuição da PA, se os níveis de PA estiverem normais ou aumentados. O controlo rigoroso da PA em diabéticos, reduz o risco de desenvolvimento de acidente vascular cerebral, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e retarda a progressão da doença renal diabética. Actualmente não existe consenso acerca da restrição de sal em pacientes diabéticos.
O objectivo do estudo foi avaliar o efeito da alteração da ingestão de sal sobre a PA, sobre os marcadores da doença cardiovascular e sobre o desenvolvimento de doença renal diabética. Foi feita uma análise de diversos artigos da revista e identificados artigos apropriados desde o ano de 1966 até 1980. Foram revistos 13 estudos, incluíndo um total de 254 diabéticos, que reduziram o consumo diário de sal ao longo de uma semana.
Os autores da revisão concluíram que todos os diabéticos devem reduzir da ingestão de sal para, pelo menos, 5-6 g/dia e que reduzir a ingestão de sal em apenas 2g/dia pode produzir o mesmo efeito na pressão arterial que um medicamento para a hipertensão. Além da diminuição da PA, os pacientes diabéticos que adoptaram uma dieta com baixo teor de sal apresentavam um menor risco de desenvolvimento de doença renal crónica.

Fonte: Suckling RJ, He FJ, Macgregor GA. Altered dietary salt intake for preventing and treating diabetic kidney disease. Cochrane Database Syst Rev. 2010 Dec 8;12:CD006763.

in Associação Portuguesa dos Nutricionistas

Sem comentários: